1º Clube de Vôo Livre

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

1º Clube de Vôo Livre

Mensagem por alepacau »

Como hj estou afim de botar algumas antigas idéias loucas pra fora, gostaria de saber o que vcs acham dessa aqui: a criação de um clube de VL brasileiro.

A idéia é criar um clube mesmo, com membros fixos e, principalmente, pagantes.

Deixa eu explicar. Em primeiro lugar, não é um clube com fins lucrativos. ponto. Dito isso, o principal objetivo do clube seria suprir as carencias do VL nacional HJ, quais sejam:

- Falta de material como borracha, hélices importadas, papel, kits, balsa
- Falta de local
- Falta de suporte (guias, manuais, periódicos)
- Falta de calendário de competições

Então a mensalidade paga ao clube serviria por exemplo para comprar e manter um estoque de borracha importada, suficiente para suprir as necessidades do grupo. Isso é importante, porque a grande maioria de quem quer praticar VL não pode importar a borracha (eu tenhno um histórico de dezenas de emails de gente me pedindo pra vender borracha importada como prova), seja porque não tem um card internacional, seja porque não lê inglês e por aí vai. Fácil acesso a material importado é condição cine qua non para o desenvolvimento da categoria. Até pra quem costuma importar seu próprio material essa ideial é interessante, pois barateia a coisa toda, pra todo mundo.

Local também é importante, principalmente indoor. Ter um local onde se possa voar, faça chuva ou faça sol é outra condição cine qua non e não depender de janelas de outras modalidades em ginásios é outro must. Com uma mensalidade, pode-se alugar uma quadra só pra VL, nem que seja uma vez por mês.

O e-vôo é legal, mas fóruns são dispersivos e complicados de se organizar a informação. Para o VL se desenvolver já passou de hora de se editar um pequno manual de introdução ao VL, impresso mesmo, nem que seja na base do xerox. Ter um material impresso dá um outro valor à coisa, sem falar que pontos importantes das instruções podem ser levados ao campo.

Um periódico, também impresso, a lá FAC Newsletter, também ajuda a dar outro valor ao hobby, sem falar que pode acompanhar plantas de aeromodelos já impressas e prontas para serem usadas na construção. Além disso uma seção com "o melhor no mundo" traria informações do VL no mundo em português, que hoje em dia, para quem não lê inglês, estaria inacessível. Este tipo de info é como cola em um grupo, mantendo-o inspirado e ativo.

Obviamente essa iniciativa precisa de padrinhos fortes para que não morra na praia. Suspeito que as mesmas figuras que suportam esta sala do e-voo seriam as pessoas ideiais para tocar a coisa. Estão a anos mantendo o VL vivo, porque não dar um passo além?

Clubes de radio controle precisam dessa estrutura pra manter suas pistas, os de elétricos tbm pramanter suas quadras. Porque no VL não tentamos tbm?
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Eu concordo e apoio no que for necessário. Não sei se seria mais um clube ou uma associação, acho um clube menos complicado, mas a associação parece mais abrangente.

De minha parte posso ajudar caso haja interesse com:
-Borracha (tenho borracha em medidas que não uso como 3/32”, borrachas usadas e borrachas que não são próprias para competição) que podem ser doadas.
-Kits/desenhos dos modelos que já construí (a maioria foi cortado a laser)
-Contatos com os fornecedores de material de vôo-livre, principalmente para FAI mas também material para entelagem, balsa super leve, carbono, peças, etc...

Não me oponho a mensalidade mas acho que ela deve ser usada pelo clube/associação para eventos de divulgação (campeonatos, idas à escolas, material impresso, kits promocionais, etc...) e outros custos associados como é feito na maioria dos paises.

Só o fato de haver disponibilidade para os iniciantes desses materiais no Brasil já seria um grande avanço.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Ótimo Alexandre, o apoio de um voo-livrista como vc é sem dúvida um ponta-pé com pé direito :^)

Eu posso contribuir editando o tal manual pra iniciantes, com a ajuda dos mestres veteranos. Também tenho algum material para doação (hélices e eventuamente elástico).

Vamos esperar mais idéias. E o nome? Alguém tem alguma idéia? De preferencia divertida e inspirada.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:3b419e3f0b="alepacau"]E o nome? Alguém tem alguma idéia? De preferencia divertida e inspirada.[/quote:3b419e3f0b]

Frequencia ZERO!

O quanto o e-voo servir de vitrine, conte comigo.
Para ser sócio, conte comigo.
Para ceder materiais e idéias, conte comigo.
Pra trabalhar no clube, Não.
Vou ficar com as atividades que já estou envolvido, tipo prova de Chico, Vespinha, Fórmula Brasil, e mantendo o ponto de encontro no Villa-Lobos.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
HeliSpot10
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 9:22 pm
Localização: Uberaba- MG

Mensagem por HeliSpot10 »

a ideia é muito boa, sou leigo no VL e todas as coisas citadas se encaixa na minha situação!!
Avatar do usuário
J. Barlavento
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 12:36 am
Localização: S. Paulo , SP

Mensagem por J. Barlavento »

A ideia é muito boa. Para ser sócio, conte comigo.
Para ceder materiais e idéias, conte comigo.
Pra trabalhar no clube, devido a minha atividade proficional, eu me ausento muito de S.Paulo, não.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Estou dentro.
Avatar do usuário
VFavetta
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 7:09 pm
Localização: Araras - SP

Mensagem por VFavetta »

Tambem quero participar, principalmente para aprender e trocar idéias.
Favetta
Run Forrest, run!
Wellington dos santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 1:20 pm
Localização: São paulo - SP

Mensagem por Wellington dos santos »

Muito boa essa iniciativa, um local para voar modelos indoor vai ser ótimo, eu até já tenho alguns modelinhos pronto mais esta guardado esperando um local apropiado para vôo. Bom o fato é que eu concordo com a idéia, seria ótimo ter mais pessoas praticantes de vôo livre.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Com o peso das adesões obtidas até aqui, o sucesso já está garantido. Por não ter cacife para ser padrinho entro de afilhado. Sócio, doador e colaborador nos trabalhos que estiverem a meu alcance.
Inspirado na sugestão do Alvaro minhas propostas de nome e logo (desculpas antecipadas aos criativos e designers de plantão):

- "Controle Zero" - se contrapõe a R/C ou VCC com o logo composto pela palavra Controle e o 0 cortado como usam os programadores.

- "Sem Comando" - tem base numa concepção de princípios onde o "Clube" (não gosto da palavra) seja uma entidade não hierarquizada e quem sabe até não formalizada, enquanto possível, na qual a força que a conduz deriva do somatório de objetivos comuns e do trabalho voluntário de todos os seus integrantes. O logo poderia ser um manche cortado ao estilo placa de trânsito.

Viajei...
Stick & Tissue Forever!
Responder