Fairchild PT-19 - Casa Aerobras

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

alle
membro

Mensagempor alle » 16 Abr 2012 19:30

Todos os seus modelos são muto bonitos, mas esse ficou lindo.

Parabéns

alle

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 18 Abr 2012 13:08

[quote:40c1d7dfa3="alle"]Todos os seus modelos são muto bonitos, mas esse ficou lindo.

Parabéns

alle[/quote:40c1d7dfa3]

Obrigado alle!!

Este modelo me deu muito trabalho e lhe confesso que ainda ficaram faltando alguns detalhes que eu só conseguiria alcançar fazendo um 2° PT19, pois implica em revisões no desenho da Planta fornecida pela Aerobras.

Mas como sempre me alerta o Alvaro, isso é só um Hobby e o mais importante é se divertir com a construção e depois com os voos ao lado dos amigos!

Estou muito ansioso em vê-lo voar no Villa em uma manhã de brisa leve e depois de trimado dentro do Ginásio do Ibirapuera, imagina !?

Abraços!!
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade

alepacau
membro

Mensagempor alepacau » 18 Abr 2012 14:36

Olá Valderramos,

Obrigado por me avisar do tópico. Seu PT19 ficou maravilhoso! Meus parabéns! Eu construí um kit desses da Aerobrás (que é cópia do PT19 do Earl Stahl) e entelei com as cores dos da força aérea chilena. Infelizmente ele já não existe mais e simplesmente perdi as fotos. Lembro de ter colocado aqui no e-voo, mas foi numa versão antiga do forum e aí ja viu... acho que foi pro beleléu tbm.

Mande notícias dos vôos.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 18 Abr 2012 21:05

Oásis......... Parabéns pelo esmero e pela evolução contínua nas construções.

eduardo.jr
membro

Mensagempor eduardo.jr » 27 Abr 2012 19:51

sem palavras!!!!

AndersonSP
membro

Mensagempor AndersonSP » 14 Mai 2012 18:33

Boa Noite!!!

Você não é Humano não?

Brincadeira Lindo Modelo construção perfeita!!

Grande Abraço.

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 15 Mai 2012 08:56

Obrigado a todos!

Anderson, Pode parecer muita dor de cabeça, mas acredite, foi muito legal construir este modelo!

Ainda faltam alguns detalhes, como o santo-antônio, acabamento entre asa e fuselagem e os tão esperados pilotinhos de balsa!

O que mais me preocupa é o 1° dia de voo... Com esse tempo úmido, nem pensar em tirar a belezinha de casa!

Abraços!!

-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor -NiHoN- » 15 Mai 2012 09:04

Pára Valderramos!!!!

Assim não dá cara....

kkkkkkkkkkkkkk

Impressionante seu trampo...devia ser exposto em revistas e também na gringa...
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 15 Mai 2012 09:16

[quote:765127d908="-NiHoN-"]Pára Valderramos!!!!

Assim não dá cara....

kkkkkkkkkkkkkk

Impressionante seu trampo...devia ser exposto em revistas e também na gringa...[/quote:765127d908]

Puxa, muito obrigado mister! É o papel amarelo que eu ganhei de um cara gente-boa que fez o viãozinho ficar bonito assim!

Sair em revista talvez seja exagero, mas os gringos já estão vendo! Eu criei um tópico no Hip Pocket para o PT19 no mesmo dia que criei este, assim como no evoo, o pessoal sempre aparece com alguma sugestão legal.

Abraços!

andrecoelhas
membro
Contato:

Mensagempor andrecoelhas » 30 Mai 2012 15:29

lindo modelo, um dia eu chego lá, meus parabéns

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 13 Jul 2012 21:52

[quote:0576d36c7e="Valderramos"]... Levando em consideração os acréscimos por conta do acabamento, e que a maioria da madeira é do kit, acabar abaixo das 55 g me fará muito feliz![/quote:0576d36c7e]

Estou muito feliz em poder anunciar o término desta construção.

Eu havia feito a previsão de 55g, hoje eu ajustei o CG em 40%, coloquei a borracha lubrificada e a balança indicou 57g, acham que ficou pesado?

Como eu havia prometido, ai estão os pilotinhos (não ficaram como eu gostaria que ficasse, mas como primeira experiência passa vai :lol: ao menos ficaram engraçados!)

Ganha uma paçoca quem adivinhar quem é o piloto no comando! kkkk...
Anexos
PT19_101.JPG
PT19_101.JPG (24.22 KiB) Exibido 6741 vezes
PT19_102.JPG
PT19_102.JPG (24.6 KiB) Exibido 6741 vezes

andrecoelhas
membro
Contato:

Mensagempor andrecoelhas » 13 Jul 2012 22:03

meus parabéns, bela construção, lindo modelo

marcos gonçalez
membro

Mensagempor marcos gonçalez » 13 Jul 2012 23:42

Sua construção é inspiradora!!!

O piloto deve ser o Sr. Alvaro Sala, acertei?

Manda a paçoca pelo correio. rsrs

PARABÉNS.

FranciscoNeto
membro

Mensagempor FranciscoNeto » 13 Jul 2012 23:56

[quote:cf6d28c47e="Valderramos"][quote:cf6d28c47e="Valderramos"]... Levando em consideração os acréscimos por conta do acabamento, e que a maioria da madeira é do kit, acabar abaixo das 55 g me fará muito feliz![/quote:cf6d28c47e]

Eu havia feito a previsão de 55g, hoje eu ajustei o CG em 40%, coloquei a borracha lubrificada e a balança indicou 57g, acham que ficou pesado?

Como eu havia prometido, ai estão os pilotinhos (não ficaram como eu gostaria que ficasse, mas como primeira experiência passa vai :lol: ao menos ficaram engraçados!)

Ganha uma paçoca quem adivinhar quem é o piloto no comando! kkkk...[/quote:cf6d28c47e]

Belíssimo trabalho, parabéns!!!!!
Com 55 ou 57 g dá na mesma, não será essa diferença que irá prejudicar o vôo mas se você pretende aliviar faz esse piloto cujo chapéu denuncia a identidade pular sem paraquedas. :twisted:
Se bem me lembro a superfície alar não é das maiores o que pode resultar numa carga avantajada e por ser um asa baixa com pequeno diedro estou com a sensação de que vai voar ali... no limite do equilíbrio.
Quando voa? Esse eu faço questão de ver a estréia! Pode cobrar ingresso pois essa é a melhor construção que passou por aqui nos últimos tempos, talvez em todos os tempos.
Stick & Tissue Forever!

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 14 Jul 2012 11:44

[quote:171962e95f="FranciscoNeto"][quote:171962e95f="Valderramos"][quote:171962e95f="Valderramos"]... Levando em consideração os acréscimos por conta do acabamento, e que a maioria da madeira é do kit, acabar abaixo das 55 g me fará muito feliz![/quote:171962e95f]

Ganha uma paçoca quem adivinhar quem é o piloto no comando! kkkk...[/quote:171962e95f]

Belíssimo trabalho, parabéns!!!!!
Com 55 ou 57 g dá na mesma, não será essa diferença que irá prejudicar o vôo mas se você pretende aliviar faz esse piloto cujo chapéu denuncia a identidade pular sem paraquedas. :twisted:
Se bem me lembro a superfície alar não é das maiores o que pode resultar numa carga avantajada e por ser um asa baixa com pequeno diedro estou com a sensação de que vai voar ali... no limite do equilíbrio.
Quando voa? Esse eu faço questão de ver a estréia! Pode cobrar ingresso pois essa é a melhor construção que passou por aqui nos últimos tempos, talvez em todos os tempos.[/quote:171962e95f]

Obrigado Francisco!

O Sujeito de chapéu é o cara que vai me ajudar na trimagem deste asa baixa. hehehe

Pretendo fazer a estréia amanhã, ainda não sei se o pessoal vai para o Villa ou se vão pegar estrada até Salto...

Eu não tenho o número do seu telefone, estou te mandando o meu por MP.

Abraço!

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 14 Jul 2012 11:51

[quote:fbba90b66e="marcos gonçalez"]Sua construção é inspiradora!!!

O piloto deve ser o Sr. Alvaro Sala, acertei?

Manda a paçoca pelo correio. rsrs

PARABÉNS.[/quote:fbba90b66e]

Ok!

Paçoca encaminhada! :D :D

Pelo jeito eu vou ter que comprar algumas caixas de paçoca...

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 15 Jul 2012 18:41

Voou hoje no Villa pela primeira vez!

Tivemos alguns problemas de percurso, logo no primeiro voo o modelo acertou a hélice de balsa no chão e a mesma se partiu ao meio, troquei a hélice por uma Aerobras e daí foi o eixo que não suportou o dobra-desdobra e se quebrou.

Por fim consegui fazer dois voos muito empolgantes com o modelo, nenhum dos dois passou dos 15 segundos, mas já deu pra acertar a mecha, angulo do profundor e me animar muito pois senti que tem potencial para voos muito melhores que estes primeiros.

Precisei de mais potencia de motor do que havia planejado em bancada, a mecha que funcionou melhor foi a mesma que usamos nos Vespinhas.

Agora é dar uma boa sessão de bancada no modelo para consertar umas rachaduras e rasgos na fuselagem, trocar o eixo, colocar uma hélice da Peck e partir para a próxima sessão!

Estou postando algumas fotos, mais tarde eu posto um vídeo do voo:
Anexos
PT19_103.JPG
PT19_103.JPG (35.88 KiB) Exibido 6649 vezes
PT19_104.JPG
PT19_104.JPG (36.39 KiB) Exibido 6649 vezes
PT19_105.JPG
PT19_105.JPG (36.19 KiB) Exibido 6649 vezes

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 15 Jul 2012 19:08

Lá vai o vídeo.

Antes deste, o modelo fez um voo muito mais bonito e empolgante, com um rasante na pista e pouso no gramado bem bonito, um voo de mais ou menos 15 seg. pena não termos filmado...

Como o Alvaro costuma dizer, é só ligar a câmera que eles decidem não voar direito, mas tudo bem, acho que vale como primeiro vídeo. Vou postar um vídeo para cada dia de trimagem, assim vamos conseguir enxergar a evolução.

[yt]TZwNaMAdDGQ[/yt]

eduardo.jr
membro

Mensagempor eduardo.jr » 15 Jul 2012 20:16

O modelo tava com jeitao de enfeite mas tem muito futuro
Acho que a culpa do segundo nao ter saido tao bom e do piloto que tava gripado hoje kkkkkk
:twisted:
Att
Eduardo

-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor -NiHoN- » 16 Jul 2012 09:39

Já fiquei impressionado com sua coragem de por este modelo para vôo...eheheheh...mas enfim, pelo que vi fará bons vôos sim...

Ai pergunto: muito mais difícil que asa alta mesmo ou lenda?

Abraços e parabéns pelo projeto e video!!!

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 16 Jul 2012 10:18

[quote:8d6700c4e8="-NiHoN-"]Já fiquei impressionado com sua coragem de por este modelo para vôo...eheheheh...mas enfim, pelo que vi fará bons vôos sim...

Ai pergunto: muito mais difícil que asa alta mesmo ou lenda?

Abraços e parabéns pelo projeto e video!!![/quote:8d6700c4e8]

Realmente foi preciso coragem hehehe...

O que eu notei neste modelo, é que ele tem um pouco menos capacidade de planeio do que um asa alta, e além disso sofre mais para se recuperar depois de alguma turbulência, o que me deu muito medo de acabar dando lenha. Neste vídeo, o modelo pegou um vento turbulento e frio, vejam que o pouso foi meio complicado...

Outra coisa, precisa de motor mais forte para começar a voar, o que também dificulta a trimagem, pois se algo errado acontecer em alta velocidade, é pedaço de balsa e papel para todos os lados...

Por isso eu te digo: Não é lenda rsrsrsrsrs...

Abraço!

FranciscoNeto
membro

Mensagempor FranciscoNeto » 16 Jul 2012 10:56

[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Voou hoje no Villa pela primeira vez![/quote:c8b480cd9c]
Perdi meu ingresso! Tenho direito a remarcá-lo? Gostei muito do que vi e do relato.
[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Tivemos alguns problemas de percurso, logo no primeiro voo o modelo acertou a hélice de balsa no chão e a mesma se partiu ao meio, troquei a hélice por uma Aerobras e daí foi o eixo que não suportou o dobra-desdobra e se quebrou.[/quote:c8b480cd9c]
Lição #1: Trimar com hélice comercial e só depois usar aquele escavado com tanto carinho.
[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Por fim consegui fazer dois voos muito empolgantes com o modelo, nenhum dos dois passou dos 15 segundos, mas já deu pra acertar a mecha, angulo do profundor e me animar muito pois senti que tem potencial para voos muito melhores que estes primeiros.[/quote:c8b480cd9c]
Teu relato e o vídeo confirmam, 15 segundos para começo são um bom presságio
[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Precisei de mais potencia de motor do que havia planejado em bancada, a mecha que funcionou melhor foi a mesma que usamos nos Vespinhas.[/quote:c8b480cd9c]
[quote:c8b480cd9c="-NiHoN-"]Ai pergunto: muito mais difícil que asa alta mesmo ou lenda?[/quote:c8b480cd9c]
Teoria confirmada na prática! Ainda bem, senão eu teria que jogar no lixo o quase nada do que sei sobre princípios de aerodinâmica. :cry:
Se interpreto errado, me corrijam os mestres:
A capacidade de planeio é menor porque no asa baixa o centro de sustentação está mais próximo do centro de gravidade do que num asa alta.
Quando foi dado mais "motor" a velocidade aumentou e com ela a força de sustentação melhorando o equilíbrio e a duração do voo.
Aumentou também a probabilidade de um "crash" mas como o rapaz é corajoso isso é apenas um detalhe.
Stick & Tissue Forever!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 16 Jul 2012 20:33

Valderramos,
O avião está Ok, o problema é que, como todo mundo sabe, eu sou um péssimo piloto...

Valderramos
membro

Mensagempor Valderramos » 03 Set 2012 09:59

[quote:c61bef65eb="Alvaro Sala"]Valderramos,
O avião está Ok, o problema é que, como todo mundo sabe, eu sou um péssimo piloto...[/quote:c61bef65eb]

O piloto também é bom! Foi voando da minha casa na Vila Prudente até a loja Aerobras no Sábado e pousou no balcão do Fernando, que por sinal adorou!

hehehe...
Anexos
2012-09-01 11.41.07.jpg
2012-09-01 11.41.07.jpg (35.86 KiB) Exibido 6249 vezes
2012-09-01 11.41.20.jpg
2012-09-01 11.41.20.jpg (36.23 KiB) Exibido 6249 vezes
2012-09-01 11.41.27.jpg
2012-09-01 11.41.27.jpg (36.51 KiB) Exibido 6249 vezes

inhoemal
membro

Mensagempor inhoemal » 03 Set 2012 12:37

tive a oportunidade de ver pessoalmente esse sábado na AB mesmo e pessoalmente é incrível parabéns pelo modelo

Voltar para “Vôo Livre”