Fairchild PT-19 - Casa Aerobras

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Fairchild PT-19 - Casa Aerobras

Mensagem por Valderramos »

Olá amigos!

Aqui estou novamente (o moderador vai começar a deletar os meus tópicos para livrar espaço no servidor :o :o ) he he he...

Ontem foi muito legal! Fiz uma visita à Oficina Aeromosca e depois ao atelier Grassetti, ganhei de presente do Sr. Sala um Kit da Aerobras que eu simplesmente ADORO!

Segundo o Alvaro, este kit deve ter uns 5 ou 6 anos, pela cara dele da pra sentir que não é dos mais jovens mesmo rsrsrs... A madeira esta levinha e a hélice é da época que o molde de injeção era novinho novinho e portanto a hélice vinha sem rebarba alguma. Uma Belezinha! :D
Anexos
PT19_001.JPG
PT19_001.JPG (20.32 KiB) Exibido 15063 vezes
PT19_000.JPG
PT19_000.JPG (28.71 KiB) Exibido 15063 vezes
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Eu sempre quis construir um Asa baixa, acho que chegou a hora de sentir o que é a construção e trimagem de um.

Quem se lembra deste maravilhoso tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10683

Para ficar diferente, estou afim de fazer a entelagem seguindo estas referências:
Anexos
ref1.jpg
ref1.jpg (29.25 KiB) Exibido 15061 vezes
ref0.jpg
ref0.jpg (30.64 KiB) Exibido 15061 vezes
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

Estive fazendo algumas pesquisas e encontrei estas fotos, trata-se de um modelo escala de voo livre com Aileron e Profundor! O motivo? Segundo o construtor, durante a trimagem ele vai calçando as partes móveis conforme vai sentindo as tendências do modelo, eu acredito que faz diferença, afinal eu já assisti vídeos de voos com mais de 1 minuto de duração :shock:

Sem pensar nas dificuldades de construção que este artifício representa, pensando em trimagem de um asa baixa e levando em conta que a Asa estará fixa a fuselagem e o estabilizador também, acho que essa seria uma boa saída... O que acham??
Anexos
ref3.jpg
ref3.jpg (24.21 KiB) Exibido 15050 vezes
ref2.jpg
ref2.jpg (35.66 KiB) Exibido 15050 vezes
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Boa,
Além de acompanhar, vou aproveitar para montar o meu que ganhei na prova de Vespinha.
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

Nesse aero que você citou acima, ele ultiliza leme também, nunca vi isto em voo livre, mas achei bem interessante.

Abraço.
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:7028cb3eee="Sales"]Nesse aero que você citou acima, ele ultiliza leme também, nunca vi isto em voo livre, mas achei bem interessante.

Abraço.[/quote:7028cb3eee]

Sim sim... O Leme já é de costume a turma do Voo Livre usar, mas os demais comandos também são novidade para mim!

Alô Edu!! Bora construir então!!
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

[quote:58c66bc200="Valderramos"][quote:58c66bc200="Sales"]Nesse aero que você citou acima, ele ultiliza leme também, nunca vi isto em voo livre, mas achei bem interessante.

Abraço.[/quote:58c66bc200]

Sim sim... O Leme já é de costume a turma do Voo Livre usar, mas os demais comandos também são novidade para mim!

Alô Edu!! Bora construir então!![/quote:58c66bc200]


Eu tenho um aviãozinho com o mesmo segmento, tipo, ele tem ailerons e profundor, mas ele é motorizado, voçê acelera o com uma espécie de carregador, e quando ele chega a sua rpm máxima, voçê o atira.


Abraço.
"Decolar é uma opção, lenhar, ops, pousar é obrigação"
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Fairchild PT-19 - Casa Aerobras

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:d95b07566a="Valderramos"]...ganhei de presente do Sr. Sala um Kit da Aerobras que eu simplesmente ADORO![/quote:d95b07566a]

Vai sair melhor na sua mão do que na minha.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:0a49d41b2d="Valderramos"]...
Sem pensar nas dificuldades de construção que este artifício representa, pensando em trimagem de um asa baixa e levando em conta que a Asa estará fixa a fuselagem e o estabilizador também, acho que essa seria uma boa saída... O que acham??[/quote:0a49d41b2d]

Valderramos, não estou certo se foi aqui no Forum (alepacau?) ou pela Net afora que ví um escala com empenagem e asa ajustáveis.
Certamente mais complicado na construção mas penso que muito mais fácil para os ajustes durante a trimagem.

Que sábado heim? Oficina do Alvaro e Atelier do Omar num mesmo dia você deve ter passado a noite em claro!
Vou pedir para o Papai Noel um passeio desses de presente.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Poxa meo...nem me ligou!? huahuaha

Seguinte Valderramos...vamos construir em dupla?!?!

Estou com um kit em casa...e este modelo é meu sonho de construção desde que tentei construí-lo da primeira vez:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=31927&postdays=&postorder=asc&start=25

Na verdade me apresentei no fórum com este modelo...a primeira vez que ví o Ricardão, Omar e Álvaro juntos no Villa eu estava com este modelo em mãos...

Seria uma bela recordação montar e fazê-lo voar de verdade.

O Alepacau construiu um PT-19 simplesmente perfeito, sempre admiro a construção dele:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11418

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10683

Vamos nessa!?!?! Tentar chegar perto deste resultado!?!?!
Responder