P-30 Stella
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6281
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Aqui uma foto do sistema todo:
http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/2/5/8/7/a3569157-244-Dethermalizer%20setup.jpg
Sobre o suporte do estab, é uma das coisas que com o tempo vc terá seu próprio método e fará o seu próprio, meio dificil recomendar isso,
a idéia é ver como os outros fazem e deduzir um melhor para voce.
Muitos gostam de uma base em L (virado para cima onde o BA encaixa) ,
eu desisti disso depois que tive vários estabs quebrados.... uso apenas uma base de compensado ou aluminio de 1mm em L
nesse caso virado para baixo, usando-o como um gancho,
limo dois canais por onde passam os elásticos que tensionam o estab e também funcionam como fusível:
https://lh3.googleusercontent.com/-Ers52keSy8Y/TylKTtm3K7I/AAAAAAAAQlE/kqTAAzjtOyM/s800/DSC03274.JPG
Os ganchos com os elásticos permitem que o estab seja ejetado sem dano (com sorte) numa batida;
Fazendo de aluminio voce pode entortar e desentortar algumas vezes... isso viabiliza regular tilt por exemplo.
http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/2/5/8/7/a3569157-244-Dethermalizer%20setup.jpg
Sobre o suporte do estab, é uma das coisas que com o tempo vc terá seu próprio método e fará o seu próprio, meio dificil recomendar isso,
a idéia é ver como os outros fazem e deduzir um melhor para voce.
Muitos gostam de uma base em L (virado para cima onde o BA encaixa) ,
eu desisti disso depois que tive vários estabs quebrados.... uso apenas uma base de compensado ou aluminio de 1mm em L
nesse caso virado para baixo, usando-o como um gancho,
limo dois canais por onde passam os elásticos que tensionam o estab e também funcionam como fusível:
https://lh3.googleusercontent.com/-Ers52keSy8Y/TylKTtm3K7I/AAAAAAAAQlE/kqTAAzjtOyM/s800/DSC03274.JPG
Os ganchos com os elásticos permitem que o estab seja ejetado sem dano (com sorte) numa batida;
Fazendo de aluminio voce pode entortar e desentortar algumas vezes... isso viabiliza regular tilt por exemplo.
- Valderramos
- membro
- Mensagens: 611
- Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
- Localização: São Paulo, SP
[quote:5ff0c63c84="inhoemal"]muito obrigado Valderramos você acha 108 x 100 x 44 adequado ou a outra medida 7,5 x 6,5 x 4 cm seria a adequada desculta mais com o tempo aprendo rsrsrs
sr. Yamin me tirou as duvidas vou bolar um esquema com meu jeito e que funcione agradeço o apoio dos senhores obrigado[/quote:5ff0c63c84]
Eu seguiria as dimensões da planta: 108 x 100 x 44.
sr. Yamin me tirou as duvidas vou bolar um esquema com meu jeito e que funcione agradeço o apoio dos senhores obrigado[/quote:5ff0c63c84]
Eu seguiria as dimensões da planta: 108 x 100 x 44.
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Legal, mais um P30 nascendo! Desse jeito logo logo vamos chamar os argentinos para um campeonato aqui no Brasil.
Cuidado com leme no P30, se ficar menor do que deve o modelo não voa.
Em conversa com o Edu Y estávamos nos lembrando da campanha no argentino 2008, levamos 3 modelos HB 40 teoricamente iguais, mas num deles eu resolvi fazer um leme maior e com perfil (uma asinha de CLG) depois de ler num anuário do Frank Zaic alguma coisa a respeito.
Os dois modelos brancos, equivocadamente, voavam no padrão direita (motor) esquerda (planeio) que foi o que conseguimos na trimagem. Porém para condição de vento o modelo ao fazer transição direita esquerda ficava parado de frente para o vento e perdia muita altura. O amarelo, do leme alterado, conseguia voar no padrão direita direita e ignorava esse problema do vento. Para nossa incredulidade (e dos hermanos também) acabou campeão nas mãos do Alex Cruz.
Nos modelos com leme automático (f1b e f1g) eu gosto que o leme atue um pouco antes da corda terminar para garantir que o modelo já esteja em curva no inicio do planeio, assim como nos modelos rebocados.
Cuidado com leme no P30, se ficar menor do que deve o modelo não voa.
Em conversa com o Edu Y estávamos nos lembrando da campanha no argentino 2008, levamos 3 modelos HB 40 teoricamente iguais, mas num deles eu resolvi fazer um leme maior e com perfil (uma asinha de CLG) depois de ler num anuário do Frank Zaic alguma coisa a respeito.
Os dois modelos brancos, equivocadamente, voavam no padrão direita (motor) esquerda (planeio) que foi o que conseguimos na trimagem. Porém para condição de vento o modelo ao fazer transição direita esquerda ficava parado de frente para o vento e perdia muita altura. O amarelo, do leme alterado, conseguia voar no padrão direita direita e ignorava esse problema do vento. Para nossa incredulidade (e dos hermanos também) acabou campeão nas mãos do Alex Cruz.
Nos modelos com leme automático (f1b e f1g) eu gosto que o leme atue um pouco antes da corda terminar para garantir que o modelo já esteja em curva no inicio do planeio, assim como nos modelos rebocados.
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6281
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
O papo do leme é pra longa discussão.. hehehe
Tava lendo um artigo do J.W. (o criador do PGI) e ele diz que para P30 funciona muito bem leme duplo, pois é comum na saida o P30 virar um u/control
e ficar dando voltas sem ganhar altura até cair o torque, tipico sinal de falta de leme....
típico sinal dos HBs com motor ao máximo.
O J.W. tem um projeto de P30 com leme duplo de 1988, se chama "[url=http://es.wikipedia.org/wiki/A_fortiori]A fortiori[/url]" nome sugestivo. Ainda vou escanear e disponibilizar esse modelo.
Outra justificativa pros Wanderers fazerem tanto sucesso não é?
Quanto ao sentido de giro/planeio para modelos sem leme auto, aqui na Argentina tem uma turma da escola antiga e que jura ser melhor e segue usando modelos com setup D/E mas o J.W. outra vez intervêm e explica que com alto diedro (12% em cada asa) é seguro colocar 2º de TL à direita e subir sem perigo de "meter a asa" e destruir o modelo no burst. Coisa de "crossed trim" pois o modelo derrapa para dentro da curva (pasme) nesse momento e o maior diedro impoe maior angulo de ataque na asa de dentro levantando-a. Coisa de louco mas testei nos meus Gadjets "PGIzados" e funca.
O artigo completo em PDF está [url=https://sites.google.com/site/ffqstorage/file-cabinet/TOP_fundamentals.pdf?attredirects=0&d=1]AQUI[/url].
Tava lendo um artigo do J.W. (o criador do PGI) e ele diz que para P30 funciona muito bem leme duplo, pois é comum na saida o P30 virar um u/control
e ficar dando voltas sem ganhar altura até cair o torque, tipico sinal de falta de leme....
típico sinal dos HBs com motor ao máximo.
O J.W. tem um projeto de P30 com leme duplo de 1988, se chama "[url=http://es.wikipedia.org/wiki/A_fortiori]A fortiori[/url]" nome sugestivo. Ainda vou escanear e disponibilizar esse modelo.
Outra justificativa pros Wanderers fazerem tanto sucesso não é?
Quanto ao sentido de giro/planeio para modelos sem leme auto, aqui na Argentina tem uma turma da escola antiga e que jura ser melhor e segue usando modelos com setup D/E mas o J.W. outra vez intervêm e explica que com alto diedro (12% em cada asa) é seguro colocar 2º de TL à direita e subir sem perigo de "meter a asa" e destruir o modelo no burst. Coisa de "crossed trim" pois o modelo derrapa para dentro da curva (pasme) nesse momento e o maior diedro impoe maior angulo de ataque na asa de dentro levantando-a. Coisa de louco mas testei nos meus Gadjets "PGIzados" e funca.
O artigo completo em PDF está [url=https://sites.google.com/site/ffqstorage/file-cabinet/TOP_fundamentals.pdf?attredirects=0&d=1]AQUI[/url].
amigos surgiu um pequeno problema a planta pede uma helice de 230mm comercial mas procurei na casa aerobraz e não encontrei entao penso em fazer uma de balsa gostaria de dicas tipo medidas e como fazer rsrsrs ou onde eu acharia para comprar agradeço mais uma vez a todos
estou colando o lado esquerdo da fuselagem e fazendo as nervuras da asa logo fotos
estou colando o lado esquerdo da fuselagem e fazendo as nervuras da asa logo fotos
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
nervuras principais igualadas
[img:31c38e3d9d]http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/578927_453575194663772_880298246_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
fuselagem quase quase
[img:31c38e3d9d]http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/625408_453575311330427_1448817775_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
detalhe do timer
[img:31c38e3d9d]http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/557478_453575374663754_2112740395_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
ja estou fazendo o gabarito para a fuselagem a moda Alvaro rsrsrs
[img:31c38e3d9d]http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/309030_453575447997080_377642468_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
[img:31c38e3d9d]http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/578927_453575194663772_880298246_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
fuselagem quase quase
[img:31c38e3d9d]http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/625408_453575311330427_1448817775_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
detalhe do timer
[img:31c38e3d9d]http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/557478_453575374663754_2112740395_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
ja estou fazendo o gabarito para a fuselagem a moda Alvaro rsrsrs
[img:31c38e3d9d]http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/309030_453575447997080_377642468_n.jpg[/img:31c38e3d9d]
- andrecoelhas
- membro
- Mensagens: 56
- Registrado em: Sex Abr 27, 2012 1:03 am
- Contato: