Prova de P-30 e Vespinha em Salto em 23 Setembro de 2012

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:71957738af="-NiHoN-"]
Apoiado!!

Deixa assim que está ótimo...não vamos inventar regras para o que nem aconteceu ainda, principalmente se temos todo o modelo das provas argentinas. E o melhor, dois participantes que sabem como são as regras porque são competidores e campeões na categoria.

Teria alguém melhor para orientar-nos? Creio que não.[/quote:71957738af]

Concordo plenamente!

Se a regra é utilizada em outros campeonatos e funciona, é essa que devemos seguir afim de se respeitar o "padrão" e o melhor andamento.

Para quem já viu um P30 pendurado em uma térmica com o DT acionado, fica evidente a possibilidade de perda do modelo. A vez que eu fui para Salto o Beto conseguiu um voo espetacular com o Saturno, em que o modelo só foi recuperado após o Eduardo ir busca-lo de carro na vizinhança... sem mencionar os ocasionais lançamentos mal sucedidos que acabam em quebra.

Nesse primeiro momento eu vou com um modelo apenas, e assim como o Alvaro, estarei muito satisfeito em vê-lo realizar os três voos decentemente. Acredito que naturalmente, assim como eu, os demais participantes que realmente se interessarem e tiverem condições, irão melhor se preparar para as próximas provas e levar uma quantidade maior de modelos afim de se obter melhores resultados.
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:7d6e1073cb="betocastrucci"]...Favor não inventar regra. A categoria P30 já é bastante igualitária ao obrigar o uso da mesma hélice por todos, e limitar as medidas e pesos dos modelos....
[/quote:7d6e1073cb]
Nooossa!
Eu não fiz qualquer proposta de regra e nem tive o intento de polemizar. Foi apenas um comentário visto que ao ler as regras após a dúvida do Alvaro, encontrei menção a "o modelo" ou "um modelo" e nenhum dispositivo tratando da quantidade de modelos por participante, comentário esse seguido da lembrança de que alguns esportes adotam critérios próprios para equilibrar a disputa, ressalvando a dificuldade em estabelece-los.
Desculpem os amigos se os fiz perder tempo e foco com um comentário inoportuno ou dúbio.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:fcb5e21b05="FranciscoNeto"][quote:fcb5e21b05="betocastrucci"]...Favor não inventar regra. A categoria P30 já é bastante igualitária ao obrigar o uso da mesma hélice por todos, e limitar as medidas e pesos dos modelos....
[/quote:fcb5e21b05]
Nooossa!
Eu não fiz qualquer proposta de regra e nem tive o intento de polemizar. Foi apenas um comentário visto que ao ler as regras após a dúvida do Alvaro, encontrei menção a "o modelo" ou "um modelo" e nenhum dispositivo tratando da quantidade de modelos por participante, comentário esse seguido da lembrança de que alguns esportes adotam critérios próprios para equilibrar a disputa, ressalvando a dificuldade em estabelece-los.
Desculpem os amigos se os fiz perder tempo e foco com um comentário inoportuno ou dúbio.[/quote:fcb5e21b05]

A discussão é bem interessante e não vejo polêmica nisso, até porque são regras para lá de consagradas no aeromodelismo em geral, basta consultar qualquer um que tenha participado de provas oficiais.
O que acontece no "nosso" voo livre é que as provas sempre foram tratadas como uma espécie de "brincadeira ou festa", o que foi muito positivo para retirar das catacumbas uma modalidade considerada morta até mesmo pelas autoridades do esporte. Essas provas sempre foram feitas com regras bem flexíveis e sem muitos pontos de fechamento. Acho positivo que ainda continuemos com provas nesse estilo para promover a entrada de novatos e com o sentido de confraternização, divulgação e aprendizagem.
No entanto quando nos propusemos a organizar uma prova de P30, a premissa básica foi a de que deveríamos seguir as regras internacionais. Com o objetivo de preparar a turma para um eventual campeonato internacional, para tornar a coisa mais séria. Então não existe nesses casos maior ou menor poder econômico ou de condições. Tem que entrar em campo para fazer os melhores três voos que puder. Para os que não tiverem condições técnicas ou financeiras para tal, organizamos também a prova dos Vespinhas, que vai rolar nas mesmas balizas do P30 mas com maior flexibilização nas regras de conduta.
Beto
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Vou comentar o que acontecia até 1989 (P......)
Nas provas internas de F1B valia a regra internacional FAI, era permitido aferir 4 modelos mas apenas 3 poderiam ser usados durante aprova a critério do competidor, era valido para F1C e F1A.
Qto ao P-30 não conheço o regulamento, no domingo o Alvaro e eu ficamos questionando se o P-30 seria modalidade FAI ou AMA, ficamos sem resposta, porem isto é o que menos importa.
Qto ao nº de modelos sou obrigado a concordar com o Beto, o competidor teria que ter a disposição no minimo dois modelos, por outro lado devemos considerar que a maioria não esta habituada a competições de cunho oficial e entendo que a proposta seja que cada vez mais tenhamos vôo livristas habituados com este clima de competição.
Acredito que esta prova seja um balão de ensaio para aprimoramento de organização e impulso aos adeptos do vôo livre pois até onde tenho informação depois de 1989 nada ou muito pouco foi feito em pró do vôo livre.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

ouço aprendo e vou voar de um jeito ou de outro se tudo correr nos conformes argentina 2013 ai vou eu nem que seja pra ficar em penultimo kkkkkk
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:856f9bf2e6="Corrado Pensalfini"]... Qto ao P-30 não conheço o regulamento, no domingo o Alvaro e eu ficamos questionando se o P-30 seria modalidade FAI ou AMA, ficamos sem resposta, porem isto é o que menos importa. ...[/quote:856f9bf2e6]
O P-30 é uma modalidade AMA.
Acho importante seguí-la à risca se o propósito é a formação de novos competidores de nível internacional.
Apesar de ter aberto um tópico com os principais regulamentos para o Voo Livre
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141466 seguem as regras específicas estabelecidas pela AMA para a P-30.

P-30 MODEL (Event 124)

1. Models shall conform to the following specifications:
1.1. No part of the model shall exceed 30 inches when it is in assembled condition.
1.2. The minimum weight of the model without rubber motor shall be 40 grams.
1.3. The lubricated rubber motor shall not exceed 10 grams.
1.4. The propeller shall be a commercially available plastic freewheeling propeller between 23 and 25 centimeters (9.05 and 9.84 inches) in diameter. Only the following changes will be allowed:
1.4.1. Flashing may be removed.
1.4.2. Balancing by the addition of weight to one blade will be allowed.
1.4.3. Enlarging the hole of the propeller hub will be allowed in order to accept a larger diameter shaft and/or a bushing cut from metal tubing.
2. Launching shall be as specified for land plane models, Free Flight General.
3. A flight of more than 20 seconds shall be considered an official flight.
4. There shall be no limit to the number of attempts allowed in order to record three (3) official flights.
5. The maximum recorded duration for each flight shall be 120 seconds.
6. If a tie exists after three (3) flights have been recorded then each successive flight shall have a maximum duration of 30 seconds more than the previous flight.

Have a nice reading!
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

As previsões meteorológicas mais detalhadas para o dia 23 apontam céu claro e ausência de chuva pela manhã entretanto o vento estará presente, na faixa de 15 a 18 km/h.
Qual é a velocidade do vento aceitável para que a prova transcorra sem grandes percalços?
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

P30 é uma classe internacional mas com legislação nacional, cada federação tem suas regras que no geral não diferem. Número de voos, limite de modelos, tempo máximo de cada voo, regras para o desempate (fly-off) são definidos pela organização de cada prova.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Só quero dizer que depois de ler o tópico inteiro: Acho joia que vocês estejam discutindo isso tudo!

Quem pensou que a um ou dois anos atrás alguém sequer iria responder ou se interessar em postar sobre quantos modelos pode voar????????? e organizando uma competição! eu chamo isso EVOLUÇÃO ou podem chamar de evoolução...

Já faz quase dois anos que não participo mais pessoalmente da turma e dos voos então só posso dizer para quem vai competir pela primeira vez:

[b:5395a7a162]Esqueçam de levar mais que um modelo, façam ESSE voar BEM[/b:5395a7a162]!

Pois é muito comum - até para os experientes - trocar de modelo e depois se arrepender, achando que teria voado melhor com o mesmo do início ao fim.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Até o momento tempo estável com pouco vento, nublado até por volta de 13:00 hs.
Após este horário tivemos um "solzinho" modesto. Vamos aguardar.
Responder