Jaburu 2.0 - P-30

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Alvaro acredito que a subida seja realmente melhor com essa helice.

Porem voar no vento acho que esta mais relacionado as caracteristicas de planeio.

Se for usar retentor para travar a helice da um toque estou preparando alguns assim poderemos ver a real diferença entre as helices que tal?

obs.:Acha que devo postar a construção do Termica?
Att
Eduardo
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Tinha que postar a foto do modelo apoiado na taça de vinho???????????? bem sugestivo.
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:185814f6e3="Alvaro Sala"]Pelo que entendi essa hélice tem mais passo, então o modelo será para subida em maior velocidade e melhor para dias de vento.[/quote:185814f6e3]

Alvaro, eu sempre achei que o fato da hélice ter mais passo representa descarregar o motor mais lentamente, gerando assim uma saída mais calma do modelo.

Se lembra da hélice de balsa que eu fiz? Tem muito mais passo que a usual Peck, o que proporciona uma descarga mais lenta e uma saída mais tranquila...

Me corrijam se eu estiver errado.
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

acho que depende muito da mecha também...mais passo...mais torque...

mas concordo que helices com mais passo sao para voos mais lentos....pelo meos em RC é assim...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Acho que o certo aí é usar mecha com 4 loops de 1/8"

[quote:3a1e5ec934="Corrado Pensalfini"]Tinha que postar a foto do modelo apoiado na taça de vinho???????????? bem sugestivo.[/quote:3a1e5ec934]

E você? Já está fazendo um Jaburu?
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Jim Moseley
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 9:04 pm
Localização: Ajax, Ontario, Canada

Mensagem por Jim Moseley »

The Ikara propellors have an advantage over the basic Peck in that they have a slightly higher pitch, properly matched in both blades, which assists performance in enabling a slightly better glide ad longer power ru.

Pecks commonly have different pitch on each blade, supposedly due to being removed too soon from the mould - however those repitched by the Gizmo Geezer are then pretty much comparable to the Ikara in performance
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Mais uma coisinha, nos P30 pode ser que isso nao aconteça pois o motor é bastante forte em relação ao modelo, mas nos F1Gs - modelos geralmente se pode regular o passo - é comum chegarmos em um ponto limite de passo onde o modelo não traciona no burst, pois nao é capaz de fazer o modelo subir, então ele para no ar, estola e sai pra qualquer lado. Ter menor passo garante também uma saida mais firme, tanto em velocidade como em atitude.

Eu diria que o limite está justamente aí, um bom compromisso onde o passo ainda é suficiente para uma saida firme ainda assim garantindo o maior tempo de descarga possível.

Não precisa dizer que na P30 quanto maior tempo de motor melhor, já que a hélice só atrapalha depois dessa fase.

Quanto à forma já tá provado que a lolipop é bem mais eficiente que a spoon... vide material do PGI no meu blog.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Passo de hélice funciona mais ou menos como marcha de carro.
Passo reduzido é como sair em primeira; passo maior é como sair em terceira.
Não adianta usar passo maior num modelo com muita resistência a o avanço. Também não adianta usar passo maior num motor sem torque.
Tive um coup d'hiver que usava uma mecha com muito torque, o passo era alto. O modelo subia na vertical com muita velocidade. O segredo era lançar com bastante forca para que a velocidade inicial do modelo fosse compatível com o passo da hélice. A descarga era rápida, com subida veloz ganhando bastante altura e, o mais importante, vencendo o vento.

Conclusão: Passo, desenho das pás, desenho do modelo, perfil da asa, torque da mecha e velocidade pretendida estão relacionados entre si.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Vou ver se acho o vídeo que fiz do Jaburu 1.0 se perdendo na Térmica..

mas admito que ainda prefiro a fuselagem do primeiro!! hehehe
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Enquanto não fui sufragar, resolvi preparar um retentor de rodas que comprei na Aerobrás para fazer a roda livre.
Ele é de alumínio e foi fácil escavar o dente com uma Dremel, uma serrinha e uma lima.
Anexos
Retentor_2.jpg
Retentor_2.jpg (37.99 KiB) Exibido 8965 vezes
Retentor_1.jpg
Retentor_1.jpg (35.91 KiB) Exibido 8965 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder