Voo Livre 2012 - P30 e Vespinha - 23/09 - Salto SP

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Voo Livre 2012 - P30 e Vespinha - 23/09 - Salto SP

Mensagempor betocastrucci » 20 Set 2012 22:39

As regras para a prova de P-30 do Campeonato Paulista de Voo Livre 2012, que ocorrerá em Salto SP no domingo 23/09

[b:53ad8879e1]1. Modelo[/b:53ad8879e1]

1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.

1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...

1.3. O peso máximo da borracha lubificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.

[b:53ad8879e1]2. Prova[/b:53ad8879e1]

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.

2.2 No caso de desempate, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.

2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver somente uma tentativa em cada voo.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.

2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.


[b:53ad8879e1]3. Competidor[/b:53ad8879e1]

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.

3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.

3.4 Cada modelo deverá receber identificação do competidor na asa e também um número único entre os modelos do competidor, sendo necessário a anotação deste número na asa, fuselagem e estabilizador.

3.5 Não será permitida troca das partes numeradas (asa, fuselagem e estabilizador) porém será permitida troca dos demais componentes e reparos.

3.6 Antes de cada voo oficial, o competidor deve apresentar o modelo e a numeração do mesmo ao cronometrista da baliza. Esse número será anotado na sumula junto com o nome do competidor e o tempo de voo.

3.7 A corda na borracha do motor deve ser executada pelo próprio competidor e às vistas do cronometrista.

[b:53ad8879e1]4. Aferição dos Modelos[/b:53ad8879e1]
4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.
Beto

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagempor betocastrucci » 20 Set 2012 23:14

Conjuntamente à prova de P30 faremos a prova de modelos Vespinha, utilizando as mesmas balizas de cronometragem.

Regras para categoria Vespinha:

[b:897cf6f063]1. Modelo [/b:897cf6f063]

1.1. Aeromodelo Vespinha construído a partir do Kit (Casa Aerobrás) ou da planta original. Devem ser mantidos todos os detalhes da planta: fuselagem de chapa de balsa, pára-brisa de acetato (ou qualquer plástico transparente), trem de pouso com polainas e rodas de qualquer material desde que mantido o diâmetro da planta. Fica livre a escolha do material para entelagem e adição de determalizador.

1.2. O peso máximo da borracha lubificada é de 8 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.3. A hélice de 8 polegadas (203,2 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso.


[b:897cf6f063]2. Prova [/b:897cf6f063]

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 1 minuto, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.

2.2 No caso de desempate, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.

2.3 Um voo abaixo de 10 segundos será considerado tentativa, podendo haver duas tentativas em cada voo.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.

2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.



[b:897cf6f063]3. Competidor [/b:897cf6f063]

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.

3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.


[b:897cf6f063]4. Aferição dos Modelos [/b:897cf6f063]

4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagempor betocastrucci » 20 Set 2012 23:21

[quote:7bf569d637="FranciscoNeto"]Muito bom!
Fiquei com dúvidas no item 4.
O 4.1 ao estabelecer que os 3 primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova me leva a pressupor que eventual perda (térmica ou impossibilidade de resgate, por exemplo) deva provocar algum tipo de penalidade. Qual seria ela?
Se após a prova ou no seu transcorrer a aferição constatar alguma irregularidade qual a penalidade a ser aplicada?
Permita-me sugerir, a bem da simplificação do item 1, a exclusão de "em qualquer direção".[/quote:7bf569d637]

As medidas de 30 polegada são em qualquer direção mesmo: comprimento, largura e até altura.
No caso de irregularidade no modelo, o voo em que esse modelo foi utilizado é considerado anulado, com tempo de voo zero.
No caso de perda do modelo, a direção de prova decide o que deve ser feito, a regra 4.3 prevê isso. Normalmente o competidor não é penalizado, já bastou perder o modelo que voava bem... Então para os Dick Vigaristas de plantão, basta fazer um modelo fora das especificações e perdê-lo no último voo. Tem que combinar com São Pedro e com a natureza do local para esconder bem o modelo.
Beto

Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: 15 Dez 2011 22:18
Localização: Salto/São Paulo

Mensagempor Corrado Pensalfini » 21 Set 2012 14:38

Perfeito, apenas lembrando : A partir do momento que nos falamos ontem a noite até o momento "não parou de chover"
Sei da previsão do tempo que domingo não teremos chuva, ao mesmo tempo não temos garantia de sol na próxima semana (complicado) mas temos que pensar nos competidores de São Paulo e São Carlos, este ultimos a "pernada" é longa.

Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: 03 Jan 2004 21:55
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagempor Alexandre Cruz » 21 Set 2012 16:45

Bom pessoal tá na hora de decidir se vai ter prova ou não. A previsão é de nada de chuva e ventos de 6m/s

Considerando que nossos modelos são pequenos, frágeis no chão, sobem pouco e o campo não é grande o bastante para voar o tempo máximo (2 minutos + 15s para DT + 25s pra descer; com vento de 6m/s faz o modelo percorrer 960m!).

Minha opinão é que adiemos a prova par auma outra data (breve).

-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: 02 Out 2009 12:47
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor -NiHoN- » 21 Set 2012 16:49

[quote:0613766950="Alexandre Cruz"]Bom pessoal tá na hora de decidir se vai ter prova ou não. A previsão é de nada de chuva e ventos de 6m/s

Considerando que nossos modelos são pequenos, frágeis no chão, sobem pouco e o campo não é grande o bastante para voar o tempo máximo (2 minutos + 15s para DT + 25s pra descer; com vento de 6m/s faz o modelo percorrer 960m!).

Minha opinão é que adiemos a prova par auma outra data (breve).[/quote:0613766950]

Caramba Alexandre...eheheheh....já fez uma projeção da distância a percorrer num vôo bom....pessoal vai ficar em forma.

Também sou da opinião de adiar para outro fim de semana...1° ou 2° de outubro.

Abraços
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagempor betocastrucci » 21 Set 2012 17:30

Podemos adiar para o próximo domingo 30/09. Vale lembrar que no outro domingo (07/10) teremos eleições municipais e o seguinte (14/10) faz parte do final de semana do feriado de 12/10.

Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: 15 Dez 2011 22:18
Localização: Salto/São Paulo

Mensagempor Corrado Pensalfini » 22 Set 2012 09:21

Não acredito em chuva no domingo mas a previsão de vento por enquanto esta confirmada, por volta de 07:30 hs já estava ventando um pouco, didicilfalar em velocidade do vento ,mas é situação anormal para este horário na região.
Quem vai tomara a decisão de adiar a prova para o próximo domingo?

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 22 Set 2012 15:57

[b:1232a49f58]CONFIRMADO!![/b:1232a49f58]

Vamos fazer a prova!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagempor betocastrucci » 22 Set 2012 16:20

Chegarei antes das 08:00.

Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 424
Registrado em: 14 Dez 2011 01:14
Localização: são paulo

Mensagempor inhoemal » 22 Set 2012 17:31

opa opa opa to indo comprar uma caixinha de itaipava e pondo pra gelar hehehe ja ia ligar pro Alvaro bom muito bom abraço a todos

Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: 15 Dez 2011 22:18
Localização: Salto/São Paulo

Mensagempor Corrado Pensalfini » 22 Set 2012 17:58

Decisão tomada ordem a ser cumprida, na parte da tarde o Wanderley esteve no campo, o vento não estava forte (não tinha como medir em km/h) o que acontecia eram rajadas de vento espaçadas. Não temos "sintomas" de chuva mas esta bastante quente.
Como sempre digo: O melhor da festa é esperar por ela.
Abraços a todos e até amanhã.

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagempor betocastrucci » 23 Set 2012 19:50

Muito boa a prova, vento ia e voltava, com térmicas enormes que levavam os modelos para longe. Tivemos 9 participantes em cada prova, P30 e Vespinha. Decidimos efetuar somente duas rodadas por conta do tempo de recuperação dos modelos.
Parabéns a todos que participaram, não foi moleza o vento mais o sol fortíssimo. E parabéns aos vencedores, Corrado na P30 e Kawasaki na Vespinha.

Classificação da P-30:

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2015614720102601432nMZevR][img:ed88a15ff7]http://inlinethumb15.webshots.com/52174/2015614720102601432S600x600Q85.jpg[/img:ed88a15ff7][/URL]


Classificação da Vespinha:

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2025824240102601432HvSUfc][img:ed88a15ff7]http://inlinethumb47.webshots.com/51310/2025824240102601432S600x600Q85.jpg[/img:ed88a15ff7][/URL]
Beto

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 23 Set 2012 21:48

Muito bom o resultado!
Como disse o Corrado, é um marco no voo livre brasileiro. Afinal 9 P-30s competindo é um número expressivo.
Há que considerar também que todos os participantes tinham modelos em boas condições de competição.
O Eduardo e o Valderramos não fizeram melhor porque seus modelos quebraram. O Paulo "ionhomeal" Goulart estava estreando com seu Stella e ficou logo abaixo do Kawasaki que trimou seu ALF nessa manhã.
Meu Cometão se mostrou fortemente competitivo. Eu é que amarelei (depois de um primeiro voo no qual considerei o modelo perdido) e fiz o segundo voo com 700 voltas e pavio curto.

Corrado, Wanderley e Beto mereceram o pódio. Demonstraram o quanto é importante o treino e o preparo numa competição.

Quanto ao Alexandre Cruz... Bem, ele estava mais interessado no Vespinha.

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 23 Set 2012 21:53

Acabo de receber esse e-mail:

[quote:8d960c54bb="Dario"]Alvaro boa noite
Quero agradecer a sua carona e pelo belo dia, que levou-me a reportar os velhos tempos.
O local, o melhor que vi, após perdermos os locais de voo.
Importante restabelecermos provas oficiais e regulamentadas de voo-livre.
Fica a sugestão de trabalharmos para realizar uma prova de Planador F1

Cumprimento os demais colegas pela eficiência, cordialidade e esportividade.
Abraço
Dario
[/quote:8d960c54bb]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: 26 Abr 2010 17:37
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagempor FranciscoNeto » 24 Set 2012 09:01

[quote:21888d4fd1="betocastrucci"]...Tivemos 9 participantes em cada prova, P30 e Vespinha...[/quote:21888d4fd1]
Uma participação que me parece coloca o voo livre em pé de igualdade ou até acima da usualmente obtida nas provas de diversas classes F2.
Parabéns a todos, em especial aos pioneiros do VL aqui no Forum, presentes ou não no dia de ontem, por sua persistência, dedicação, cooperação e desprendimento, atributos que tiraram do ostracismo essa, a meu ver, mais nobre modalidade do aeromodelismo.
Stick & Tissue Forever!

-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: 02 Out 2009 12:47
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor -NiHoN- » 24 Set 2012 09:47

PARABÉNS A TODOS!!!!!

Fiquei maus por não poder participar....mas teremos outras...

Temos videos e fotos??????

Abraços a todos e boa semana!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...

Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: 15 Dez 2011 22:18
Localização: Salto/São Paulo

Mensagempor Corrado Pensalfini » 24 Set 2012 09:48

Srs. quero registrar minha alegria pelo evento de domingo, independente ao resultado, muito bom ver esta garotada construindo e voando P-30 e os maravilhosos Vespinha foi a primeira vez que vi um Vespinha voando "pra valer".
Potencial a moçada tem a construção do Kawa assim como de Valderramas (sem demérito aos outros) é algo digno de nota e elogios.
Meu agradecimento ao Beto a primeira pessoa que me acolheu na volta ao vôo livre pela paciência em mostrar os novos caminhos e dai uma reação em cadeia com a volta do Wanderley uma pessoa que constroe muito e com qualidade na mecanica que em poucas pessoas encontramos.
É isso ai pessoal, vamos trabalhar para alavancar o vôo livre, potencial nós temos, vamos cuidar dos detalhes e treinamento só assim o objetivo é alcançado.
A partir da próxima semana retomo o projeto F1G/PGI acredito que meu PGI estara voando domingo, Yamin caso isto aconteça mando as fotos.
Abraços a todos

Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: 25 Dez 2003 10:30
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagempor Eduardo Yamin » 24 Set 2012 09:52

Umas fotos que o Beto compartilhou no FB:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.445796322137834.113950.100001224103869&type=1

Competir é isso superar a si mesmo, nada mais.
Parabéns a todos!

Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: 25 Dez 2003 10:30
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagempor Eduardo Yamin » 24 Set 2012 10:02

[quote:e7fe1ef696="Corrado Pensalfini"]A partir da próxima semana retomo o projeto F1G/PGI acredito que meu PGI estara voando domingo, Yamin caso isto aconteça mando as fotos.[/quote:e7fe1ef696]

Por favor faça isso!
A turma do PGI vai adorar.
:lol:

Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: 01 Dez 2010 17:16
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Valderramos » 24 Set 2012 11:28

Também gostaria de agradecer a todos pelo evento!

Após ver os meus dois modelos quebrados, assumo que fiquei bastante chateado... arrebentei os dedos com CA e consegui emendar a tempo de fazer todos os voos, pensando bem me tenho por feliz, pois não foi nada fácil emendar os modelos debaixo daquele sol com rajadas fortes de vento e ainda conseguir participar de todas as janelas.

O melhor para mim foi participar e aprender muito com todos os participantes, em especial com os mais novos amigos: Corrado e Wanderley, que demonstraram além de muito empenho e capricho, seriedade e dedicação, o resultado de tudo isso só poderia ser o melhor desempenho nos voos.

Um abraço a todos e espero poder competir novamente na próxima, desta vez, colocando em prática tudo o que eu aprendi na prova de ontem!

Abraços!
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade

Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 424
Registrado em: 14 Dez 2011 01:14
Localização: são paulo

Mensagempor inhoemal » 24 Set 2012 12:29

gostaria de agradecer tbm a todos pelas dicas conselhos pitacos truques enfim muito bom fazer o primeiro p-30 competir e tenho certeza que aprendi muito esses dias abraços a todos

Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: 03 Jan 2012 13:21
Localização: são paulo sp

Mensagempor eduardo.jr » 24 Set 2012 12:42

Gostaria muito de agradecer a todos
Voltei com muitas licoes quem sabe na proxima com mais modelos agora e trabalhar p prova de chico
E usar as licoes que aprendi nesta
Att
Eduardo

Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: 06 Mai 2004 10:58
Localização: sp

Mensagempor Omar Grassetti » 24 Set 2012 19:58

Essa prova é realmente um marco no renascimento do voo livre.

Parabéns a todos que participaram!

Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagempor betocastrucci » 24 Set 2012 22:58

Queria agradecer às pessoas que nos ajudaram, o diretor de prova Sergio del Montes que faz parte da nossa turma de voo em Salto, o cronometrista e grande planadorista Sergio Handa, e o Edson Rodrigues, também da nossa turma de Salto, que foi perfeito na tarefa de farejar os modelos a grande distância do campo, Troféu Raposa para ele!
Entendi que somente um P-30 do Corrado não foi encontrado, os demais voltaram todos para casa.


Voltar para “Vôo Livre”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante