Voo Livre 2012 - P30 e Vespinha - 23/09 - Salto SP

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Voo Livre 2012 - P30 e Vespinha - 23/09 - Salto SP

Mensagem por betocastrucci »

As regras para a prova de P-30 do Campeonato Paulista de Voo Livre 2012, que ocorrerá em Salto SP no domingo 23/09

[b:53ad8879e1]1. Modelo[/b:53ad8879e1]

1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.

1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...

1.3. O peso máximo da borracha lubificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.

[b:53ad8879e1]2. Prova[/b:53ad8879e1]

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.

2.2 No caso de desempate, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.

2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver somente uma tentativa em cada voo.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.

2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.


[b:53ad8879e1]3. Competidor[/b:53ad8879e1]

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.

3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.

3.4 Cada modelo deverá receber identificação do competidor na asa e também um número único entre os modelos do competidor, sendo necessário a anotação deste número na asa, fuselagem e estabilizador.

3.5 Não será permitida troca das partes numeradas (asa, fuselagem e estabilizador) porém será permitida troca dos demais componentes e reparos.

3.6 Antes de cada voo oficial, o competidor deve apresentar o modelo e a numeração do mesmo ao cronometrista da baliza. Esse número será anotado na sumula junto com o nome do competidor e o tempo de voo.

3.7 A corda na borracha do motor deve ser executada pelo próprio competidor e às vistas do cronometrista.

[b:53ad8879e1]4. Aferição dos Modelos[/b:53ad8879e1]
4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Conjuntamente à prova de P30 faremos a prova de modelos Vespinha, utilizando as mesmas balizas de cronometragem.

Regras para categoria Vespinha:

[b:897cf6f063]1. Modelo [/b:897cf6f063]

1.1. Aeromodelo Vespinha construído a partir do Kit (Casa Aerobrás) ou da planta original. Devem ser mantidos todos os detalhes da planta: fuselagem de chapa de balsa, pára-brisa de acetato (ou qualquer plástico transparente), trem de pouso com polainas e rodas de qualquer material desde que mantido o diâmetro da planta. Fica livre a escolha do material para entelagem e adição de determalizador.

1.2. O peso máximo da borracha lubificada é de 8 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.3. A hélice de 8 polegadas (203,2 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso.


[b:897cf6f063]2. Prova [/b:897cf6f063]

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 1 minuto, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.

2.2 No caso de desempate, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.

2.3 Um voo abaixo de 10 segundos será considerado tentativa, podendo haver duas tentativas em cada voo.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.

2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.



[b:897cf6f063]3. Competidor [/b:897cf6f063]

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.

3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.


[b:897cf6f063]4. Aferição dos Modelos [/b:897cf6f063]

4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:7bf569d637="FranciscoNeto"]Muito bom!
Fiquei com dúvidas no item 4.
O 4.1 ao estabelecer que os 3 primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova me leva a pressupor que eventual perda (térmica ou impossibilidade de resgate, por exemplo) deva provocar algum tipo de penalidade. Qual seria ela?
Se após a prova ou no seu transcorrer a aferição constatar alguma irregularidade qual a penalidade a ser aplicada?
Permita-me sugerir, a bem da simplificação do item 1, a exclusão de "em qualquer direção".[/quote:7bf569d637]

As medidas de 30 polegada são em qualquer direção mesmo: comprimento, largura e até altura.
No caso de irregularidade no modelo, o voo em que esse modelo foi utilizado é considerado anulado, com tempo de voo zero.
No caso de perda do modelo, a direção de prova decide o que deve ser feito, a regra 4.3 prevê isso. Normalmente o competidor não é penalizado, já bastou perder o modelo que voava bem... Então para os Dick Vigaristas de plantão, basta fazer um modelo fora das especificações e perdê-lo no último voo. Tem que combinar com São Pedro e com a natureza do local para esconder bem o modelo.
Beto
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Perfeito, apenas lembrando : A partir do momento que nos falamos ontem a noite até o momento "não parou de chover"
Sei da previsão do tempo que domingo não teremos chuva, ao mesmo tempo não temos garantia de sol na próxima semana (complicado) mas temos que pensar nos competidores de São Paulo e São Carlos, este ultimos a "pernada" é longa.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Bom pessoal tá na hora de decidir se vai ter prova ou não. A previsão é de nada de chuva e ventos de 6m/s

Considerando que nossos modelos são pequenos, frágeis no chão, sobem pouco e o campo não é grande o bastante para voar o tempo máximo (2 minutos + 15s para DT + 25s pra descer; com vento de 6m/s faz o modelo percorrer 960m!).

Minha opinão é que adiemos a prova par auma outra data (breve).
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:0613766950="Alexandre Cruz"]Bom pessoal tá na hora de decidir se vai ter prova ou não. A previsão é de nada de chuva e ventos de 6m/s

Considerando que nossos modelos são pequenos, frágeis no chão, sobem pouco e o campo não é grande o bastante para voar o tempo máximo (2 minutos + 15s para DT + 25s pra descer; com vento de 6m/s faz o modelo percorrer 960m!).

Minha opinão é que adiemos a prova par auma outra data (breve).[/quote:0613766950]

Caramba Alexandre...eheheheh....já fez uma projeção da distância a percorrer num vôo bom....pessoal vai ficar em forma.

Também sou da opinião de adiar para outro fim de semana...1° ou 2° de outubro.

Abraços
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Podemos adiar para o próximo domingo 30/09. Vale lembrar que no outro domingo (07/10) teremos eleições municipais e o seguinte (14/10) faz parte do final de semana do feriado de 12/10.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Não acredito em chuva no domingo mas a previsão de vento por enquanto esta confirmada, por volta de 07:30 hs já estava ventando um pouco, didicilfalar em velocidade do vento ,mas é situação anormal para este horário na região.
Quem vai tomara a decisão de adiar a prova para o próximo domingo?
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[b:1232a49f58]CONFIRMADO!![/b:1232a49f58]

Vamos fazer a prova!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Chegarei antes das 08:00.
Responder