Campo

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Campo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Bom dia a todos.
Nossa pagina esta parada ou estou com problema em meu computador?????
Estamos voando regularmente no campo em Salto, no final de semana passado Beto e eu voamos F1B e Wanderley aproveitou para voar com o Chico sem contar o P-30.
Vou apelar a todos para um movimento com a proposta de levantar o vôo livre, pelo que pude observar na prova de P-30 nosso pessoal tem condição de praticar F1G com custo baixo comparado aos modelos top comprados no exterior, podemos até pensar em uma "FORMULA BRASIL"o mesmo acontecendo com o F1H.
No que puder colaborar com meu modesto conhecimento sobre a matéria a trabalhar e ajudar com informações, desenvolvimento de sistemas que possam barater o modelo. Considerem que o F1G voa com 10 gr de borracha, o mesmmo que voamos o P-30, hélices e mecanismo no sistema montreal não oferece dificuldade, falo com conhecimento de causa, é só colocar a mão na massa e a proposta de "tocar"o projeto para frente.
Avanti Palestra.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Corrado,
não tenho ido voar, mas estou acabando meu Jaburu P30 e o próximo projeto é um F1H, o Fermata.

Continue tomando conta do campo pra nóis!!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Desde a prova do P30 não tinha ido a Salto voar, ou estava ventando ou o tempo estava ruim :D :D :D :D :D :D
Podemos fazer provas de F1G e F1H, o campo de Salto comporta 2 minutos de voo. E para equilibrar as coisas, podemos usar a antiga regra BOM (Builder Of Model) só vale o construtor do modelo, nem que seja para as superfícies de sustentação (asa e estabilizador).
Um F1G é um P30 grande com hélice folder (dobrável) e mais pesado (70g contra 40g), mas usa a mesma borracha.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Estou ensaiando pra montar o kit que peguei com o beto.
Mais ainda falta coragem (leia experiencia) morro de medo de fazer caca e me arrepender depois .

Porem se pudr contar com a experiencia dos amigos começo a construir logo apos o termca1.

Alias ele encaixa em alguma categoria?
Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 1:14 am
Localização: são paulo

Mensagem por inhoemal »

é eu também gostaria mais só de pensar nas hélices já da um arrepio na coluna mas topo o desafio quem sabe da certo neh
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Srs. referente a hélice temos várias opções, a mais "complicada" é cavar em bloco de balsa provavelmente de 1/2 polegada. A mais simples construi-la em gabarito que por sinal o Eduardo Yamin já publicou em seu blog.
Quanto a costrução do modelo o meu esta pronto aguardando oportunidade de voar pois estou com outras prioridades de modelo no momento.
Com tudo que vi neste tempo de retorno ao vôo livre e trabalho de campo sinto-me confortavel em partir como nos bons tempos a voar com modelos projetados em casa.
No P-30 pouco pode ser feito pela limitação das dimensões, o trabalho sera desenvolvido com mudanças nos perfis de asa e outras idéias e propostas de mudança na trimagem por conta de anotações que fiz nos ultimos meses.
Falando em F1G o trabalho é um pouco mais complexo mas não assusta. Claro não podemos nos comparar com os modelos adquiridos pelo Beto e Alex, mas sem passo variavel, sem a héliceem bandeira e com timer adequado podemos voar com variação de leme, vit (qdo necessário) e DT.
Uso de carbono nas longarinas, seria ideal mas garanto não ser fundamental ou diferencial em função da proposta do modelo
Insisto na criação do que rotulei como FORMULA BRASIL mas que seja enquadrada nos padrões FAI.
Pretendo no próximo final de semana voar com o F1G, na verdade é o PGI que o Eduardo Yamin desenvolveu em parceria com aeromodelistas da Argentina e Chile, por sinal:
Grato Eduardo pela força, colaboração e paciência.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Corrado se imortaria de postar umas fotos do seu modelo pra inspirar e tirar umas duvidas minhas e de mais alguns amigos.

Quanto ao evento que tal um de fim de ano com varias as modalidades: clg, sport, p30, planador de reboque, f1g, f1h.....
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

De fora eu vejo o seguinte: o Corrado de volta a ativa com canja de sobra, o Beto que entende, gosta do que faz e pratica sempre que pode isso somado a uma turminha nova na categoria que quer MUITO fazer mais que ainda nao perdeu totalmente o medo + o canal do fórum que é perfeito para trocar fotos e experiencias. Isso tudo mais um tripé de retaguarda: Meu blog, eu e o sempre acessível Edgardo Figueroa que repetidas vezes reiteramos nosso oferecimento em ajudar no que for necessário a respeito dos F1Gs. Eu apenas como intérprete claro rsss.

...ou seja: uma baita oportunidade para fazer voar esses modelos nos ares de Salto! O que voces estão esperando?
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Xara Resumo perfeito.

Apesar de ainda estar com medo do modelo (nunca pensei que assumiria isso)

Então blz retomo o projeto assim que terminar o térmica acho que 10 dias no máximo

O máximo que pode acontecer é só tomar na cabeça rs..
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Xará, indiscutível sua coragem, espero que você possa contaminar outros também.
Caramba, são apenas aviõezinhos! mãos a obra.
Responder