Custo de dope

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Custo de dope

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Qdo tomei conhecimento do e-voo e naveguei muito pelo site, uma publicação chamou atenção sobre dope. Quando na ativa e pela facilidade de meu trabalho fazia meu dope no laboratório da empresa que trabalhava, minha formação profissional sempre esteve voltada ao setor de tintas.
Contatei a Induscril por informação do nosso site e fiz a compra de 1 galão (3,6 lt) de dope e 5 lts de solvente adequado para diluição. Testei o produto e garanto ser de ótima qualidade. A relação custo benefício é muito grande, com despesa de envio (recebi na porta de casa) custou R$ 197,00.
Vamos considerar a diluição 1:1 temos qualquer coisa em torno de 7,2 lts e um produto de exelente qualidade. Dividi a compra com o Wanderley que já usou o material e ficou contente com o resultado.

Contato : Cassiano cassiano@induscril.com.br
Tel : (41) 3356-0330 Pinhais - PR.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

E eu pensei que dope fosse exclusividade da Aerobras....

...vivendo e SEMPRE aprendendo...
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:52402cd51b="-NiHoN-"]E eu pensei que dope fosse exclusividade da Aerobras....

...vivendo e SEMPRE aprendendo...[/quote:52402cd51b]

Vichi, Dope é usado na aviação, una vez comprei um galão no campo de Marte.... Isso foi em 84.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Nao e nao Nihon
Tem tbm algumas outras resinas que andei testando umas alternativas tipo laca
Nenhuma com o resultado do dope e se fizermos as contas vale muito apena este do Corrado
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Pelo que aprendi existem tipos diferentes de laca de nitrocelulose, uma delas é encontrada normalmente em casas de tintas, mas pelo que eu vi é bem diferente do dope aerobrás.
Para diluir me recomendaram o sempre difícil de conseguir éter....
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:04ebbcc3bd="Eduardo Yamin"]Para diluir me recomendaram o sempre difícil de conseguir éter....[/quote:04ebbcc3bd]

Uhúúúúúú!!!! o cara lança o VL e ouve helicóptero!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

HUM..... Acho que talvez não seja tão dificil assim (pra farmaceutico rs...)
Porem ambos estão clasificados como solventes organicos ai as caracteristicas são muito parecidas mas não iguas tudo culpa do do NUCLEOPENTANOPERHIDROFENANTRENO

Infelizmente so posso falar da quimica pq dos aeros xiiii.......
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Srs. apenas um breve comentário:
O "CHAMADO DOPE" nada mais é que uma solução de nitrocelulose, para quem é do ramo normalmente é usada uma nitro de 1/8 de viscosidade (baixa viscosidade e alto teor de sólidos "NV", teor de não voláteis), somado a isto temos o plastificante e composição de solventes para ajuastar a secagem.
O solvente ativo da nitrocelulose são os acetatos e cetonas, portanto o grande "PLUS" do produto final esta direcionado para o solvente de diluição que não pode ser muito acelerado que implica em alguns casos no uso de retardador que nada mais é que um solvente pesado ou seja com alto ponto de evaporação, este solvente (normalmente usado) que menos importa em nossa conversa é o acetato de celossolve ou o butil- cessolve que evita o branqueamento muito comum nos produtos encontrados no mercado.
No resumo da ópera, encongtrei nesta empresa que indiquei e fiz minha compra dois fatores a saber: custo beneficio exelente, qualidade boa, atende minha expectativa, rendimento bom, preparei na proporção de 1:1 com solvente do mesmo empresa e garanto que podemos chegar em 70:30 % nas camadas de acabamento sem medo de errar co exelente resultado.
Fica ai a informação e acreditem estou enviando a informação baseado em conhecimento técnico.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Corrado deixa eu ver se entendi:
a diluição esta 1:1 e para acabamento podemos chegar a 70%solvente 30%dope
se for isso o custo melhora ainda mais .

Desculpe a brincadeira em momento nenhum tive a intenção de questionar sua experiencia em ambos os campos heim.
e antes de mais nada muito brigado por mais uma colaboração bacana e util.

obs. Faltou vc e o Wanderley hoje na prova de chico 8)
Att
Eduardo
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Custo de dope

Mensagem por Gilberto_CWB »

[quote:cbbbdc7079="Corrado Pensalfini"]Qdo tomei conhecimento do e-voo e naveguei muito pelo site, uma publicação chamou atenção sobre dope. Quando na ativa e pela facilidade de meu trabalho fazia meu dope no laboratório da empresa que trabalhava, minha formação profissional sempre esteve voltada ao setor de tintas.
Contatei a Induscril por informação do nosso site e fiz a compra de 1 galão (3,6 lt) de dope e 5 lts de solvente adequado para diluição. Testei o produto e garanto ser de ótima qualidade. A relação custo benefício é muito grande, com despesa de envio (recebi na porta de casa) custou R$ 197,00.
Vamos considerar a diluição 1:1 temos qualquer coisa em torno de 7,2 lts e um produto de exelente qualidade. Dividi a compra com o Wanderley que já usou o material e ficou contente com o resultado.

Contato : Cassiano cassiano@induscril.com.br
Tel : (41) 3356-0330 Pinhais - PR.[/quote:cbbbdc7079]

Apenas como complementação, essa industria de Pinhais também vende o dope puro em latas de 900ml e o diluente também nesse volume.
No próprio local, paguei R$ 15,00 pelo Dope e R$ 11,00 o diluente. Percebe-se como tem gente ganhando muito dinheiro, vendendo " vidrinhos" de dope, bem diluídos...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Responder