Timers para voo livre

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:9c0901fc1c="Corrado Pensalfini"]Após alguns dias hoje consegui entrar na oficina e verificar nosso site, observei as fotos que o Eduardo Yamin postou e fiquei surpreso ao ver o "velho" Graupner que talvez em outra versão usávamos na década de 70/80.
Vem a pergunta: Edu, quanto pesa esta versão do Graupner, tenho 1 Tatone e 1 KSB novos daquela época que pesam em torno de 22 gramas, continua com este peso?
Pensei usa-los no F1G mas desanimei por conta do peso.[/quote:9c0901fc1c]

Claro Corrado, esses dois timers checos são pesados e muito volumosos para os modelos de goma, gostaria de experimenta-los em modelos (a construir :wink: ) velha guarda de reboque onde o peso do timer ajuda no lastro do nariz.
Te explico que já faz tempo que quero construir modelos inteiramente como se fazia a décadas atrás e a compra desses timers é exatamente para isso, não só fazer modelos dentro da regra GV mas fazer uma construção de cabo a rabo usando apenas os materiais e recursos da época. Se possível dois logo de cara.

Esse da Graupner é tão lindo que eu nem sei se vou por pra voar.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Após ver sua postagem e vendo as "coisas" guardadas verifiquei que não tenho o KSB e sim um Graupner igual ao seu bem como o tradicional Tatone, de quebra dois Seelig de 4 funções que apesar do peso quando voltar ao estagio de voar F1B devem ser usados.
No tocante ao F1G (PGI) da mesma forma que passei todo este tempo tentando entender o que é o P-30 não só voando por voar mas aperfeiçoando construção e treino, muito treino pela facilidade de ter um campo no quintal de casa o trabalho agora esta voltado ao F1G.
O primeiro modelo construído é uma verdadeira colcha de retalhos que pouca gente viu voar, o segundo esta pronto faltando definir a hélice que deve equipa-lo se der certo o que foi feito mando as coordenadas de como foi feita.
Quanto ao corte a laser da hélice do Figueroa a coisa ficou difícil. Falei com o Beto a respeito por conta de não ter em meu computador "domestico" alguns programas sem contar com a falta de habilidade que tenho ele comentou que entraria em contato com vc para que enviasse no e-mail dele este projeto de corte a laser e faríamos o trabalho por aqui, veja se é possível enviar.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

É pra já: http://eduardoyamin.blogspot.com.ar/2012/05/molde-lasercut-para-pas-4-copas.html

O que está tão complicado? se ficar muito difícil acho que dá pra fazer de várias outras formas, tipo montando manualmente uma caixa nas dimensões, e umas poucas cavernas ( com o desenho em pdf é só imprimir, colar numa balsa ou mdf e recortar) depois recobrir com chapas finas usando epoxi entre elas e para dar acabamento. o que também importante é que o molde nao torça na hora de moldar a pá.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Na verdade não a que se falar em algo complicado e sim partindo para o campo da comodidade em ter um projeto (desenho) que possa ser levado a um prestador de serviço e em pouco tempo iniciar a montagem do gabarito, apenas isto.
Vamos aproveitar o anexo a sua mensagem se bem que o mesmo sempre esteve disponível em seu blog.
Abraços.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Re: Timers para voo livre

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Turma, já que o assunto é timers, gostaria de saber um pouco mais sobre o de pavio... como assim "estoura"?? Que tipo de pavio é?? Sei que pode ser de barbante 100% algodão, mas e a espessura??? Pois o barbante possui o nº de espessura. Qual a espessura? 4? 4 É o mais grosso?? Enfim, agradeço a quem puder dirimir-me a dúvida! Abraços!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Re: Timers para voo livre

Mensagem por eduardo.jr »

Tonhao tem que fazer uns teste pega um pedaço tipo 1cm e veja em quanto tempo queima
Att
Eduardo
Responder