Timers para voo livre

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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eduardo.jr
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Timers para voo livre

Mensagem por eduardo.jr »

Amigos, este topico tem a intenção diminuir algumas dúvidas minhas, e de alguns amigos, sobre os tipos de timers que usamos hoje em dia.
Pra isso conto com a ajuda dos amigos mais experientes .

Até agora usamos pavio (nada contra ele), o problema é quando apaga rs...
Além da encheção de saco de correr atrás do modelo e quando chega, o dt estoura :twisted: rs... quem nunca pasou por isso?

Viscoso parece uma ótima opção ao pavio, porém sou meio desconfiado para modelos maiores, no caso de voos acima de 2 min sei que temos viscosos de até 10min mas o preço e peso não sei se rola :roll:

Mecânico tipo tomy parece legal, mas em conversa com amigos mais experientes fiquei sabendo que quanto mais tensionado (maior tempo de voo), maior a possibilidade de travamento, ou seja cade o dt? Travou não deve ser muito legal.
:cry:

Eletrônico parece ser muito bom para modelos maiores. Os acima de 2min fiquei muito impressionado ao ver na net modelos com incidência variável em um dos painéis para segurar o torque da helice, passada a fase crítica nivela os paineis para planeio, entra vit, dt etc. etc. e ainda tem rgulagem de tempo para o dt. O circuito todo era menor que uma bateria 1S e alimentado por uma.

Gostaria de aprender um pouco mais sobre este assunto, de preferência com ilustrações fotos exemplos etc...

Conto com a ajuda e participação de todos.
Att
Eduardo
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Vamos mostrar alguns exemplos.
Timer mecânico do meu F1G (Copa de Inverno), tem 4 funções: DPR (libera a hélice com atraso), VIT (cabra o profundor), Leme e Wing Wiggler (modifica o leme e a incidência da asa esaquerda para o planeio) e DT.
É um timer à corda, conforme o disco vai girando vai liberando os gatilhos (araminhos) que soltam os cabinhos da hélice, estabilizador, leme, asa e DT.
Vantagens: muito repetitivo e confiável, fácil de "ler" o diagrama de tempos no disco, não necessita de bateria.
Desvantagens: alterações do diagrama de tempos necessita novos cortes no disco (ou fazer um novo) ou entortar os ferrinhos, necessidade de lembrar de dar corda antes de todos os voos, desgaste mecânico (mais em teoria, na prática não vi).

[img:daca70adf6]http://lh5.googleusercontent.com/-kMMdZN4kVf0/UIaR22W2dkI/AAAAAAAAAII/CHvh0EYzDaM/s708/F1G_04.JPG[/img:daca70adf6]

Em alguns dos meus F1Bs (Wakefield) uso um timer parecido com este, porém com 5 funções, com o leme em três posições diferentes, esquerda na potência, centro na subida e direita no planeio.

[img:daca70adf6]http://lh6.googleusercontent.com/-ONcvzPulYmE/UIcLfsVqotI/AAAAAAAAAk0/6KNyrvOBBN8/s806/f1b_47_06.jpg[/img:daca70adf6]
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Timer eletrônico:

Usando o mesmo principio do timer mecânico, implementei um servo virando o braço e liberando os gatilhos, no resto são similares.
Vantagens: os tempos e posições de parada do servo são configurados em tempos exatos e via computador, não necessita dar corda antes de cada voo nem recarregar a bateria que dura um dia inteiro de voos.
Desvantagens: muitos fios e conectores para dar mal contato, bateria pode descarregar, necessidade de levar um computador ao campo para alterações.

No meu timer utilizo um PIC e através de jumper seleciono a tabela de tempos entre várias, pré programo vários tempos em cada tabela e no campo seleciono o mais apropriado no momento. Bateria LiPo de 50 mAh, servo comum de 3 a 5 gramas. Como upgrade, este timer pode ser ligado a um rx comum (uso Assan 2.4 GHz ou FrSky) e receber comando para determalizar, muito útil em treinos e para salvar o modelo da lenha quando algo dá errado.

Timers:
[img:0ffc9f1a81]http://lh6.googleusercontent.com/-VQULqj8aWRo/UIcMmRifm2I/AAAAAAAAAms/VKwv9eg3IOQ/s750/DSC00971.JPG[/img:0ffc9f1a81]

Servo com gatilhos:
[img:0ffc9f1a81]http://lh4.googleusercontent.com/-oODdv0vl2f4/UIcMrwXXFaI/AAAAAAAAAnQ/5zZlguBU8Y0/s989/timer_f1b_01.JPG[/img:0ffc9f1a81]

[img:0ffc9f1a81]http://lh3.googleusercontent.com/-_zHa3Dpgbj0/UIcMtIEazQI/AAAAAAAAAnk/cBzhrqk-cuE/s979/timer_f1b_02.JPG[/img:0ffc9f1a81]

Lado de lá do modelo, com timer, bateria e botão de disparo. Notem o chumbo necessário para compensar a diferença de peso entre o sistema com servo e com o timer mecânico que foi substituido. 8)

[img:0ffc9f1a81]https://lh3.googleusercontent.com/-h0rnuKk2ifY/UIcMt_B1THI/AAAAAAAAAns/WBvn4MYI1zA/s870/timer_f1b_04.JPG[/img:0ffc9f1a81]
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eduardo.jr
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Mensagem por eduardo.jr »

Beto muitissimo obrigado

Tem algun desenho de como são feitos cada um dos comandos.

Desculpe a chatisse mas estou pensando em fazer uma serie de modelos e estou tendencioso ao timer eletronico.

Mas sou uma topeira vesga e manca no que diz respeito a eletronica, por isso :oops:
Att
Eduardo
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inhoemal
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Mensagem por inhoemal »

muito bom eim beto tem o diagrama para fazer a placa do pic
Corrado Pensalfini
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Mensagem por Corrado Pensalfini »

Falando em timer no dia 09/12 iniciando a trimagem do F1G (PGI) tive uma surpresa desagradável. Quando da recuperação do modelo com ajuda do Eduardo verifiquei que não havia sido disparado o DT. Estava prevendo problemas na instalação do tomi timer, problemas estes até por falta de experiencia com este equipamento que podem ser solucionados mas fica a questão sera que o problema por canta de ma acomodaçãodo eixo na canaleta pode se manifestar novamente.
Acredito que a melhor solução para o momento é este trabalho desenvolvido pelo Beto.
Tenho outro F1G (PGI) em construção, vou pedir ao Beto um "patrocinio" para este novo modelo que esta sendo preparado para Embalse 2013
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Itens a verificar em timers:

[b:f5a71aa63b]Numero de funções [/b:f5a71aa63b]- Obviamente vai segundo o modelo, os timers de uma função (DT) sao os mais usados, nos modelos (tipo) russos é necessário um monte de funções e até pouco tempo usavam timers mecanicos, o uso de timers eletronicos para mais de funções hoje é quase uma obrigação pelo seu baixo peso e confiabilidade.

[b:f5a71aa63b]Precisão/Confiabilidade/Durabilidade[/b:f5a71aa63b] - Os pavios sao os piores nesse quesito, os viscosos são muito elogiados. Falam muito contra os tommy mas nunca tive problemas, se é uma máquina bem escolhida nunca vai travar, obviamente os timers europeus são joias de precisão e aguentam muita porrada mas o custo é realmente exorbitante. Sempre considerando uma correta manutenção e exceptuando-se os pavios acho que qualquer outra opção funciona bem.

[b:f5a71aa63b]Peso/Aplicação[/b:f5a71aa63b] - Tenho um planador de reboque que voava com um timer que foi extraido do [url=https://lh5.googleusercontent.com/-F6eV4L3smY8/TnDVBi4C64I/AAAAAAAAO68/zJxi4U83kj4/s800/005.JPG]temporizador de uma máquina de lavar[/url], funcionava perfeitamente! Obviamente descarta-se timers pesados para modelos pequenos, acho que ai os timers eletronicos perdem espaço, por conta disso a turma prefere usar os viscosos nos P30 e os tommys nos F1G.

[b:f5a71aa63b]Operação em campo[/b:f5a71aa63b] - Já sabemos que os grandes problemas são: Ter o timer sempre carregado ao tope e também ter travamento eficiente do timer para suspender a contagem regressiva até o lançamento, em todos inclusive nos eletrônicos esse é um tema que exige do modelista ser absolutamente metódico. Nos viscosos o travamento é uma chatisse eu tenho algumas invenções que para mim funcionam. Numa pior hipotese um modelista despreparado irá lançar seu modelo e então ver seu modelo destermalizar na subida, coisorrivi! Nos Tommy uso imans no waggler e uma concha presa ao meu pulso que abraça a fuse com outro ima que nem sempre me parece ser uma boa solução, pela minha pouca experiencia acho que o travamento mecânico é mais confiável, porém nesse caso (já que ele irá voar junto com o modelo) deve ser extremamente funcional, simples e leve.

[b:f5a71aa63b]Falando mais apenas sobre o travamento de timers (Exceto os eletronicos)[/b:f5a71aa63b]
É um treco que precisa ter 2 modos: modo timer travado e em modo voo ou timer andando onde o acionamento desse timer requer retorno (ou sob efeito de mola ou elástico ou gravidade) é um tipo de "arapuca" que dispara ao apertar o botao que apesar de faze-lo retornar a posição (desapertado) não atua novamente travando o timer, deixando-o seguir livre sua contagem regressiva.

[url=https://lh4.googleusercontent.com/-W4PBWD_hFR4/TrCSDeBWDPI/AAAAAAAAPrE/0X_49oglPSI/s720/Imagen%2520267.jpg]AQUI[/url] um sistema de travamento de tommy que é misto mecânico/ima

[url=https://picasaweb.google.com/115812981908659242994/Wanderer#5650544777899766322]AQUI[/url] um sistema de timer viscoso em funcionamento, para quem nao conhece.

[url=https://lh3.googleusercontent.com/-YaBmcgAyUrI/Te7Bu1ytynI/AAAAAAAANPk/r0R_ZnXye-4/s640/DSC00001.JPG]AQUI [/url]Sistema de timer de máquina de lavar com acionamento pelo desenganche de reboque.

[url=http://www.eduardoyamin.blogspot.com.ar/2011/06/gadjet.html]NESSE POST[/url] vídeo de funcionamento da trava de timer viscoso, que eu uso em todos meus modelos goma que tem esse tipo de timer.

Esse tema dos timers sempre foi controverso e sempre será, cada um acaba adaptando-se melhor "as suas" soluções, mas o ponto chave é sem dúvida ser metódico, fazer tudo sempre igual e sem pular etapas, depois com a experiencia vem a velocidade e a segurança de fazer bem feito.

Eu nunca usei (nem quero) voar modelos de mais de 2 funções de timer, pra mim 2 já tá de bom tamanho e já é complicação "pra mais de metro".... hehehe

Espero que meu texto seja útil,
Abs
EY
Corrado Pensalfini
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Mensagem por Corrado Pensalfini »

Valeu Eduardo, a informação não ocupa espaço na bagagem. O problema que tive e creio estar identificado diz respeito a montagem dos "arames" (posição) em relação a rosca sem fim que aciona o DT, creio que ficou em angulo muito acentuado. Estou modificando a posição diminuindo este angulo. Não cheguei ainda em usar a segunda função pois tão logo observei o problema creio que no terceiro voo recolhi o modelo e voar com os P-30.
Falando em P-30 a instalação do timer viscoso foi seguindo as informações do seu blog e funciona perfeitamente, me adaptei com facilidade ao sistema. Voltando a falar em F1G (PGI) espero conseguir desenvolver sistema onde o leme de planeio seja acionado quando do termino da carga da borracha, o saudoso Andre Gomide quando voava F1B usava este sistema com sucesso.
O ideal seria que a curva de planeio entrasse antes do termino da carga situação esta que pode ser administrada com a "rosca sem fim " do tomy timer.
Modifiquei um velho timer KSB da decada de 80, troquei o espelhocom uma função para duas, fiz a peça em ABS e funciona muito bem mas o problema é o peso, o timer pesa 22g inviável no F1G, talvez para um F1H sem compromisso funcione bem. Voltando a falar em F1G, quando concluir o trabalho de acionamento da curva de planeio no momento de travamento da hélice com certeza usarei um timer viscoso no modelo. Sei que pode parecer um tanto "seculo passado" mas a proposta não é buscar a performance de um modelo Russo / Ukraniano mas creio que da para o gasto
Caso tenha algum sistema desenvolvido de acionamento do leme quando do travamento da hélice informe.
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:05665b0b39="Corrado Pensalfini"]Caso tenha algum sistema desenvolvido de acionamento do leme quando do travamento da hélice informe.[/quote:05665b0b39]

Pesquisei bastante isso, pois compartilho também da opiniao que o viscoso funciona 100%. Existem uns sistemas que fazem bascular o peg traseiro com retorno feito por mola, ou seja, motor traciona peg vai avante mantendo o leme reto, motor sem garga peg vai para atrás acionado pela mola, e faz o leme virar. Eu nunca fiz mas acho que deve funcionar consistentemente. Vou te mandar por mail uma planta que tem um sistema desses, o único problema que detectei é que o alto torque do motor pode arruinar todo o modelo se o sistema nao for bem feito....
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Timer eletrônico: servo 3g, bateria 50 mAh 2g, timer 3g, mais botão, fios e conectores dá mais ou menos 10 gramas. Bem mais leve que um timer mecânico tradicional, deve empatar com o tommy.
Quanto ao leme, eu prefiro que ele entre quando a hélice ainda está rodando para forçar a curva sob tração, depois que a hélice parou pode ser que o leme fique estolado e o modelo não entre em curva. Acredito que seja esse o motivo para ninguém usar um sistema integrado entre motor e leme, ao menos que eu tenha visto por ai.
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