Campeonato Argentino 2013 - Embalse - Cordoba

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Edu, o molde para as hélices (corte a laser) quero sim, pego em Embalse. Meu projeto em F1G ficou para 2013, construi um PGI levei ao campo e o modelo tem forte potencial, bem provavel que voe F1G durante o evento. Tive total dedicação ao P-30 durante 2012 e voei F1B com os velhos modelos da decada de 80 para matar a saudade e lembrar como se da carga em um modelo.
Levo para a Argentina 6 modelos P-30, 3 estão voando bem os outros em final de construção, partimos para fuselagem tubular e outras "coisinhas"que surgiram em mente após perder um modelo na prova que tivemos em Salto.
Abraços.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:4207c1b326="Corrado Pensalfini"]...
Levo para a Argentina 6 modelos P-30, 3 estão voando bem os outros em final de construção, ...
[/quote:4207c1b326]
Eu estava achando que levar 4 era algo exagerado. Só acho que estou um pouquinho atrasado... iniciando o 1º.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:79f4b33842="FranciscoNeto"][quote:79f4b33842="Corrado Pensalfini"]...
Levo para a Argentina 6 modelos P-30, 3 estão voando bem os outros em final de construção, ...
[/quote:79f4b33842]
Eu estava achando que levar 4 era algo exagerado. Só acho que estou um pouquinho atrasado... iniciando o 1º.[/quote:79f4b33842]

Eu sempre recomendo fazer no minimo em paralelo 2 modelos, os motivos são óbvios, o que é mais bacana é que nem o trabalho nem o tempo é duplicado por esse motivo.

[b:79f4b33842]FAA andou trabalhando nos regulamentos:
[/b:79f4b33842]http://www.faa-web.com.ar/index.php?option=com_zoo&view=item&Itemid=197

Pedidos anotados até agora: 2 Lubrilinas para Beto, 2 para Francisco, 1 molde pro Corrado.

Tá chegando a hora!
[img:79f4b33842]https://lh4.googleusercontent.com/-h9A7Zj_ofj4/TcMvYU1_0YI/AAAAAAAAMl8/O2PyqXxqJt8/s800/F1A%2520024.JPG[/img:79f4b33842]
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:89a7a606ac="Eduardo Yamin"]Eu sempre recomendo fazer no minimo em paralelo 2 modelos, os motivos são óbvios, o que é mais bacana é que nem o trabalho nem o tempo é duplicado por esse motivo.[/quote:89a7a606ac]
Era o que eu imaginava no início mas resolvi mudar a abordagem começando com um "prototipo" como você poderá ver no tópico a respeito. Depois se o tempo ficar curto parto para construções gêmeas ou quem sabe trigêmeas.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Eu gosto de construir aos pares, 2 ou 4 modelos por vez. Aproveitam-se os gabaritos já montados e enquanto a cola de um está secando, vai se montando o outro. E também as soluções estão frescas na memória. E sempre pode casar os pesos, asa mais leve com fuselagem mais pesada por exemplo. Na hora de entelar o corte do material é o mesmo e ao passar dope só suja uma vez o equipamento e a oficina. Altamente recomendado para quem já está com um projeto definido e o modelo é para atender competições. P-30s e Vespinhas eu gosto de fazer 4 de uma vez.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Em tempo: construir um modelo do porte de um P-30 é tranquilo, trabalho para menos de uma semana. O que pega é trimar o modelo. Tem que ir várias vezes ao campo, porque o clima nem sempre colabora, e alguns problemas no modelo só são solucionados na oficina. Acredito que pelo menos uns 2 ou 3 meses, indo semana sim semana não ao campo, sejam suficientes para uma trimagem razoável.
Recomendo também sempre ter vários modelos em processo de trimagem, mesmo modelos iguais tem problemas individuais e a correção de um ajuda no outro.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Verdade Beto, você acompanhou o problema que encontrei no ultimo encontro no campo, mudei o lote de borracha e os modelos não subiam, construir é fácil e da prazer mas regular e confiar nas váriaveis é complicado.
Estou definindo qual lote usar em Embalse mas antes disto tenho que testar as várias opções.
Não esqueça da borracha de 3/32 para testarmos no P-30.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Beto, obrigado pelas orientações.
Apesar de minha lerdeza a construção não deve exigir a semana. Talvez eu consiga terminar no sábado e estar pronto para Salto no domingo mas ainda dependo de minha agenda externa e da liberação da encomenda de timers e hélices pela Receita.
Eu não esperava que o processo de trimagem fosse tão longo. Como não vou ter esse tempo todo a saida vai ser ida semanal ao campo pelo menos durante um período, a menos que os Jaburus saiam do ovo voando.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Os prós é que dizem, em campeonato não se testa nada, deveria ser só mais um dia "normal" de voos, mesmo assim sempre dá algo errado :) e quem pensa que pode forçar a barra muitas vezes não chega ao final.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

FOFOCAS
Saiu na lista de VCC que estao terminando pistas novas e asfaltadas para U-control e esse ano todas as modalidades de RC estarão voando em La Cruz, e não em Rio Tercero e Villa Gral. Belgrano como em anos passados, isso quer dizer: Mais muvuca no complexo e cerimonias, além de campo de voo mais cheioe muita coisa pra ver em pouco tempo disponível.
Responder