Reforma do Wakefield Atropelado
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Reforma do Wakefield Atropelado
No campeonato argentino de 2012 em embalse, no último voo da prova de Wakefield (F1B) o meu modelo #55 pousou numa estradinha de terra e foi atropelado por um carro, quebrando os diedros e tendo os painéis das duas pontas esmagados pelos pneus. O mais incrível foi que a fuselagem saiu intacta!
Passados bons meses resolvi encarar a reforma desta asa, feita com dbox moldado em carbono, nervuras de balsa com capstrips de carbono e bordo de fuga em carbono também, encrenca das boas.
As nervuras dentro do dbox estavam em migalhas, assim como o recheio de balsa da longarina, e também as nervuras entre a longarina e o bordo de fuga que escapou inteiro.
[img:44cc8db0a8]http://lh5.googleusercontent.com/-EL17LtXxH40/UN4gDE-v_sI/AAAAAAAAAwA/cwSvXfJgcHU/s646/%2355_07.jpg[/img:44cc8db0a8]
Passados bons meses resolvi encarar a reforma desta asa, feita com dbox moldado em carbono, nervuras de balsa com capstrips de carbono e bordo de fuga em carbono também, encrenca das boas.
As nervuras dentro do dbox estavam em migalhas, assim como o recheio de balsa da longarina, e também as nervuras entre a longarina e o bordo de fuga que escapou inteiro.
[img:44cc8db0a8]http://lh5.googleusercontent.com/-EL17LtXxH40/UN4gDE-v_sI/AAAAAAAAAwA/cwSvXfJgcHU/s646/%2355_07.jpg[/img:44cc8db0a8]
Beto
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Refiz as nervuras dentro do dbox com perfil "lixa", a longarina e o carbono que fecha o dbox:
[img:0f8589c476]http://lh3.googleusercontent.com/-VscBEGKg7NQ/UN4gDYWzOII/AAAAAAAAAwE/1_0fnPHkWGk/s645/%2355_08.jpg[/img:0f8589c476]
As nervuras foram cortadas a partir de uma que sobrou quase inteira e depois recoberta com capstrip de carbono:
[img:0f8589c476]http://lh4.googleusercontent.com/-qgos5HaISMc/UN4gEhchIOI/AAAAAAAAAwQ/T2zP2RxFRXI/s379/%2355_09.jpg[/img:0f8589c476]
[img:0f8589c476]http://lh6.googleusercontent.com/-bc3eBz8BdUY/UN4gFnkZoyI/AAAAAAAAAwY/HFrjjk-aqZw/s645/%2355_10.jpg[/img:0f8589c476]
[img:0f8589c476]http://lh3.googleusercontent.com/-VscBEGKg7NQ/UN4gDYWzOII/AAAAAAAAAwE/1_0fnPHkWGk/s645/%2355_08.jpg[/img:0f8589c476]
As nervuras foram cortadas a partir de uma que sobrou quase inteira e depois recoberta com capstrip de carbono:
[img:0f8589c476]http://lh4.googleusercontent.com/-qgos5HaISMc/UN4gEhchIOI/AAAAAAAAAwQ/T2zP2RxFRXI/s379/%2355_09.jpg[/img:0f8589c476]
[img:0f8589c476]http://lh6.googleusercontent.com/-bc3eBz8BdUY/UN4gFnkZoyI/AAAAAAAAAwY/HFrjjk-aqZw/s645/%2355_10.jpg[/img:0f8589c476]
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Finalmente descobri o material que foi usado na entelagem deste modelo: Esaki!!
Entelei da mesma forma e usei silkspan da Aerobrás no bordo de ataque para deixar a superfície menos lisa:
[img:d1e9bce01e]http://lh6.googleusercontent.com/-E5rpjhuGi_k/UN4gGTD_OVI/AAAAAAAAAwg/_4toi_42_Zo/s646/%2355_11.jpg[/img:d1e9bce01e]
O mesmo rolou para a outra semi asa:
[img:d1e9bce01e]http://lh5.googleusercontent.com/-GYf5nN4JXu8/UNkFbtZwP_I/AAAAAAAAAvM/5q4PTtWBVgg/s608/%2355_02.jpg[/img:d1e9bce01e]
[img:d1e9bce01e]http://lh3.googleusercontent.com/-uTo2jgdi-FE/UNkFa0beiEI/AAAAAAAAAvA/tVMXO6CgReA/s351/%2355_03.jpg[/img:d1e9bce01e]
Agora é passar dope e testar em voo:
[img:d1e9bce01e]http://lh6.googleusercontent.com/-0B9nAqIW2Gk/UN4gHfA_-lI/AAAAAAAAAwo/4SD5vIbLCpY/s646/%2355_12.jpg[/img:d1e9bce01e]
Entelei da mesma forma e usei silkspan da Aerobrás no bordo de ataque para deixar a superfície menos lisa:
[img:d1e9bce01e]http://lh6.googleusercontent.com/-E5rpjhuGi_k/UN4gGTD_OVI/AAAAAAAAAwg/_4toi_42_Zo/s646/%2355_11.jpg[/img:d1e9bce01e]
O mesmo rolou para a outra semi asa:
[img:d1e9bce01e]http://lh5.googleusercontent.com/-GYf5nN4JXu8/UNkFbtZwP_I/AAAAAAAAAvM/5q4PTtWBVgg/s608/%2355_02.jpg[/img:d1e9bce01e]
[img:d1e9bce01e]http://lh3.googleusercontent.com/-uTo2jgdi-FE/UNkFa0beiEI/AAAAAAAAAvA/tVMXO6CgReA/s351/%2355_03.jpg[/img:d1e9bce01e]
Agora é passar dope e testar em voo:
[img:d1e9bce01e]http://lh6.googleusercontent.com/-0B9nAqIW2Gk/UN4gHfA_-lI/AAAAAAAAAwo/4SD5vIbLCpY/s646/%2355_12.jpg[/img:d1e9bce01e]
-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 851
- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
- Localização: Curitiba Parana
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Modelo pronto para os primeiros testes de voo, espero que amanhã em Salto.
[img:f8910550ee]http://lh3.googleusercontent.com/-znj6FQ1Yj6Y/UN9bSjPCniI/AAAAAAAAAxM/fm2MOhSMIl8/s631/%2355_13.jpg[/img:f8910550ee]
[img:f8910550ee]http://lh3.googleusercontent.com/-eWCHQGXM68Y/UN9bSojliGI/AAAAAAAAAxI/BzrOUOF_UBw/s645/%2355_14.jpg[/img:f8910550ee]
[img:f8910550ee]https://lh5.googleusercontent.com/-d5xp1Oxx56k/UN9bS635QDI/AAAAAAAAAxU/reMUtH4DMM0/s549/%2355_15.jpg[/img:f8910550ee]
[img:f8910550ee]http://lh3.googleusercontent.com/-znj6FQ1Yj6Y/UN9bSjPCniI/AAAAAAAAAxM/fm2MOhSMIl8/s631/%2355_13.jpg[/img:f8910550ee]
[img:f8910550ee]http://lh3.googleusercontent.com/-eWCHQGXM68Y/UN9bSojliGI/AAAAAAAAAxI/BzrOUOF_UBw/s645/%2355_14.jpg[/img:f8910550ee]
[img:f8910550ee]https://lh5.googleusercontent.com/-d5xp1Oxx56k/UN9bS635QDI/AAAAAAAAAxU/reMUtH4DMM0/s549/%2355_15.jpg[/img:f8910550ee]
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Envergadura 180 cm, peso 235 gramas já com 30g de borracha, 5 gramas acima do peso mínimo:
[img:843996ec76]http://lh4.googleusercontent.com/-NCtVD0Cdu70/UN9bYCNkySI/AAAAAAAAAxg/8JRTzhdY-m0/s645/%2355_16.jpg[/img:843996ec76]
[img:843996ec76]http://lh3.googleusercontent.com/-FdITePwR38M/UN9badHD7qI/AAAAAAAAAxw/lC3jI6O10dg/s646/%2355_17.jpg[/img:843996ec76]
[img:843996ec76]http://lh4.googleusercontent.com/-NCtVD0Cdu70/UN9bYCNkySI/AAAAAAAAAxg/8JRTzhdY-m0/s645/%2355_16.jpg[/img:843996ec76]
[img:843996ec76]http://lh3.googleusercontent.com/-FdITePwR38M/UN9badHD7qI/AAAAAAAAAxw/lC3jI6O10dg/s646/%2355_17.jpg[/img:843996ec76]
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
Nariz com DPR (solta a hélice embandeirada pelo timer) mas com passo fixo:
[img:31166c8a38]https://lh5.googleusercontent.com/-DW0Oz6HwY5g/UN9bY6ajWoI/AAAAAAAAAxo/wAL_z0lmby0/s646/%2355_18.jpg[/img:31166c8a38]
Timer mecânico, candidato a virar eletrônico (já deu alguns galhos):
[img:31166c8a38]http://lh5.googleusercontent.com/-2cxjt07pbYc/UN9bcv2IMKI/AAAAAAAAAx4/cl19w7nTxJY/s639/%2355_19.jpg[/img:31166c8a38]
Leme (esfolado quando do atropelamento) e estabilizador:
[img:31166c8a38]http://lh4.googleusercontent.com/-CyI_7koDtdw/UN9bd6eRqnI/AAAAAAAAAyA/N6Jkf2siXUE/s395/%2355_20.jpg[/img:31166c8a38]
[img:31166c8a38]https://lh5.googleusercontent.com/-DW0Oz6HwY5g/UN9bY6ajWoI/AAAAAAAAAxo/wAL_z0lmby0/s646/%2355_18.jpg[/img:31166c8a38]
Timer mecânico, candidato a virar eletrônico (já deu alguns galhos):
[img:31166c8a38]http://lh5.googleusercontent.com/-2cxjt07pbYc/UN9bcv2IMKI/AAAAAAAAAx4/cl19w7nTxJY/s639/%2355_19.jpg[/img:31166c8a38]
Leme (esfolado quando do atropelamento) e estabilizador:
[img:31166c8a38]http://lh4.googleusercontent.com/-CyI_7koDtdw/UN9bd6eRqnI/AAAAAAAAAyA/N6Jkf2siXUE/s395/%2355_20.jpg[/img:31166c8a38]
- eduardo.jr
- membro
- Mensagens: 573
- Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
- Localização: são paulo sp
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:27cb213c11="betocastrucci"]Nariz com DPR (solta a hélice embandeirada pelo timer) mas com passo fixo:[/quote:27cb213c11]
Não compreendi essa parte... Quer dizer, embandeirar a hélice, pra mim, significa alterar o passo. Descreva mais ese mecanismo.
Não compreendi essa parte... Quer dizer, embandeirar a hélice, pra mim, significa alterar o passo. Descreva mais ese mecanismo.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.