Roof Tramp

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Eu sugeri essas modificações ao Álvaro, lá no Ibira e to vendo que vocês já tiraram as mesmas conclusões. Muito legal! Estamos no caminho certo. Achei mesmo que o RT tinha muito pouco momento de cauda e pouco nariz. Voa bem, mas voaria melhor com essas correções. Não precisaria de tanta deflexão no trust line e seu planeio seria mais duradouro.

Beto, o modelo é o Cadet (o que você vu no Ibira) mas o SkyBunny tem proporções parecidas.

Outra modificação a ser testada é o motor, pra prolongar o vôo pra lá do minuto. Eu faria um motor com apenas 1 loop de 1/8, mais longo. Pode ser que pra alguns RTs o esse motor fique fraco. Se ficar, volto pros 2 loops de 3/32 só que com loops mais longos.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

essa de trocar o motor já está nos meus planos, usar 1/8" e longo. pelo que percebi, no meu RT estava sobrando motor para subir, precisaria de menos torque e mais duração.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Mas com 1 loop longo não dá pra trançar, certo?
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Ah... E por falar em Skybunny o meu tá já tá na bancada... Devo terminá-lo e me presentear no Natal! : )
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

no meu com a trança, a hélice estava ficando tracionada e não girava livremente (freeweeling). decidi tirar a trança, preferi deixar o elástico fazer a barriguinha a não ter a hélice girando solta. a meu ver funcionou bem, teve só uma vez que o elástico se soltou e fez o efeito de um d/t alterando o cg do modelo.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Dá pra trançar um loop longo sim, a trança não fica tão bonitinha, mas fica uniforme o suficiente pra segurar o CG no lugar.

Beto, pode trançar o motor, mas só o suficiente pra diminuir a barriga na hora do planeio. Se trançar demais, o motor puxa o gancho da hélice e ai realmente prejudica o giro livre.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

No caso dos modelos tipo EZB e A6 a coisa funcina assim:

Não existe fase de planeio sendo o vôo ideal aquele em que o modelo toca o solo no momento exato em que a mecha termina de desenrolar, não havendo necessidade de roda livre na hélice.
As mechas são invariavelmente de um loop sem trançar e seu comprimento é de mais ou nenos 50% maior do que a distância entre os ganchos.

Dá para concluir que se o Roof Tramp fosse mais leve, e isso é perfeitamente possível, usando uma mecha de um loop de 1/8, 50% maior do que a distância entre os ganchos, teria uma descarga muito mais lenta e um tempo de vôo muito mais longo, não dependendo de planeio para aumentar a duração. Se fosse para considerar o planeio, o modelo deveria ter outra configuração que o tornasse melhor planador.


Modelos onde a fase de planeio é determinante para a duraçõ do vôo geralmente são outdoor. Casos do P30, Coup d'hiver e Wakefield.

Nessas modalidades existem duas táticas de vôo:
1 - mecha curta menor do que os ganchos.
hélice com passo menor.
perfil com pouco camber e bordos de ataque afilado.
Gerando subida muito rápida para poder entrar nas térmicas mais fortes.
Menor tempo de motor e maior tempo de planeio.

2 - Mecha longa trançada.
hélice com passo maior.
Perfil com mais camber.
Subida lenta com mais duração aumentando as chances do modelo achar uma térmica em baixa altitude.
Maior tempo com motor e menor em planeio.

Esses modelos são praticamnete planadores com motor elástico. O Roof Tramp é um ROG indoor e não tem nada de planador. Seu tempo de vôo é determinado basicamente pela duração da descarga da mecha, que deve ser a mais lenta possível porém com rpm suficiente para impulsionar o modelo.

Aumentar o momento de cauda do Roof traz dois benefícios: maior estabilidade e maior comprimeto de mecha. Facilitando a trimagem e aumentando a duração do vôo, pois uma mecha longa terá descarga mais lenta. Essa hélice atual tem passo pequeno e pouca área de pá. Acho que a mudança de hélice melhoraria muito o desempenho do modelo.

Os objetivos da mecha trançada são:
Evitar que os nós se acumulem num único ponto alterando a posição do CG e manter o nariz sob ligeira tensão impedindo que o mesmo se despreenda da fuselagem no final da descarga. A roda livre ideal nesse caso é a que não depende do afrouchamento da tensão da mecha para ser liberada.
Uma mecha de um loop quando carregada corretamente irá distribuir os nós de forma uniforme evitando o problema de deslocamento do CG.
Assim, não acho recomendavel trançar as mechas de modelos de duração indoor, pois isso diminuiria o número de voltas da mesma.

O Roof Tramp outdoor já é outra história. Outdoor e indoor são mundos diferentes e não funciona muito querer configurar um modelo de uma mesma forma para voar em ambientes diversos.
Avatar do usuário
Tegamite
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Nov 18, 2005 8:40 am
Localização: Santo André/SP

Idéia de armação. Será que funcionaria?

Mensagem por Tegamite »

[quote:cbb7704c7a="Alvaro Sala"]Edu, está permitido.
Já pensei em fazer a fuselagem assim. Sei que a vareta japonesa é bem leve, mas não tenho idéia se a construção resistiria à torção.
A senhora Sala agradece os elogios.[/quote:cbb7704c7a]


Olá Alvaro, parabéns pelo Roof Tramp, quanto ao usar depron e vareta tive a idéia que estou enviando por foto. Vou testar, e se funcionar eu mando um post.

Abraços.
Anexos
Uma idéia que tive.
Uma idéia que tive.
ARMAÇÃO.jpg (35.71 KiB) Exibido 27482 vezes
ROOF TRAMP - 100% - STARCESSNA - 48%
FERRARINHA - 62%
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Pessoal, como a maioria já sabe construi 3 modelos pra 1a taça RT no Ibira, pois bem, voei voei e voei até que as asas (as 3) acabaram partindo no meio, então, hoje resolvi fazer 3 novas asas e pensando em [b:00ca5e399e]utilizar somente cianoacrilato para fixar os suportes da asa[/b:00ca5e399e], acabei inventando uma maneira:

Já tinha fixado com sucesso os suportes utilizando CA nas asas dos RTs sem agredir o depron (Aerobrás) mas a quantidade de CA que se pode utilizar é minima, destacando o suporte com qualquer pacadinha mais forte.

O Processo é o seguinte: isolo todas as partes que entrarão em contato com o CA, começo enfitando com durex comum ou colorido :lol: a raiz da asa na parte de baixo e em cima ( só para reforço). Nas laterais da fuselagem coloco fitas adesivas para evitar colar ou facilitar descolar se escorrer CA nessas áreas e na parte superior uso fita dupla face para firmar e alinhar perfeitamente a asa na fuselagem, assim posso efetuar a colagem dos suportes sem ter que me preocupar com nada a não ser o diedro (angulo) que vou querer.
Depois de seco, passo o estilete nas laterais para me certificar que os suportes não estão presos à fuselagem, enfio uma chapa fina de plástico entre a fita dupla face e a fuselagem e pronto separo as peças sem grilo. Agora posso remover as fitas nas laterais e pôr pra voar! Boa montagem.
Anexos
FixaAsaRT.gif
FixaAsaRT.gif (4.93 KiB) Exibido 27468 vezes
Abs,
EY
rafabreu
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Jun 08, 2007 4:58 pm
Localização: sete lagoas, mg

Mensagem por rafabreu »

olá , soui novato em aeromodelismo... poderiam me informar o material usado e a planta?
Responder