Free Flight For Ever

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Carlos Bastos
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 2:54 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Free Flight For Ever

Mensagem por Carlos Bastos »

:D :D :D Fiquei contentíssimo ao dar com este Forum. Foi graças a um participante num Forum português que me encaminhou para aqui. E porque razão estou contentíssimo? É que cá por Portugal já não se pratica Voo Livre. É um país muito moderno! é só modelos ARF, Helis, voo circular, e quadricópteros. O Voo Livre foi praticamente banido pelo organismo federativo e pelos seus praticantes, também.
Lembro, com saudade, a equipa brasileira que esteve no campeonato do mundo em 1981, em Burgos, Espanha. Lembro ainda que o chefe de equipa, um tipo porreirão, era Jurista em Baurú. Até me ofereceu uma T- shirt da terra dos Índios!
Depois nunca mais vi ou tive conhecimento de participantes brasileiros em campeonatos do mundo das fórmulas FAI. Às vezes vou a um ou outro sítio para ver e fazer de cronometrista. Lamentavelmente este ano não posso ir a Poitou pois tenho uma doença que me impede de sair da zona de Lisboa por mais de 2 dias.
Parabéns ao Álvaro Sala, pela moderação, e estou certo que vou aprender muito através do Vosso Forum.
Um abraço a todos. :D :D :D
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O mais curioso, Carlos, é que um dos melhores materiais para quem está iniciando, e que temos disponível para download no Fórum, vem justamente de patrícios seus:
José Carlos Rodrigues e Clube de Aeromodelismo de Lisboa (o fornecimento desse material foi previamente autorizado pelos detentores dos direitos).

http://www.e-voo.com/downloads/
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Obrigado pelo elogio, pá!
Me deu saudades dos tempos em que eu tomava uma bica e um bagaço ao lado do Fernando Pessoa na Brasileira...
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Acho que todo voo livrista se sente elogiado ao ler este topico
Att
Eduardo
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Re: Free Flight For Ever

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:51a207a651="Carlos Bastos"]... É que cá por Portugal já não se pratica Voo Livre.
... só modelos ARF, Helis, voo circular, e quadricópteros. O Voo Livre foi praticamente banido pelo organismo federativo...[/quote:51a207a651]
Carlos, por aqui a realidade em nada difere.
Importante ressaltar que o Alvaro Sala não só desempenha o papel de moderador deste forum como é o esteio, grande incentivador e nos últimos anos o responsável pelo aumento da prática do voo livre cá entre nós.
No capítulo aprendizado ouso recomendar a visita ao blog http://volarlibremente.wordpress.com/volar-libremente/ indicado pelo igualmente informativo blog de nosso amigo Eduardo Yamin http://eduardoyamin.blogspot.com
Daquele transcrevo um post que considero uma das melhores, talvez a melhor definição do que representa o voo livre, motorizado ou não, para aqueles que o praticam.

"[i:51a207a651]Volar Libremente

El aeromodelismo de vuelo libre nos enseña que cada detalle, cada ajuste, es crucial. Cada modelo es al mismo tiempo una maquina voladora y una obra de arte destinada a funcionar en un universo de variables infinitas.
Al que dejamos escapar de nuestras manos, esperando que con buena suerte retorne con nosotros.

Un hermoso ejemplo de la capacidad humana de crear, a pesar de tanta destrucción de la que somos participes voluntarios o no – a diario en estos días…

Y un recordatorio de que el vuelo solo es posible atendiendo a cada pormenor.

El vuelo libre com motores a explosión, es talvez la mejor metáfora de la vida misma, dado que en estas disciplinas, cada decisión implica la eventualidad, la posibilidad cierta de perder meses de trabajo, muchas horas de disfrute personal, estrellados en el suelo.
Un pequeño mecanismo destinado a funcionar durante apenas unos instantes, determina el futuro de todo el conjunto

Todo depende de todo…
La condicion es que también puede suceder lo imprevisto.

Cada vuelo es una experiencia de adrenalina y de descubrimiento sensorial

La motivación del aeromodelista es una expresión de la inquietud humana por controlar las variables, de ajustar los mecanismos que nos permitan volar libremente

Y es una demostración de que el conocimiento comienza con el asombro y continúa con el descubrimiento a trávez de la experiencia.

Es por eso que dedico especialmente este espacio a todos aquellos que disfrutan de cada vuelo y de ayudar a los demás a mirar el cielo mientras amanece[/i:51a207a651]."
Stick & Tissue Forever!
Responder