Aprimorando técnicas

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Salem
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Aprimorando técnicas

Mensagem por Salem »

Depois de um tempo amadurecendo as idéias comecei a cortar balsa.
Fiz um desenho qualquer usando um perfil "não tão simples" e iniciei a construção.
É aquela história:
Se não voar vai ser um belo enfeite pra sala.

[img:ec21586e51]http://farm6.staticflickr.com/5336/9261825343_6710bd7567_o.jpg[/img:ec21586e51]
Imprimi o perfil (naca 6409) e fiz o gabarito com Al 1mm.

Mesmo procedimento foi feito com o estabilizador(clark Y).
Aqui dá pra ver a modificação feita no BF do perfil da asa.
[img:ec21586e51]http://farm8.staticflickr.com/7313/9264606406_51f2711bee_o.jpg[/img:ec21586e51]

Estabilizador pronto
[img:ec21586e51]http://farm4.staticflickr.com/3679/9264606628_049b5ee205_o.jpg[/img:ec21586e51]

[img:ec21586e51]http://farm8.staticflickr.com/7426/9261831403_b754a2dee7_o.jpg[/img:ec21586e51]


Quero fazer um DT também. Estava com dúvida na fixação do mesmo mas descobri (Lendo e aprendendo) que ele fica "solto" da fuselagem e fixo somente pelos elásticos e fios limitadores.

No fim das contas achei que ele ficou muito robusto. Acredito que não era necessário tanta madeira para um estabilizador...
Veremos.

PAZ
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Salem,
Não tem por que virar enfeite. Pelos perfis escolhidos tem tudo pra voar bem.
Qual envergadura você vai fazer?
Por favor mostre uma vista de planta para dar uma idéia das proporções que você vai usar.

Como exemplo, veja o vídeo do meu Lazy Daisy que tem 762 mm de envergadura (30"). Esse modelo tem exatamente o mesmo perfil na asa e muito similar no estabilizador. Voa pesando 55g.

[yt]j0KAHrAD780[/yt]
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Ah!! Sim, antes que eu esqueça: Tá muito legal essa construção!
Salem
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Mensagem por Salem »

Muito obrigado pelos elogios.

A planta está sendo desenvolvida no decorrer da construção. Fiz um primeiro esboço no corel e fui adaptando ao andar da carruagem.
Um exemplo disso é junção da nervura com o BF que já foi mostrado.
Assim que possível darei uma organizada nos desenhos e posto o que pretendo.

Vou deixá-lo com 70 de envergadura por 13 de corda. O estabilizador está com 28x8.

Sei que ele vai ficar bem pesadinho tbm. Tenho dificuldade pra comprar balsa... sempre que me aventuro tenho que fazer pela internet e, além do frete que acaba encarecendo um pouco não tenho como escolher uma madeira de melhor qualidade.

Continuarei e noticiarei conforme possível.

Obrigado
PAZ
Salem
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Mensagem por Salem »

...

[img:aaddedc138]http://farm6.staticflickr.com/5473/9277285796_aa97d72dcb_o.jpg[/img:aaddedc138]
Mais uma alteração feita.
A princípio tinha pensado em longarinas de 4x5 e 3x4mm. Depois de impresso vi o quão frágil ficaria e aumentei um pouco.
Agora acredito que tá beleza.

A mesma coisa aconteceu com o estabilizador porém acabei exagerando um pouquinho. Podia ter ficado mais fino já que esse não sofre tanta pressão.

[img:aaddedc138]http://farm8.staticflickr.com/7363/9274497727_9814248566_o.jpg[/img:aaddedc138]

[img:aaddedc138]http://farm8.staticflickr.com/7304/9274499111_2ea67fe20c_o.jpg[/img:aaddedc138]

...
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Sugestão:
Tente um peso máximo de 80g (preferível 70g)
Deixe 40 Cm do BF da asa até o BA do estabilizador.
Salem
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Mensagem por Salem »

[img:8fe72aedf9]http://farm4.staticflickr.com/3753/9277949734_c34a105e50_o.jpg[/img:8fe72aedf9]
Essa tá com 35 de LTO (do cg até 33% do estab.).

Vi se post assim que terminei de fazê-la e acabei postando essa mesmo pra passar uma idéia de como vai ser.

Essa configuração que passei foi conseguida usando [url=http://http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8313] ESSA FÓRMULA [/url] que, aliás, uso para todos os meus modelos.

Como ficaria o cálculo dessa sua sugestão? Uso o mesmo e altero o cg de acordo com o momento de cauda?
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Salem,
O link que você postou não funcionou na minha máquina mas pelo seu desenho, esse planador vai dar um bom modelo de voo livre (longe de virar enfeite).
Na minha visão, um maior volume de cauda não implica em atrasar o GC obrigatoriamente. Pra mim quer dizer que você "pode" voar com CG mais atrasado sem perder estabilidade, dessa forma exige menos peso no nariz e menor decalagem, tornando o modelo mais leve e com menos arrasto, o que é desejado para voo de duração.

Estou acompanhando (e torcendo) porque eu aprendo mais observando o resultado de um determinado modelo em comparação a outro, do que seguindo fórmulas e ereceitas teóricas.
Salem
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Mensagem por Salem »

Seria como se o estabilizador levantasse a cauda mas somente até o ponto em que a linha da corda se mantenha paralela ao horizonte mas não nunca ultrapassando esse ângulo que seria sempre igual ao ângulo de ataque do projeto (aproximadamente 2º nesse meu projeto)?
Salem
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Mensagem por Salem »

[img:01dcabad79]http://farm6.staticflickr.com/5451/9295977952_c0382f3928_o.jpg[/img:01dcabad79]

O modelo se comportaria dessa forma em voo com vento de frente e as superfícies atuariam em conjunto mantendo toda a massa suspensa.
Temos o V longitudinal atuando (juntamente com outras forças equilibradoras), mantendo o equilíbrio mesmo com o CG um pouco pra trás do projetado.

Agora que me dei conta:
Os ângulos indicados na figura são os que estão no meu projeto. Na imagem eles estão com, respectivamente, 0º e -2º, asa e estabilizador.

O cortazar, por exemplo, tem 4º de v longitudinal. Usando o que disse há pouco ele voaria com o estabilizador em -4º e a asa em 0º com o horizonte.
O posicionamento do cg indicado na planta foi conseguido depois dos testes feitos com as primeiras construções (protótipos).

Seria isso mesmo?
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