Primeiros Modelos, sempre um aprendizado

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

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Fernando Reis Carvalho
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Primeiros Modelos, sempre um aprendizado

Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 23 Jul 2013 23:47

Após passar algum tempo sem postar nada e depois de muito ler os tópicos sobre os aeros de voo livre, resolvi me aventurar nas minhas PRIMEIRAS construções... Depois da prova de Egg que eu, infelizmente, não pude comparecer mas fiquei super empolgado e cheguei a construir os primeiros modelos "de verdade" onde eu mesmo cortei, colei, lixei e pintei. E os primeiros foram justamente os Egg 6", 5 no total mas 2 se foram, um eu não resisti e lancei do Morro de Santo Antônio lá em Caraguatatuba a 230 metros de altura do nível da praia, voou igual um jato até sumir de vista e o segundo o mar o tragou, lancei da beira da praia e foi direto para o fundo das águas, antes que tocasse a água eu cronometrei 67 segundos, nada mal para um dos primeiros modelinhos construidos. :D
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Edson Carvalho
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Mensagempor Edson Carvalho » 24 Jul 2013 20:12

Olá amigo!

PARABÉNS! é isto mesmo construindo, voando, e perdendo as vezes.

Abraços e bons vôos.

Fernando Reis Carvalho
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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 27 Jul 2013 01:23

Valeu Edson, bom estou começando nas construções e logo postarei as fotos dos modelos, irei precisar da ajuda do pessoal para que possam voar. Parece algo simples mas é de uma bpa complexidade conseguir um bom resultado nao hora de pronto. Abs
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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 28 Jul 2013 10:05

São essas as primeiras construções dos modelos Egg 6", Bentevi (aerobrás) e Colegial (aerobrás)... O Bentevi esta muito bom, mesmo com algumas falhas na construção, procurei alinhar a fuselagem da melhor forma possível com a ajuda de esquadros e a asa também para que o diedro positivo seja da mesma medida dos dois lados, o resultado é esse ai rs :) :) Seria muito bom receber algumas dicas para melhorar e aprender mais nas próximas construções, a meta é usar todas as técnicas para a construção do restante dos kits da aerobrás, não aguentei e comprei quase todos os modelos à elástico, Colegial, Piper, Paulistinha, PT-19, Taylorcraft, Aeronca... e mais alguns da série da Guillow's ; F6F Hellcat, A - 1H SKYRAIDER, Piper Cherokee( vou mandar ampliar a planta e construir um maior) e mais alguns. Entrei de corpo e alma nesse esporte - ciência que é o aeromodelismo

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img27/5974/rq17.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img849/4480/95jh.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img442/6180/4huh.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img818/6550/slb9.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img839/32/6ckx.jpg[/img:a2c38b71ed]

:D :D :D

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 28 Jul 2013 10:15

Irei montar a asa o leme e o profundor do Colegial, caso o modelo todo fique leve com espero que esteja, irei tentar usá-lo como "cobaia" para a conversão à elétrico ... Ah, todas as construções foram feitas sem as madeiras usadas nos kits, comprei um lote bem generoso de balsa de diversas espessuras e densidades para poder fazer, ao menos, 2 modelos de cada kit... Posso estar parecendo um lunático, e estou sim kkkkk sou fanático por aviões e sempre olhei os posts do pessoal e resolvi me aventurar mas acho que exagerei um pouco na "dose" kkkkkk, o importante é a diversão que terei até o fim do ano rsrsrs

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 28 Jul 2013 10:21

Irei entelar o Bentevi e caso alguém ver esse tópico e puder me ajudar à respeito da trimagem desse modelo será de grande valia para o meu aprendizado.

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Mensagempor Alvaro Sala » 28 Jul 2013 11:33

Fernando,
Pelas fotos parece que você já constrói bem. Parabéns!
Para você começar na trimagem com kits da Aerobrás, sugiro o Vespinha poreque ele tem algumas vantagens.
1. É asa alta, o que quer dizer maior estabilidade.
2. Tem o bloco do nariz removível que facilita o ajuste de thrust line.
3. Construção da fuselagem em chapas que é mais fácil e resistente aos inevitáveis impactos sofridos nos primeiros voos.
4. Quem tem um bom estoque de balsa pode fazer o modelo leve.
5. Bom voador. Na última prova que fizemos, o pessoal estava passando de 2 minutos de voo (o que é bom até para um P-30).

Sobre trimagem de modelos a elástico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111

Noto que você é do litoral norte paulista (aliás, coloque a localização no seu perfil), se tiver oportunidade de vir a São Paulo avise.
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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 28 Jul 2013 11:52

Ahh Muito obrigado Alvaro, se já construo bem como você disse então estou no caminho correto , o Bentevi foi o primeiro modelo o qual construi sozinho... E em relação ao local onde moro, sou da Capital mesmo, estive no litoral para passar uns dias e saltar de Paraglider, moro aqui em Santana, Zona Norte, bem próximo ao metrô Parada Inlgesa da linha azul... Sim, irei ler e ver se consigo um bom resultado.
Agradeço mais uma vez o elogio, ainda mais vindo de um grande entusiasta do voo livre. Qualquer reunião, ou provas futuras que marcarem me avise para que eu possa me programar já que a minha escala de trabalho me deixa somente com um final de semana a cada 45 dias, mas.caso as provas ocorram de manhã, como de costume eu farei o possível e o impossível para se divertir e aprender :wink:
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Mensagempor Edson Carvalho » 29 Jul 2013 08:07

Parabéns!

Muito boa a sua construção Fernando, nem parece ser seu primeiro kit.

O Alvaro tem razão, iniciar o conhecimento de trimagem e ajustes é mais indicado um modelo asa alta, sugestão do Alvaro é boa...(Vespinha)

Observação: acho que nasceu mais um cupim... rsrs

Abraços e bons voos.

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eduardo.jr
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Mensagempor eduardo.jr » 29 Jul 2013 08:39

ops eu vi um colegial ali hem, não voa tão bem quanto hum vespinha mas é um otimo modelo............
Att
Eduardo

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Mensagempor Edson Carvalho » 29 Jul 2013 09:46

Bem lembrado Eduardo

Montei um kit dele há mais de 20 anos atrás, voava muito bem.

Este modelo dá bem para o Fernando aprender trimagem e ajustes

Pena que não sei postar fotos, pois ele faz parte das boas lembranças, mesmo que na parede sem entelagem.

Abraços e bons voos

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Mensagempor Gilberto » 29 Jul 2013 10:44

Digitalize as fotos, envie para o meu e-mail que eu posto para você.

gilberto-branco@uol.com.br

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 29 Jul 2013 12:26

Poxa amigos muito bacana as dicas e sugestões sobre o que ser o mais indicado, ou como fazer para melhorar... Agradeço muito a atenção de todos. Bom, eu poderia tem comprado o kit do Vespinha mas meu pensamento foi completamente contrário ao dos amigos, por eu ser um tanto "recruta" no aeromodelismo e ver os posts referentes ao Vespinha, não achei ele tão ideal assim para começar pelo fato de todos dizerem que é um excelente voador, que participa de provas, e eu, erroneamente, associei isso a uma construção mais esmerada sem margem para os comuns erros dos novatos (excesso de cola, mal alinhamento estrutural, entelagem bem "rústica" e outros...) e por ter a estrutura simples mas não menos complexa, optei pelo Bentevi e agora vejo o reflexo dessa escolha com as informações que os senhores estão me passando. Não acertei em 100% na escolha dos dois primeiros modelinhos para construir mas isso é mais um aprendizado e na terceira construção, certeza, irei de Vespinha hehehehe. Como disse o Edson; nasceu mais um cupim e nasceu com muita fome kkkkkkk
E sobre as fotos digitalizadas, irei digitaliza-las e mandá-las para o seu e-mail Gilberto, obrigado pela atenção.

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 29 Jul 2013 12:56

Essas são as fotos do restante das partes do Colegial, o vício do voo livre tomou conta de mim kkkkkkkk não deu tempo para digitalizar, estou mandando do celular, estou no metrô indo para o trabalho kkkkk amanhã estarei de folga e irei terminar o Bentevi e o Colegial :twisted: :twisted: :twisted:

[img:82f1a7f5b0]http://imageshack.us/a/img543/5082/v0wn.jpg[/img:82f1a7f5b0]

[img:82f1a7f5b0]http://imageshack.us/a/img17/4261/xtw1.jpg[/img:82f1a7f5b0]

[img:82f1a7f5b0]http://imageshack.us/a/img33/7555/6kd6.jpg[/img:82f1a7f5b0]

[img:82f1a7f5b0]http://imageshack.us/a/img829/4686/4qqj.jpg[/img:82f1a7f5b0]

[img:82f1a7f5b0]http://imageshack.us/a/img22/2315/vfug.jpg[/img:82f1a7f5b0]

[img:82f1a7f5b0]http://imageshack.us/a/img850/1364/f1b9.jpg[/img:82f1a7f5b0]

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 29 Jul 2013 13:00

Essa ultima foto mostra o quão longe levou a minha insanidade kkkkkkk comprei tudo o que estava disponível e isso é só o que esta no meu quarto, na sala tem mais e mais kkkkkk nessa caixa, acho quem tem mais uns 15 kits e muita eletrônica para conversão de elástico para elétrico e alguns kits já eletrificados esperando a vez de serem montados rsrsrs devo estar doido mesmo kkkkkkkk

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Mensagempor eduardo.jr » 29 Jul 2013 20:40

caraca depois eu sou o louco exagerado rs.....
Att

Eduardo

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Mensagempor Alvaro Sala » 29 Jul 2013 21:12

Minha avó, espanhola (descanse em paz) sempre que via a molecada aprontando falava um ditado que em português ficaria assim:
"Deus os cria e eles se juntam"

Acho que o Eduardo e o Fernando deviam marcar pra trocar figurinhas...

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 29 Jul 2013 22:39

Kkkkk, na boa, acho que fui um pouco longe, a minha sala nem parece mais uma sala, as visitas entram e fazem a mesma pergunta : " Vocês estão de mudança?" kkkkkk é muita caixa kkkk minha irmã já esta de saco cheio e sempre que eu vou olhar alguma caixa ela diz ; " Se vai olhar as suas coisas então olha só o necessário, porque quando voce inventa de mexer nessas tranqueiras algum móvel tem que mudar de lugar " kkkkkkkkkk e se o Eduardo Jr também passa por isso, acho que quando nos encontrarmos não iremos só trocar figurinhas mas sim o album inteiro kkkkkkkkk
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Mensagempor -NiHoN- » 29 Jul 2013 23:07

Fernando, muito bom seu trabalho. Esta usando balsa do kit?

Aew Edu, você não é exclusividade na face da terra!!! Kkkk

Abraços!!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 30 Jul 2013 08:43

Olá NiHoN, muito obrigado, estes estão sendo os meus primeiros kits, a balsa que estou utilizando não é a dos kits já que estas vieram com densidades diferentes, exemplo disso são as varetas que vieram no Betevi, não parecem balsa e tudo indica que seja Caxeta, posso estar errado, mas a densidade, a coloração deixam claro que nao é balsa ou pelo menos não parece ser. Eu comprei uma grande quantidade de balsa, a minha ideia era fazer ao menos 2 ou até mais kits de cada modelinho, eu me empolguei um pouco rsrs lembro de ler em algum post do Alvaro que onde fosse e tivesse balsa à venda ele compraria ao menos uma chapinha rsrsrs e perto do meu trabalho tem uma dessas Casa do Artista que vendem chapas e por eu ser estudante tenho um bom desconto, como se a cada três chapas eu ganhasse a qurta de graça... E no mesmo Bentevi utilizei uma técnica que um colabordor de ideias aqui do e-voo, fhKawasaki , usou em uma de suas construções que era em como montar a asa, usando balsa um pouco mais dura no bordo de ataque e longarinas (para aguentar alguma pancada mais forte) e balsa mais leve no bordo de fuga e nervuras para compensar o peso, o resultado não poderia ser melhor, a asa esta forte e resistente.
Abraço amigo.
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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 30 Jul 2013 11:02

Ao que me parece, ou eu estou fazendo algo errado ou o que eu penso que esta certo não esta... minha duvida bate na palavra propulsão. Não estou conseguindo entender as "leis" que fazem os modelinhos dos senhores terem empuxo o suficiente para fazer os aviões subirem e subirem até acabar a corda dada no elástico, não estou conseguindo entender essa lógica, tamanho do elástico, numero de voltas, tipo de elástico usado e o principal, como juntar tudo isso para que o meu modelo possa ter o empuxo suficiente para voar. Lembrando que o modelinho é o Bentevi....Todas as sugestões sarão bem vindas, obrigado amigos. :D

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Mensagempor inhoemal » 30 Jul 2013 13:56

Fernando funciona assim quanto mais fina ou menor numero de loops mais tempo de descarga e menos torque= empuxo inicial,
ai depende de modelo pra modelo, pra esse Bentevi eu sugiro 2 loops de 1/8 do pino ate uns 4 dedos alem do nariz. sugiro que o bloco do nariz seja solto pra facilitar o ajuste de trhust line isso vai facilitar muito a trimagem.

[img:3f23748564]http://www.evoo.com.br/forum/files/v6_119.jpg[/img:3f23748564]
[img:3f23748564]http://www.e-voo.com/forum/files/v5_189.jpg[/img:3f23748564]

Comece com planeio de mão, depois umas 350 voltas e va subindo de 150 em 150 ate perder o modelo rs... digo umas 1000 voltas

fotos tiradas do topico
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=937584

ps.: este me parece ser um modelinho critico pra primeiro modelo portanto não fique chateado com possíveis avarias
Tudo que sobe um dia desce (ai ai desce ali não fuD.......)
ABRAÇOS

Fernando Reis Carvalho
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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 30 Jul 2013 15:18

Quando eu já achava que o pessoal estava dando dicas bacanas, me surpreendo positivamente com mais uma, por favor não parem de dar conselhos mágicos rsrs estou mais empolgado em não parar mais com as construções, o E-voo é a verdadeira Meca do aeromodelismo.
O inhoemal me ajudou e muito as fotos que seguem mostram como segui o conselho e como deixei o bloco do nariz. A borracha não foi a indicada, essa tem o dobro da espessura sugerida mas serve para eu ter uma base de como vai ficar. E a ultima foto sou eu em pessoa rsrs assim caso aconteça alguma reunião todos irão saber quem sou eu, assim espero kkkkkkk :shock:

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img4/2914/hwqp.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img17/4237/c3t8.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img580/5281/4dmz.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img812/6395/oxhp.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img32/5585/3ozo.jpg[/img:0e78f28dfc]

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Mensagempor Alvaro Sala » 30 Jul 2013 17:26

Fernando,
Esse Bem-te-vi está super motorizado.
Comece com menos borracha. Se ele tiver os 45 Cm de envergadura que eu imagino, pode começar com 1 anel só de borracha mais fina (aquela de 3 mm da Aerobrás.

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Mensagempor Fernando Reis Carvalho » 30 Jul 2013 18:21

Opa, sim eu eu já havia medido a borracha e realmente é o dobro da Aerobrás, a que esta na foto veio com os kits da Guillow's só usei para ilustrar o que o inhoemal quis dizer. Mas eu usando a borracha mais fina (3 mm) com somente um anel, quantas voltas eu preciso dar para ter um bom empuxo desse motor à elástico ? Eu testei a borracha do kit da Guillow, fazendo exatamente isso o que você havia escrito, um anel de com oito cm a mais de comprimento ( cerca de 4 dedos) a contar do bico do modelo e é ai que esta a minha duvida, quando dou as 300/350 voltas o que parece é que o "motor" não tem muita potência, já olhei o bico plástico, a hélice e o eixo de metal e não vejo problemas, o bico plástico tem até uma folga para não impedir a rotação do eixo, e também, eu acho, a miçanga usada para separar a hélice do bico também não impede a rotação mas será que ela oferece atrito o suficiente para fazer a hélice gira com menor velocidade? A minha meta para o voo desse modelinho é de 6 segundo, passando disso seria uma grande conquista para mim, o avião esta bem leve e isso deve-se a balsa utilizada. Bom Alvaro, posso parecer um tanto "sem noção" e peço desculpas ao amigo, eu só queria entender os possíveis motivos dessa falta de "força" do modelo


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