E36 - Voo Livre Elétrico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

E36 - Voo Livre Elétrico

Mensagem por betocastrucci »

O Eduardo cutucou um assunto interessante, sobre eletrificar um planador a motor a explosão. Existem basicamente duas classes de voo livre elétrico, a F1Q que é categoria FAI e como tal cara e complexa, e a E36 que é uma categoria promocional mas internacional, uma espécie de P30 elétrico. Pelo que tenho lido por ai, é a classe que mais cresce no voo livre mundial.
As regras vira e mexe mudam, não me parecem ainda bem estáveis, mas dá para entender o espirito da coisa:

A. Modelo:
1. envergadura máxima de 36";
2. peso mínimo de 120g completo;
3. superfícies móveis somente para determalizar;

B. Motor:
1. qualquer tipo de motor elétrico;
2. bateria de 2 células de lipo ou 6 células de niquel;
3. redução e hélice folding são permitidos;

C. Voos:
1. tempo máximo de 2 minutos por voo;
2. três voos com tempo máximo de motor de 15 segundos, desempates com 10 segundos de motor e novo desempate com 5 segundos de motor;
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Pelo que vi dos modelos, se parecem muito com os voo livre 1/2A como o Jaysbird que estou construindo, com asa e estabilizador geodésicos e leme atrás do estabilizador, mas são modelos menores.
Para iniciar a brincadeira, poderia ser usado comando por rádio, tanto para o motor como para o dt, facilitando a trimagem inicial. Depois pode-se trocar para um timer que irá comandar o esc e o servo do dt.
Os equipamentos utilizados são esses bem comuns que vendem na HK, nada muito sofisticado ou caro. Motores pequenos de no máximo 10 ou 15A e baterias 2S por volta de 500 mAh.
Alguém se habilita na brincadeira? O timer podemos usar o mesmo que uso no F1B e VCC, necessito somente mudar um pouco o programa.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Eu pretendo adaptear meu Piccolo para motor elétrico. Tem mais que 36" e por isso tá fora da regra mas deve ser legal de ver...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Tenho o Ares de 40", projeto do Alex Cruz que foi feito para o Cox 049, pode facilmente ser adaptado para elétrico para testes dos componentes e comportamento de voo.
As fotos são da construção, ele já está entelado e pronto para receber motor e servo.
Anexos
ares17.JPG
ares17.JPG (30.9 KiB) Exibido 13187 vezes
ares16.JPG
ares16.JPG (33.04 KiB) Exibido 13187 vezes
Beto
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Beto desculpe a ignorância mas este leme nesta posição não ficaria na sombra do pilão???

Um leme do tipo do saturno ou cortazar não seria mais efetivo?

40" seria um Baby Bee ?
Att
Eduardo
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Essa história do leme por cima ou por baixo é bem antiga. Nem vou entrar nos argumentos aerodinâmicos da coisa, vou direto pro prático: num modelo levinho como o Saturno, o leme embaixo não sofre muitas agressões, mas agora imagina um modelo de mais de 300 gramas de peso pousando num campo cheio de gravetos e pedras... Acho que até na grama de Salto não deve sobrar muita coisa do coitado do leme.
Existe uma categoria nos EUA chamada Baby Bee 40, que como o nome diz, são modelos de 40 polegadas de asa para motor Cox Baby Bee e seus primos como o SureStart, Golden Bee, Black Widow, ... A idéia do Ares foi fazer um modelo para brincar mas que seguisse algum parâmetro internacional. O Alex fez vários voos com o dele, mas não evoluimos depois disso.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

https://www.youtube.com/watch?v=2rzdkVBz0dk

É algo assim????[/yt]
Att
Eduardo
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

blz me convenceu rs...
acredito que modelos de 36, 40" é um bom tamanho e se for elétrico acredito que fica bem mais fácil de arrumarmos adeptos.

então bora fazer uns testes e definir setup da eletrônica pra nivelar a brincadeira e deixar o mais justo possivel.
Att
Eduardo
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

[img:d8fe51363d]http://www.outerzone.co.uk/images/thumbs/plans/4349.jpg[/img:d8fe51363d]

http://www.outerzone.co.uk/download_this_plan.asp?ID=4349

Beto desculpe por postar estas imagens no seu tópico... espero que ajude a empolgar mais alguém rs...

Com muito custo achei uma plantinha como estava disponível na internet postei mas caso não seja permitido fiquem a vontade para retirar....
Att
Eduardo
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

to quase desistindo da asa geodésica alguém pode dar uma luz porque o negocio é bem mais trabalhoso do que eu pensei.....
outra uma dica de perfil também seria otim neste momento.....
Responder