Temos um local para indoor

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Temos um local para indoor

Mensagem por FranciscoNeto »

Voltei ao aero para me iniciar no voo-livre motivado pela possibilidade de voar no ginásio do Ibirapuera, local excelente para o voo dos pequenos escala elástico, porém meses depois a disponibilidade do local foi rareando até se tornar inexistente.
Com isso minha motivação determalizou e há pelos menos 2 anos venho tentando encontrar um local alternativo.
Ginásios públicos nenhuma disponibilidade, clubes idem, escolas que dispõem de quadra coberta, nem pensar.
Semana passada viajei a Passa Quatro MG e encontrei 2 locais onde me pareceu viável o indoor, contudo minha inexperiência impede classificá-los como uma efetiva descoberta.
O Local 1 é um retangulo de aproximadamente 20 m x 25 m e está totalmente protegido do vento em 3 dos lados, sendo que o 4º que aparece ao fundo na foto pode ser quase que totalmente fechado com "cortinas plásticas".
O Local 2 é uma quadra poliesportiva parcialmente protegida do vento na parte superior dos 4 lados. A largura é de cerca de 18 metros.
Ambos estão próximos e, salvo no dia da entrada de uma frente fria, são bastante frequentes períodos de total calmaria ou de vento quase imperceptível.

Deixo a palavra para os experientes voo-livristas.

Se aprovado quem sabe o[b:e81f263ab2] alle[/b:e81f263ab2] se faz ouvir novamente.
Anexos
Local 2.jpg
Local 2.jpg (26.85 KiB) Exibido 7192 vezes
Local 1.jpg
Local 1.jpg (32.33 KiB) Exibido 7192 vezes
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Chico,
Os locais parecem bons, mas e a distância de São Paulo? Uns 250 ou 300 Km?
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:7afa466f69="Alvaro Sala"]Chico,
Os locais parecem bons, mas e a distância de São Paulo? Uns 250 ou 300 Km?[/quote:7afa466f69]
São 250 km, cerca de 3 horas respeitando os limites de velocidade, o que não permite brincar todas as semanas.
Imagino que seria apropriado ir para passar um final de semana com a família, talvez uma vez por mês. Bate e volta como vocês costumam fazer para Salto e que eu não tenho ânimo para acompanhar, é inviável!
Stick & Tissue Forever!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

O importante é saber onde estamos e onde queremos chegar, campo sempre foi problema a partir do momento que perdemos a base militar em Cumbica com as obras do aeroporto Internacional na década de 80, antes disto por determinação da força aérea na década de 70 voávamos no chamado "terrão" que hoje abriga as industrias em Guarulhos, Foram tempos difíceis e mesmo assim participamos de diversos campeonatos Sul Americanos e Pan Americanos em São José dos Campos na EMBRAER, o pessoal mais novo não tinha nascido ou usava fraldas. Para quem não é desta época a equipe brasileira era respeitada e "temida"no cenário Sul Americano, vale lembrar alguns nomes: Walter Nutini, Oswaldo Almeida, Paulo Solon Ribeiro, André Gomide fazendo justiça Celso de Santi, Luís Serrano Matud (meu mestre) e tantos outros inclusive este modesto aeromodelista que escreva.
O voo livre no Brasil literalmente parou a nível de competição no final de 1989 apenas contando com a ousada participação de Beto e Alex no cenário Sul Americano( corrijam se estiver enganado).
Pois bem, Tinha conhecimento por conta de trabalho feito em 1985 quando fui ao mundial de voo livre na Iugoslávia de campos para voo em Salto cidade que adotei a 34 anos por motivos profissionais. Voltei após 24 anos não só mas acompanhado do valente "escudeiro" Wanderley Mendes que era pessoa assídua e constante em provas e treinamentos voando F1A, acreditem o cara era fera, não só ele como Sergio Del Monte e Archimedes Risso. Vejam que o histórico é muito maior que aqueles que não testemunharam esta época possam imaginar, Lembro de comentário de Álvaro Sala qdo em Salto voamos F1B eu Alex e Beto o espanto em dizer que a ultima vez que viu 3 modelos F1B voando foi em São José dos Campos na década de 80.
Este breve histórico, perdoem o apelo saudosista é para dizer: temos um campo viável para provas de P-30 e F1G (depende da direção do vento e proposta de recuperação de modelos) a 100 km de São Paulo, vamos aproveita-lo ao máximo, vamos direcionar propostas de trabalho e desenvolvimento de modelos cada um dentro de seu foco e prioridade e quem sabe um dia colocar o voo livre no lugar de onde nunca devia sair.
Perdoem se fui longo em minha colocação e redação mas temos grandes construtores talvez falte a dedicação ao campo e trabalho planejado e constante mas como comentado no inicio da redação, importante é saber onde estamos e onde pretendemos chegar.
Abraços a todos.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Acho que você não tem que pedir perdão não colega.
E quando você cita...( desenvolvimento de modelos cada um dentro de seu foco e prioridade e quem sabe um dia colocar o voo livre no lugar de onde nunca devia sair.)
também penso como você.
Não me lembro o ano exato, mas acho que 1984 em um campeonato realizado na cidade de Presidente Prudente eu pude ver de perto alguns destes brilhantes aeromodelistas que você cita e que representavam o voo livre do Brasil com muito amor, carinho, dedicação e respeito fora do nosso país.

Abraços e bons voos.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Pois é participei desta prova que na verdade foi o Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo reunindo em vários locais as diferentes modalidades, nosso campo de voo era horrível com recuperações de modelos em vegetação alta e piso irregular.
A lamentar neste evento a morte de grande amigo em acidente rodoviário quando buscava melhores condições para realização da prova de RC
Infelizmente não me recordo de você, tão pouco sei de seu domicilio mas se tiver oportunidade venha ao campo de Salto.
Abraços
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

No acidente perdemos o Sr. Vitor Garuti, na ocasião presidente da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo).
Desculpe-me se estiver errado.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Não foi o Garutti e sim o Mônaco que participava como mecânico de provas em conjunto ou velocidade não lembro bem.
Você estava participando no evento em qual modalidade?
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Poxa, que belo espaço indoor, gostaria muito de ter mais tempo para o voo-livre, o Alvaro sabe que quando dá, dou uma escapadinha, assim a essa distancia tenho que me programar para pelo menos 1 final de semana, fico agradecido pela lembrança, e amigos, as vezes não escrevo mas estou acompanhado.

abraço

alle
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Editei o título uma vez que a dúvida foi sanada pelos amigos

É longe mas é o que temos até o momento. Conta com o aval do [b:b478f7fffe]Alvaro[/b:b478f7fffe] e do [b:b478f7fffe]alle[/b:b478f7fffe] e sendo assim pretendo ir para lá algumas vezes no ano.

Os 2 locais fazem parte das instalações do Hotel Recanto das Hortências. O uso daquele que chamei de Local 1 está disponível desde que não esteja cedido/locado para algum evento, já o Local 2 é de livre uso pelos hóspedes na base do "quem chega primeiro" mas é muito pouco utilizado.
Stick & Tissue Forever!
Responder