Primeiro Vespinha

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Cybernet
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 1:42 pm
Localização: São Paulo

Primeiro Vespinha

Mensagem por Cybernet »

Bom amigos, estou colocando algumas fotos da minha primeira construção em balsa (Vespinha da Aerobrás), para mim a maior dificuldade na construção foi com a entelagem em papel já que em vezes anteriores havia utilizado fita adesiva no acabamento dos meus modelos em isopor/depron, levei cerca de uma semana para a construção do modelo já que aproveito algumas horas na parte da noite para faze-lo.

Tive tambem uma dúvida com relação ao funcionamento desse sistema de motor à borracha, (agradeço ao colega do forum fhkawasaki) depois percebi que minha hélice veio com um pequeno defeito no sulco que ocasionava o não travamento da hélice no eixo.

abraços a todos
Anexos
vespinha4.jpg
vespinha4.jpg (39.17 KiB) Exibido 4719 vezes
vespinha3.jpg
vespinha3.jpg (39.27 KiB) Exibido 4719 vezes
vespinha2.jpg
vespinha2.jpg (39.63 KiB) Exibido 4719 vezes
vespinha1.jpg
vespinha1.jpg (39.04 KiB) Exibido 4719 vezes
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Fala Cybernet,

Vamos por partes:

Primeiramente parabéns, construir um vespinha de acordo com o que vemos nas fotos é mais do que animador, é merecedor dos parabéns.

Claro, sempre temos coisas para melhorar, com certeza você tem pontos a melhorar que podemos ajudar muito.

Agora que o modelo está semi-pronto, temos que dar continuidade nos pontos-chave para fazer o modelo voar:

- Nariz do modelo (hélice roda livre)
- Determalizador
- Motor (elástico)
- Aplicar Canopy (cabine, interfere na aerodinâmica do modelo durante planeio)

Outro ponto, o pino de elastico está colado?! ou está solto?! se estiver colado, solte hehe

Depois destes pontos concluídos podemos pensar em juntar a galera e dar um pulo no Villa Lobos ou em Salto...aí o aprendizado prático começa...

Mas novamente...parabéns...o modelo me parece muito bem feito!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Primeira construção em balsa? Realmente está de parabéns!
Como disse o Kawasaki, agora é por na prática.
Avatar do usuário
Cybernet
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 1:42 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Cybernet »

Obrigado aos amigos pelos elogios, em breve irei concluir o modelo, conforme os pontos observados falta cortar o "plástico" do canopy , fazer a moldagem do nariz para encaixar na fuselagem, o DT vi um vídeo de como funciona o esquema e vou tentar aplicar no modelinho.

rsrs, o pino do elástico colou quando passei uma demão de dope na fuse, mas depois soltei...

abraços
Avatar do usuário
Cybernet
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 1:42 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Cybernet »

É o seguinte, terminei o vespinha, só que coloquei na balança e me assustei com o peso do bichinho, ele está com 68 gramas com o bico, hélice, mas sem o elástico e quando peso junto com o elástico que vem no kit salta para 77 gramas, pelo que andei lendo no fórum ele está pesado.

Desconfio que o que está um pouco fora é a asa, ela está com 23 gramas já entelada, se algum amigo do fórum puder pesar a sua e me passar a info fico grato.


Atualizando,...
Tive que tirar a entelagem da asa e do estabilizador e mandei ver na lixa em todo modelo, ficou um pouco feio porque deixei tudo branco mas consegui diminuir o peso, agora juntando todas as peças deu 62,3 gramas sem a borracha, só a asa emagreceu quase 3 gramas, uma parte dos perfis da asa são feitos de uma madeira escura e difícil de cortar mas fui passando o estilete com cuidado nas laterais para diminuir a espessura e acabou dando certo.


Comprei um kit do Pardal e recortei as peças e vou montar com a madeira que comprei separada do kit.
Anexos
peso asa.jpg
peso asa.jpg (37.89 KiB) Exibido 4430 vezes
peso tudo.jpg
peso tudo.jpg (39.93 KiB) Exibido 4430 vezes
pardal1.jpg
pardal1.jpg (31.78 KiB) Exibido 4430 vezes
Avatar do usuário
Cybernet
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 1:42 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Cybernet »

O resultado é este, as fitas de papel na asa, fuselagem e estabilizador adicionaram uns décimos de gramas ao peso total, pensei que pesaria mais.
Agradeço aos amigos que ajudaram e me incentivaram, gostei tanto de trabalhar com madeira balsa que estou montando outro modelo da aerobrás, está sendo um ótimo aprendizado.


abraços
Anexos
DSC00056.JPG
DSC00056.JPG (27.9 KiB) Exibido 4405 vezes
DSC00031.JPG
DSC00031.JPG (33.83 KiB) Exibido 4405 vezes
DSC00032.JPG
DSC00032.JPG (24.63 KiB) Exibido 4405 vezes
DSC00039.JPG
DSC00039.JPG (19.74 KiB) Exibido 4405 vezes
DSC00036.JPG
DSC00036.JPG (27.18 KiB) Exibido 4405 vezes
DSC00038.JPG
DSC00038.JPG (21.94 KiB) Exibido 4405 vezes
Responder