Dúvida avião a elástico- Hangar Rat

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
LeBris
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Nov 17, 2013 4:26 pm
Localização: são josé dos campos, são paulo

Dúvida avião a elástico- Hangar Rat

Mensagem por LeBris »

Olá , eu construi um avião a elástico modelo hangar Rat, que tem de massa( com sistema de hélice e elástico) entre 10 e 12 gramas. Mas não estou conseguindo resultados satisfatórios de voo, ficando voando no máximo 15 segundos em uma baixa altitude , chegando no máximo a 2,5 m.

Eu utilizei nesse modelo um elástico de 50 cm que amarrei a suas ponta uma na outra,mas não conseguia dar muitas volta nele e já arrebentava. O elastico que eu utilizei não sei ao certo qual era mas era um berge fino e achatado.
Então em relação a isso tenho umas dúvidas.

Minhas principais dúvidas são: Qual o melhor tamanho de elástico para eu colocar no avião e quantas voltas devo dar?
e outra também é em relação ao ângulo de ataque e o diedro quantos graus é o ideal para cada um?

Agradeço pela atenção
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Lebris bem vindo ao forum, são muitas as variaveis para um bom voo, existe um elastico proprio para o voo livre e estamos falando de mais de mil(1000) voltas, mesmo usando esse elastico ainda precisamos prepara-lo: amaciar e lubrificar,
O tamanho do elastico, vai depender do modelo e da helice usada, quando falo tamanho falo em comprimento e bitola do elastico e ainda mais, quantas loops dar.
O angulo de ataque, o melhor a fazer e acompanhar a planta e o diedro também acompanhar a planta, essa planta já foi testada, para o iniciante o melhor e acompahar a planta, pois já foi testada, não que não se possa realizar teste.
Pela descriçao do voo(e do elastico usado) que voçe fez parece pouca potencia.
Espero ter ajudado e não confundido mais.

alle
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Lebris, benvindo ao clube dos coladores de varetas!
Como disse o alle: siga a planta... (acrescento) até que tenha conhecimento para fazer experimentos!
Sei que existem pelo menos 2 modelos batisados de Hangar Rat. Se for aquele com as dimensões da planta cujo link está abaixo você terá a resposta para todas as tuas dúvidas, caso contrário terá algumas referências para te guiar.
[url=http://tinyurl.com/pjtxvxs]Hangar Hat[/url]
Stick & Tissue Forever!
Responder