Frequencia ao campo

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Frequencia ao campo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Saudações a todos, o campo da grama em Salto deixou de ser frequentado pelos amigos praticantes do voo livre, uma pena, a frequência esta restrita ao Beto, Corrado e Wanderley que também esta um pouco ausente nos treinos ( voando) mas sempre presente para auxiliar. Tudo é questão de proposta, fiquei muito animado quando retornei ao aeromodelismo, tive contato com o Beto, o Wanderley comprou a ideia de voltar a voar como o grande parceiro Sergio Del Monte sempre dando seus "pitacos" mas por uma série de razões não voltou a construir e voar. Entendo que o pessoal da década de 80 esta um "pouco velho" e sem duvida é fator que pesa no campo. Por motivos profissionais minha frequência ao campo é quinzenal e durante a semana se estou ocioso dou uma escapada para relaxar. Seria muito bom ver o pessoal de volta, programar nossas provas de P-30 modalidade que se torno competitiva em 2013, quem sabe tornar o F1G uma realidade entre nós. Estou tendo muita ajuda por parte do Figueroa (Chile) Farias (Argentina) e não podia deixar de mencionar o Eduardo Yamin que boa parte de vcs conhece. Na verdade ele foi a primeira pessoa a me incentivar e municiar com informações e por intermédio dele cheguei a outras pessoas que deram a mão.
Todo o dissertado tem o objetivo de dizer que é possível construir modelos competitivos a nível Sul Americano com nossos recursos e materiais e sem duvida muito campo.
Gostaria de ver a garotada de volta ao campo lançando o Vespinha ou um P-30 e quem sabe um dia o pessoal já voando um F1G.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Voltei ontem de Lost Hills, fiquei 10 dias voando direto no meio do deserto junto com a equipe do Canadá, participei de 3 World Cups de F1B (Wakefield) junto com os melhores do mundo (competidores de 30 países), uma World Cup de F1G (Copa de Inverno) onde consegui chegar até ao segundo fly off de 6 minutos de voo e um campeonato internacional de P30 onde consegui o terceiro lugar.
Consegui aprender mais nesses 10 dias do que nos anos anteriores, mas também não trouxe nenhum avião inteiro :D :D :D
Assim que for recuperando os modelos, vou levá-los ao campo de Salto para testes, se houver interesse podemos marcar um dia para eu contar o que vi.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Beto, difícil a situação, sem duvida temos pessoas com potencial para praticar o voo livre, o campo da grama se não é ideal mas considerando um raio de 90 km de São Paulo não existe nada melhor, a situação fica desconfortável qdo a direção do vento aponta para o bairro mas até agora o único modelo perdido nesta direção foi o meu.
Quando de sua postagem ficando a disposição para comentar o tudo de ensinamentos adquiridos nesta empreitada e entre nós "corajosa "e solitária acreditei que teríamos que providenciar um espaço para esta conversa mas nada aconteceu.
Temos que entender e respeitar opiniões, opções de cada pessoa mas fico um tanto frustrado na minha expectativa de ainda ver modelos de VL no ar. PENA.
Amanhã (sábado) se as condições de tempo permitirem após às 13:00 hs vou estar no campo. Domingo, 2º e 3º feira estou a disposição para voar F1G e P-30.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Corrado,

conversando com o Álvaro entendi que a maioria do pessoal que voava no Villa Lobos parou de voar, cada qual com seu motivo. Paciência, o mundo sempre dá suas voltas. Eu vou continuar me aprimorando nas categorias que voo (P30, F1G e F1B) no campo de grama em Salto, assim como meus filhos que vez ou outra me acompanham. Trouxe kit de E36 dos EUA, assim que montar vamos ver qual é o potencial dessa nova categoria que é a que mais cresce no mundo atualmente.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Pois é Beto, no domingo estava no campo por volta de 06:45 hs, dia como nunca foi visto no campo da grama, a nebulosidade desapareceu em poucos minutos, vento zero, logo o Wanderley apareceu e tínhamos como objetivo testar algumas configurações na forma de preparar a borracha. Tivemos sucesso, os P-30 nunca subiram tanto como no domingo se bem que as condições eram ótimas, avançamos mais um degrau com nossos modelos onde se tornaram mais confiáveis (pelo monos na condição que se apresentava). Realmente o V4 plana mais que o Aerobu que por sua vez sobe muito mais por conta do perfil da asa, existe uma compensação entre os dois modelos. Caso hoje (estou na oficina) termine o pilão do F1G amanhã vou novamente ao campo.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Hoje fui bem cedo ao campo de Salto testar meu wakefield 55 após mais uma rodada de consertos e também o sistema de auto leme do saturno V4. O Corrado e o Wanderley foram para prestigiar e ajudar. Ambos modelos voaram muito bem, consegui chegar em 97.7 metros de altura com o Wakefield, espero na próxima sessão passar dos 100 metros. E o leme automático parece ter corrigido o problema do Saturno (P30) enterrar a asa de dentro da curva logo após o lançamento, subiu muito alto também. A sorte foi o sistema de dt na asa, pois com o sistema convencional o modelo teria ido parar nas casas.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Depois de algum tempo sábado fui ao campo fazer companhia ao Amir, dia bom com pouco vento e o Amir cada dia voando melhor (P-30).
Fiz pouco voos pois a proposta era acompanhar o amigo. Surgiu a idéia, sugestão do Amir, propor encontro com o pessoal que já frequentou o campo e até convidados para uma "revoada"e até mesmo uma competição com os P-30 mesmo não tendo premiação mas para reunir os amigos e no final um churrasco que sempre foi cogitado e nunca realizado. Bebida cada um leva o que pretende beber e o restante fazemos um rateio de despesas.
Aguardamos sugestão da melhor maneira que realizar o evento.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Uma boa oportunidade para retomar os trabalhos depois da enézima paralização. Desta vez por uma nobre causa: mudança de mala e cuia para Indaiatuba... só para ficar pertinho do gramadão de Salto. :lol:
Sugiro que a revoada termine com um "mass launch" de tudo aquilo que voa livremente... só não vale ave e pedra!
Saudade!
Stick & Tissue Forever!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Boa Francisco, agora não tem desculpa para não vir ao campo, depende do local da mudança venha de BIKE.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:7147fd113f="Corrado Pensalfini"]Boa Francisco, agora não tem desculpa para não vir ao campo, depende do local da mudança venha de BIKE.[/quote:7147fd113f]

Corrado, de Bike nem pensar... isso é para o jovem e destemido Kawasaki que atravessava Sampa com sua magrela.
Em setembro proclamo a minha independência desta cidade que a cada dia está mais insuportável... e lá vamos nós brincar de aviãozinho.
Stick & Tissue Forever!
Responder