Planador Térmica - Aerobrás.... Matando a saudade.
- Edson Carvalho
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[quote:e5223063f2="betocastrucci"]Eduardo,
1/3 do leme móvel já é bastante coisa. Se o modelo não está respondendo ao leme acredito que seja por falta de velocidade no planeio, tente colocar mais peso no nariz ou diminuir a incidência do estabilizador (picar). O voo bem lento é muito bonito, mas nem sempre dá o melhor resultado.
O leme colocado por baixo com certeza é mais eficiente, pois sai da turbulência da asa.[/quote:e5223063f2]
Faz sentido Beto ele praticamente flutuava beeeemmmmm llllllllleeeeeeeeeennntttttoooooo
1/3 do leme móvel já é bastante coisa. Se o modelo não está respondendo ao leme acredito que seja por falta de velocidade no planeio, tente colocar mais peso no nariz ou diminuir a incidência do estabilizador (picar). O voo bem lento é muito bonito, mas nem sempre dá o melhor resultado.
O leme colocado por baixo com certeza é mais eficiente, pois sai da turbulência da asa.[/quote:e5223063f2]
Faz sentido Beto ele praticamente flutuava beeeemmmmm llllllllleeeeeeeeeennntttttoooooo
Att
Eduardo
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- betocastrucci
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Pelo filme dá para ver que o modelo fica indeciso sobre qual lado virar, e está estolando também. Verifique antes os empenamentos da asa, wash-out nos painéis da ponta, um pouco de wash-in no painel interno do lado de dentro de curva. E adiante um pouco o CG (peso no bico) ou diminua a incidência do estabilizador. Quanto mais turbulento estiver o ar, mais rápido o modelo terá que planar. Então aquele ajuste feito no ar frio e parado do amanhecer pode não ser o que voa no meio do dia. O jeito fácil de ajustar isso é colocando e retirando peso do nariz. O ideal é ter uma caixa de chumbo no nariz, como tem os projetos da linha do Cirrus (A2, A1 e Chico).
- Edson Carvalho
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Eduardo, a licença neste post é definitiva e aberta a todos os colegas.
Você disse animar? Acho que no meu caso é pra ficar noites inteiras comendo balsa e cheirando cola. Ahahahahaaa. (cola Aerobrás heim)
Quando ele dá uma pairada e balança a asa, chega dar friagem nas engrenagens.
Mais uma vez lindo demais.
Abraços e bons voos
Você disse animar? Acho que no meu caso é pra ficar noites inteiras comendo balsa e cheirando cola. Ahahahahaaa. (cola Aerobrás heim)
Quando ele dá uma pairada e balança a asa, chega dar friagem nas engrenagens.
Mais uma vez lindo demais.
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- Edson Carvalho
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Beto, o Térmica tem uma cavidade no nariz que é original do projeto para ajuste do CG e eu aumentei um pouco mais essa cavidade.
Concordo com você quando diz que de manhã o ajuste do CG é um e quanto mais esquenta temos que ir calibrando novamente; Sem contar que temos variação de velocidade de vento durante um dia.
Concordo com você quando diz que de manhã o ajuste do CG é um e quanto mais esquenta temos que ir calibrando novamente; Sem contar que temos variação de velocidade de vento durante um dia.
- betocastrucci
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Edson,
com o aumento da temperatura temos também uma maior atividade termal que deixa o ar mais turbulento, além do vento passando por obstáculos como árvores e construções.
Normalmente o pessoal que voa FAI tem vários modelos específicos para cada condição do dia. Uma prova de F1A (A2) ou F1B (Walefield) consiste de um primeiro voo logo cedo (ar parado e frio) com tempo maior (210 segs pro F1A, 240 pro F1B) onde se usam modelos com alongamento maior, e curva bem aberta. A regulagem neste caso é um giro completo em 3 a 5 minutos! Nas demais rodadas de 180 segundos, se utilizam de modelos chamados táticos, de menor alongamento, mais simples e mais confiáveis e robustos, regulados para encarar a turbulência. É comum ter ainda outro modelo regulado para ventos mais fortes. Nos voos de desempate ao final do dia ou inicio do dia seguinte, usa-se novamente o modelo longo para ar calmo. Então ao invés de alterar a regulagem durante o dia, troca-se de modelo.
com o aumento da temperatura temos também uma maior atividade termal que deixa o ar mais turbulento, além do vento passando por obstáculos como árvores e construções.
Normalmente o pessoal que voa FAI tem vários modelos específicos para cada condição do dia. Uma prova de F1A (A2) ou F1B (Walefield) consiste de um primeiro voo logo cedo (ar parado e frio) com tempo maior (210 segs pro F1A, 240 pro F1B) onde se usam modelos com alongamento maior, e curva bem aberta. A regulagem neste caso é um giro completo em 3 a 5 minutos! Nas demais rodadas de 180 segundos, se utilizam de modelos chamados táticos, de menor alongamento, mais simples e mais confiáveis e robustos, regulados para encarar a turbulência. É comum ter ainda outro modelo regulado para ventos mais fortes. Nos voos de desempate ao final do dia ou inicio do dia seguinte, usa-se novamente o modelo longo para ar calmo. Então ao invés de alterar a regulagem durante o dia, troca-se de modelo.