Planador Térmica - Aerobrás.... Matando a saudade.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Edson Carvalho
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Mensagem por Edson Carvalho »

Eduardo

Acompanhei seu post do Térmica e assisti incontáveis vezes o vídeo do voo em Salto.

Lindo, muito lindo, acho que fiquei com (lombriga) como diziam os mais antigos e não aguentei tive que começar o meu.

Abraços e bons voos
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

[quote:a17fcc2f56="Edson Carvalho"]Lindo, muito lindo, acho que fiquei com (lombriga) como diziam os mais antigos e não aguentei tive que começar o meu.[/quote:a17fcc2f56]

Eu falo que deu coceira nos dedos. :D :D :D :D :D
Beto
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eduardo.jr
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Mensagem por eduardo.jr »

[quote:e5223063f2="betocastrucci"]Eduardo,

1/3 do leme móvel já é bastante coisa. Se o modelo não está respondendo ao leme acredito que seja por falta de velocidade no planeio, tente colocar mais peso no nariz ou diminuir a incidência do estabilizador (picar). O voo bem lento é muito bonito, mas nem sempre dá o melhor resultado.
O leme colocado por baixo com certeza é mais eficiente, pois sai da turbulência da asa.[/quote:e5223063f2]

Faz sentido Beto ele praticamente flutuava beeeemmmmm llllllllleeeeeeeeeennntttttoooooo
Att
Eduardo
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eduardo.jr
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Mensagem por eduardo.jr »

Com sua licença Edson... so para animar blz..[yt]
http://www.youtube.com/watch?v=EYFwG2wWXzo&feature=youtu.be[/yt][/yt]
Att
Eduardo
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Era o babão aqui rebocando!
Você lembra quanto pesou Edu?
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Pelo filme dá para ver que o modelo fica indeciso sobre qual lado virar, e está estolando também. Verifique antes os empenamentos da asa, wash-out nos painéis da ponta, um pouco de wash-in no painel interno do lado de dentro de curva. E adiante um pouco o CG (peso no bico) ou diminua a incidência do estabilizador. Quanto mais turbulento estiver o ar, mais rápido o modelo terá que planar. Então aquele ajuste feito no ar frio e parado do amanhecer pode não ser o que voa no meio do dia. O jeito fácil de ajustar isso é colocando e retirando peso do nariz. O ideal é ter uma caixa de chumbo no nariz, como tem os projetos da linha do Cirrus (A2, A1 e Chico).
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Edson Carvalho
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Mensagem por Edson Carvalho »

Eduardo, a licença neste post é definitiva e aberta a todos os colegas.

Você disse animar? Acho que no meu caso é pra ficar noites inteiras comendo balsa e cheirando cola. Ahahahahaaa. (cola Aerobrás heim)

Quando ele dá uma pairada e balança a asa, chega dar friagem nas engrenagens.

Mais uma vez lindo demais.

Abraços e bons voos
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Edson Carvalho
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Mensagem por Edson Carvalho »

Alvaro, você está em ótimo condicionamento físico heim colega, grandes arrancadas para rebocar.

Não sei se vou ter esse pique ainda.
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Edson Carvalho
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Mensagem por Edson Carvalho »

Beto, o Térmica tem uma cavidade no nariz que é original do projeto para ajuste do CG e eu aumentei um pouco mais essa cavidade.

Concordo com você quando diz que de manhã o ajuste do CG é um e quanto mais esquenta temos que ir calibrando novamente; Sem contar que temos variação de velocidade de vento durante um dia.
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Edson,

com o aumento da temperatura temos também uma maior atividade termal que deixa o ar mais turbulento, além do vento passando por obstáculos como árvores e construções.
Normalmente o pessoal que voa FAI tem vários modelos específicos para cada condição do dia. Uma prova de F1A (A2) ou F1B (Walefield) consiste de um primeiro voo logo cedo (ar parado e frio) com tempo maior (210 segs pro F1A, 240 pro F1B) onde se usam modelos com alongamento maior, e curva bem aberta. A regulagem neste caso é um giro completo em 3 a 5 minutos! Nas demais rodadas de 180 segundos, se utilizam de modelos chamados táticos, de menor alongamento, mais simples e mais confiáveis e robustos, regulados para encarar a turbulência. É comum ter ainda outro modelo regulado para ventos mais fortes. Nos voos de desempate ao final do dia ou inicio do dia seguinte, usa-se novamente o modelo longo para ar calmo. Então ao invés de alterar a regulagem durante o dia, troca-se de modelo.
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