1. Prova P30 em Salto - SP em 27/04/14

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

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betocastrucci
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1. Prova P30 em Salto - SP em 27/04/14

Mensagempor betocastrucci » 09 Abr 2014 10:03

Iniciando o calendário de Voo Livre de 2014, vamos organizar a 1. prova P-30 no campo de grama de Salto - SP no domingo 27/04/2013.

Resolvemos simplificar as regras, permitindo que mais pessoas possam participar, estamos abertos a sugestões para eventuais melhorias e maior inclusão de participantes.

As regras são as seguintes:

1. Modelo

1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.

1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...

1.3. O peso máximo da borracha lubrificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.

2. Prova

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, dentro de uma janela global iniciando às 08:00 e finalizando às 12:00.

2.2 O desempate se dará pelo melhor voo, persistindo o empate se dará pelo segundo melhor voo. No caso de três voos iguais, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos, após o final da janela de voos.

2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver quantas tentativas quantas forem necessárias.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo da janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Serão premiados os três primeiros colocados.


3. Competidor

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor nem o proprietário do modelo.

3.3 Cada competidor pode usar quantos modelos achar necessário, ficando liberado o intercambio entre peças como asa, fuselagem e estabilizador.

3.4 A corda na borracha do motor deve ser executada ou pelo próprio competidor ou com auxilio de um ajudante, às vistas do cronometrista.

3.5 O lançamento do modelo pode ser efetuado ou pelo próprio competidor ou com auxilio de um ajudante.


4. Aferição dos Modelos

4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.


5. Horários:

08:00 - 12:00 3 voos de 2 minutos máximo
12:10 - 12:25 Voo de desempate (Fly Off)
12:30 Premiação
Beto

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eduardo.jr
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Mensagempor eduardo.jr » 11 Abr 2014 09:54

ta dificilmas farei o possivel para participar
Att
Eduardo

wanderley mendes
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Mensagempor wanderley mendes » 13 Abr 2014 23:51

vamos colocar os brinquedinhos pra voar...

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Mensagempor wanderley mendes » 14 Abr 2014 14:56

troféus comprados. mais tarde vou postar foto.

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Mensagempor betocastrucci » 14 Abr 2014 15:29

[quote:e7678316c7="wanderley mendes"]troféus comprados. mais tarde vou postar foto.[/quote:e7678316c7]

Valeu!!!
Beto

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 14 Abr 2014 16:06

Eu vou e acho que o Fernando Nihon também vai.
Já o Kawasaki, Paulinho e o Valderramos...

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 14 Abr 2014 21:30

Questão de ordem : Numero de tentativas (abaixo de 20 segundos) creio que uma tentativa, saída falsa, na segunda tentativa vale o tempo de voo.
Partindo do principio que não temos limite no numero de modelos utilizados pelo competidor devemos considerar que modelo voado pelo competidor X não pode ser utilizado pelo competidor Y.
Apenas sugestão par incluir no regulamento da prova. Como temos inicio e termino da prova com horário definido o mesmo terá que ser respeitado, temos tempo suficiente para realizar a prova com muita tranquilidade.
Caso de empate, dificilmente não teremos números fracionados, mais viável seria 360 pontos.
Sugestão : 1º voo 3 minutos e assim sucessivamente aumentando 1 minuto por rodada até determinar o vencedor.

Corrado Pensalfini
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Mensagempor Corrado Pensalfini » 14 Abr 2014 21:31

Correção : dificilmente teremos números fracionados.

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Mensagempor betocastrucci » 14 Abr 2014 21:45

Corrado,

a minha idéia é fazer a prova o mais informal possível, mantendo rigidez somente nas dimensões do modelo e peso da borracha, e no horário de inicio e fechamento dos voos. Me baseei na conduta das provas da AMA (EUA), em contraponto à conduta das regras da FAI (Europa) que roga voos em janelas fixas, uma só tentativa... Vamos deixar a formalidade para a prova de F1G, já que P-30 não é reconhecida pela FAI.
A mesma idéia vai para os modelos, nas provas de Chico feitas até aqui podíamos ter o mesmo modelo voado por mais de uma pessoa, se isso nos ajudar a termos mais competidores, acredito que possa valer.
Para o desempate, temos um problema crítico, pois será feito ao meio dia, horário que no geral temos uma atividade termal bem forte e geralmente com algum vento. Qualquer voo acima de 2 minutos levará os modelos ou para cima da cidade ou para o meio do mato. A minha idéia de fazer um só voo de 5 minutos vai ser no sentido de voar com risco grande de perder o modelo, então que seja um só voo.

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 15 Abr 2014 09:22

Como o fórum é aberto a sugestões manifestei a minha maneira de encarar a situação, a proposta de atrair mais pessoas ao campo sempre é valida mas esta "difícil" de acontecer, hoje só temos o P-30 como modelo de competição em voo livre que por conta do recurso da pessoa da a oportunidade de uma vez ao ano participar do nacional argentino como prova de destaque, não que nossas provas não mereçam destaque mas para tal devemos nos adequar na forma que é disputada a nível sul americano. Longe de ter intenção de criar polemica a caso mais alguém tem há alguma sugestão que apresente ou com firme o regulamento publicado.

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Mensagempor wanderley mendes » 15 Abr 2014 12:22

Troféus....

[img:e9fe893d04]https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1.0-9/q71/s480x480/1017433_723890330995097_6065626386708936439_n.jpg[/img:e9fe893d04]
viver a vida plenamente, enquanto há tempo.

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Mensagempor betocastrucci » 15 Abr 2014 15:12

Corrado,

o campeonato argentino deste ano será no final de abril em San Juan, muito fora de mão para quem sai de São Paulo. Não irá ninguém daqui. O próximo campeonato argentino será daqui a pelo menos um ano, e caso seja num local mais fácil de se chegar, pode ser que algum de nós vá. Caso isso ocorra, podemos fazer provas treinando para o formato do campeonato argentino. Para esta prova preferi utilizar o formato brasileiro mesmo: vale o modelo voando.

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Mensagempor betocastrucci » 15 Abr 2014 15:15

Wanderley,

valeu pelos troféus, estão bem legais.
Como já me perguntaram por trás do meu ombro o porque do 4. troféu, ele vai ser entregue ao modelista que mais se destacar na prova, mas que não ficou nos três primeiros lugares. Este destaque será julgado na hora, valendo quem melhor constrói, quem mais ajuda, o que fez tudo certo mas teve algum problema,....

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Mensagempor wanderley mendes » 15 Abr 2014 16:36

ok, por isso vai estar gravado Honra ao Mérito.
no lugar da classificação

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Mensagempor Alvaro Sala » 15 Abr 2014 16:37

Vou querer um deles!

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Mensagempor FranciscoNeto » 15 Abr 2014 17:34

[quote:ed5f0d82d5="Corrado Pensalfini"]Como o fórum é aberto a sugestões manifestei a minha maneira de encarar a situação, a proposta de atrair mais pessoas ao campo sempre é valida mas esta "difícil" de acontecer, hoje só temos o P-30 como modelo de competição em voo livre que por conta do recurso da pessoa da a oportunidade de uma vez ao ano participar do nacional argentino como prova de destaque, não que nossas provas não mereçam destaque mas para tal devemos nos adequar na forma que é disputada a nível sul americano. Longe de ter intenção de criar polemica a caso mais alguém tem há alguma sugestão que apresente ou com firme o regulamento publicado.[/quote:ed5f0d82d5]

Eu que não participo das competições talvez devesse ficar calado e, apesar das horas passadas desde que li o post pela manhã, não consegui me conter.

Beto, com todo o respeito a você o aeromodelismo personificado, com uma mistura de glow e rubber-lube correndo nas veias, a atração de novos adeptos se faz com acolhimento e motivação e não com disputa, ainda que ela seja bastante cordial, até descompromissada.
A fórmula para isso ainda não foi encontrada. Que o diga o Alvaro Sala, o guardião por anos a fio da Ilha Musical ou o Alexandre Cruz com sua garotada de Gavião Peixoto.
Diante disso o meu irrelevante apoio às colocações do Corrado. Competição, ainda que local mas visando crescimento dos participantes tem que seguir as regras praticadas em nível mais amplo de forma a preparar o competidor para enfrentar, pressão, imprevistos e toda a sorte de dificuldades que possam surgir em disputas de maior peso.

Que todos vocês tenham uma bela manhã de prova!
Stick & Tissue Forever!

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Mensagempor betocastrucci » 15 Abr 2014 19:28

Acredito que cabe ao organizador da prova definir o regulamento onde o regulamento pode ser alterado. E cabe a quem quiser participar se adequar a ele. Por que tanta polêmica?
Fui aos EUA e participei de provas FAI e AMA, as provas AMA são bem mais flexíveis no quesito horário e tentativas. E ninguém quer saber quem construiu ou de quem é o modelo.
A minha idéia era para que pessoas como o Francisco Neto que nunca participou de prova alguma pudesse arrumar um modelo emprestado e entrar na prova, já que a desculpa de não ter um modelo competitivo deixaria de existir. Mas nem ele gostou da idéia! Realmente devo estar com o conceito bem errado.

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Mensagempor Alvaro Sala » 15 Abr 2014 20:16

[quote:563c05f2c9="betocastrucci"]Acredito que cabe ao organizador da prova definir o regulamento...[/quote:563c05f2c9]

Beto,
Estou com você e não abro. Vou participar sem o menor problema com as regras, ou se vou ganhar alguma coisa (se bem que fui com a cara daqueles troféus).
Há que compreender que nossas humildes provas visam o encontro, o congraçamento e, principalmente, o fomento à [b:563c05f2c9]prática[/b:563c05f2c9] do voo livre.

Se essa prova fizer com que nos encontremos e que pratiquemos o voo livre, já será um sucesso.

Minha sugestão a quem discorda das regras é que proponha outra data para outra prova, que organize e que crie as regras.
Só posso dizer que como moderador aqui vou dar visibilidade ao anúncio da prova e, como aeromodelista, vou colaborar e participar.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor betocastrucci » 15 Abr 2014 22:12

Estamos combinando treino em Salto neste sábado, véspera da Páscoa. Vou logo cedo para trimar mais um pouco meus P-30, mas com cuidado com as térmicas. Neste domingo simplesmente a asa do modelo se desprendeu do cabo do dt e foi embora voando no meios dos urubus.

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Mensagempor Corrado Pensalfini » 15 Abr 2014 22:32

Amigos perdoem se fui inconveniente com meu comentário apenas manifestei minha maneira de ver o que é uma competição, se o foco é uma reunião ou gincana pouco importa apenas aproveitei o espaço que nos é dado para opinar, não vamos levar a situação a outra esfera.
Sábado não tenho como ir ao campo mas se tiver oportunidade na sexta feira certamente vou estar testando outras configurações de motores (borracha)

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Mensagempor fhkawasaki » 16 Abr 2014 13:42

Eu vou SIM!!

Já até instalei DT viscoso no ALF e no Vespinha...

preciso apenas trimar...acho que dou um jeito de fazer isso neste feriado

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Mensagempor betocastrucci » 16 Abr 2014 15:51

Bem lembrado dos Vespinhas, com 10 gramas de borracha não fazem feio como P-30s. Devo ir na sexta também a Salto.

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Mensagempor Alvaro Sala » 19 Abr 2014 19:59

Passei no campo e não encontrei voo livristas...

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Mensagempor betocastrucci » 19 Abr 2014 20:35

Fui ao campo na sexta trimar o P30 que ainda estava faltando. O Corrado perdeu o seu modelo principal nas mesmas árvores onde está o meu Chico e 2 P30s. Não quis arriscar mais nenhum uma semana antes da prova. Agora é preparar as mechas e esperar o próximo domingo.

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Mensagempor -NiHoN- » 21 Abr 2014 14:41

Se for para juntar a galera e confraternizar, ajudar um iniciante e desconsiderar uma perda de janela e pôr o garoto para voar, assim como foram as provas de EGG, Vespinha, CLG 12", Chico...aí eu to dentro...senão to fora.

Eu realmente não entendo a importância de tanta regra para uma competição de 6 competidores que não vai levar a nada, nem ranking nem outras competições...antes era tudo mais simples e divertido!!
[/quote]
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...


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