Quem gosta de Voo Livre e história- um prato cheio

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

Gilberto
membro
Contato:

Quem gosta de Voo Livre e história- um prato cheio

Mensagempor Gilberto » 31 Jul 2014 19:23

[yt]JEHLY7Aptvk#t=533[/yt]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.

RodrigoB
membro

Mensagempor RodrigoB » 31 Jul 2014 20:47

Que maravilha Gilberto... uma época de ouro, onde toda a família acompanhava o hooby...

Parabéns pelo tópico.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 31 Jul 2014 22:48

O Gilberto é aquele menino de camiseta listrada e boné branco.

Av8r
membro

Mensagempor Av8r » 31 Jul 2014 23:15

Aos ~10:29 é mostrado um modelo R/C monocanal - que parece ser o Guff dos Good Brothers.

[img:883ce5a83a]http://modelairplanenews.com/Media/News/good%20bros.JPG[/img:883ce5a83a]
A versão FF de 1937: http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=2319

Av8r

Rensanches
membro

Mensagempor Rensanches » 01 Ago 2014 07:52

Lembrança dos velhos tempos da Cumbica, anos 60 até final dos 70, muito parecido com esse vídeo, a exceção da quantidade de participantes. Troféus Aerobras, Mobral e Gincanas com A-2, FAI e Wakefield.

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 01 Ago 2014 08:27

Rensanches, você ainda pratica voo livre?

Corrado Pensalfini
membro

Mensagempor Corrado Pensalfini » 01 Ago 2014 12:30

Estou tentando lembrar do pessoal do final da década de 60 e 70, Rensanches????sou desta época da velha guarda, gostaria muito de saber se você frequentava Cumbica nos treinos de final de semana.
Abraços.

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 01 Ago 2014 12:52

Muito legal !

Comparada com as de hoje, impressionante o tamanho da balança no início do vídeo.

Rensanches
membro

Mensagempor Rensanches » 01 Ago 2014 13:01

Edson,
Estou só com os rádios, onde praticar voo livre nas proximidades de São Paulo?
Além disso com minha larga experiência de vida, eheheheheh.... não tenho mais folego para recuperar os modelos.
Corrado, lembro de você, sim eu frequentava a Cumbica, iniciei em 62, dei uma parada e voltei em 76, depois fui para o Rio e participava somente das gincanas e troféus na Cumbica. Estive também em dois Brasileiros em Uberlândia.
Sou do tempo do Walter Nutini e família, Fábio Nutini, Eolo, Calil, Serrano, André Gomide, Solano, Celso de Santi e o pai, toda aquela garotada com suas namoradas, agora esposas, pais e mães, o Ueno e o pessoal da Aerobras e da Mobral. Tempo bom, muitas amizades, juventude, correria

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 01 Ago 2014 13:35

Poxa que pena que você não pratica mais, entendo que São Paulo não tem condições de espaço para voo livre.

Folego para recuperar? Vamos bem devagarinho...rsrssss

Este ano pelo que acompanho aqui no fórum o pessoal que vinha praticando inclusive com várias provinhas mantendo vivo o voo livre sumiram.

Pelo que vi aqui só houve uma prova em Salto e com poucos participantes, não sei o que aconteceu.

Rensanches
membro

Mensagempor Rensanches » 01 Ago 2014 14:04

Pretendo partir para os voos a elástico e também modificar elástico para elétrico com rádio, tenho a planta de um Taylorcraft, o primeiro que fiz ainda no tempo do ginásio. Outro dia conversando com o Alvaro Sala, animei bastante, só que falta tempo, essa modalidade exige capricho e tempo, senão nem tem graça partir para isso.
Ainda tenho uns Alphas em casa, bem velhinhos, com a entelagem bem danificada pelo tempo, mas inteiros. Depois que acabou a Cumbica e faz um tempão, voei A2 um ano, depois parada completa, a turma foi sumindo, incluso eu, parti para planador a rádio, só por lazer, sem competir e fui para o Glow, onde continuo, mas só por voar, sem competir, nem teria chance para competição. Mas passa o tempo e divirto-me.

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 01 Ago 2014 14:38

Eu ainda tenho entre vário kits antigos um Cirrus e um Mini Cirrus ainda na caixa sem montar.

Perdi vários voando, e estes guardei para um dia......

Minha cidade e região tem ótimas áreas para o voo livre.

[img:ddafe1fbcc]http://i.imgur.com/jxdur0s.jpg[/img:ddafe1fbcc]
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 01 Ago 2014 15:48

No começo do século XXI eu ouvia dizer que o voo livre no Brasil estava morto. Talvez, mas fizemos algumas tentativas. O video é do Fernando Nihon em 2010 no parque Villa-Lobos.

[yt]4WtB-ZUEFxY&index=29[/yt]

Aparecem, entre outros, o (finado) Ricardão, Omar, Alexandre Cruz, Kawasaki, Valderramos, Nihin e eu.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 01 Ago 2014 16:17

Alvaro, você não faz ideia de quantas vezes já assisti este vídeo.

Maravilhoso, não sei se da para matar a saudade ou se da mais vontade.

A proposito, acabaram os encontros e as provas no parque?

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 01 Ago 2014 16:21

Rensanches e outros da antiga geração de aeromodelistas, vocês se recordam do campeonato (acho que foi brasileiro) na então base aérea em que ano foi?

Me recordo que estavam fazendo a terraplanagem da base aérea para a construção do aeroporto.

Rensanches
membro

Mensagempor Rensanches » 05 Ago 2014 08:09

Terraplanagem na base Aérea na pista de grama, onde voávamos foi entre 1978 e 1980, se não me engano o últmo campeonato na base foi em 80, depois disso o pessoal foi para o "banhado" em São José dos Campos, cheguei a conhecer, mas não participei mais de campeonatos a partir do fechamento da Cumbica.

Rensanches
membro

Mensagempor Rensanches » 05 Ago 2014 08:16

Alguém tem filmes da época dos voos livres da Cumbica, lembro-me de alguém filmando na época, porém não recordo quem era.
Filmadora era coisa rara, eram caras e além disso ainda tinha o pojetor, o próprio filme, revelação, cópias então nem pensar.

fhkawasaki
membro

Mensagempor fhkawasaki » 05 Ago 2014 08:33

Pqp...q saudade desse tempo hein!!

Voltando pra terrinha...quero reviver esses tempos...

Voltar para “Vôo Livre”