Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

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Tonhao_Maciel
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Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Mensagempor Tonhao_Maciel » 30 Set 2014 01:24

Olá pessoal. Sou novo no aeromodelismo, decidindo começar pela modalidade livre (já arrisquei a construir alguns modelinhos em depron e papel cartão com sucesso e sem sucesso). Procurei bastante e não achei nenhum tópico sobre o que irei perguntar, especificamente.

Vi que quando se trata de elásticos para a prática de voo livre, existem de vários tipos, espessuras e tamanhos e não sei qual a função de cada um e qual efeito fará em um modelo X ou Y. Poderiam me ajudar quanto a isso (mas sem serem muito técnicos, por favor, lembrem-se de que ainda estou iniciando! Rsrs)? Pois pretendo, futuramente, adquirir um modelo de voo livre (avião).

E como conservar estes elásticos? Grato desde já. :)

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Junior
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Re: Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Mensagempor Junior » 30 Set 2014 08:30

[quote:0a1f8f5c73="Tonhao_Maciel"] E como conservar estes elásticos? Grato desde já. :)[/quote:0a1f8f5c73]
Os elásticos (ou mechas) vão degradar mais cedo ou mais tarde, mas existem técnicas de limpeza e conservação que ajudam a prolongar sua vida útil.
Mas o que degrada o látex é a luz ultravioleta presente na luz do sol.
Curiosamente, a fibra de carbono também se degrada quando diretamente exposta ao ultravioleta.
Já observei que alguns modelos de vôo livre tem o elástico enrolado dentro de um tubo de proteção, que fica dentro do modelo.
Além de evitar danos ao modelo (caso o elástico se arrebente), também serve como proteção contra a luz nociva do sol.
Junior

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 30 Set 2014 13:30

O Junior está certo,
Para conservar, o mais importante é manter afastado da luz. Eu costumo guardar em caixas de papelão e deixar dentro do armário.
Se quiser manter por mais tempo ainda, lembro de alguém que costumava colocar naqueles sacos plásticos tipo zip que fecham hermeticamente e guardar na geladeira.

O Junior está errado,
Usa-se enrolar a borracha dentro de um tubo (geralmente fenolite) para evitar quebrar a fuselagem se a borracha estourar durante a carga. Depois esse tubo é retirado e não vai a bordo durante o voo.
Existem alguns kits da Aerobrás que são feitos com esses tubos (eles chamam de "Tubo-Fã") mas apenas facilitam a construção e voam mau porque ficam muito pesados.

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Mensagempor Rodrigo2004 » 30 Set 2014 13:42

Já vi muita gente colocando um pouco de talco em um saco com os elásticos para evitar que ressequem.

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Mensagempor Douglas Lenz » 30 Set 2014 13:50

Não sei se se aplica ás borrachas de voo livre. Acredito que sim.

Nos elásticos de asa, em aeros glow, sempre guardei eles em um pote com farinha de mandioca. Tiro da asa, lavo, seco e coloco no potinho com farinha. Duram muito tempo.

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 30 Set 2014 15:20

[quote:30680b44b7="Douglas Lenz"]...sempre guardei eles em um pote com farinha de mandioca.[/quote:30680b44b7]

Não sei se procede, mas por via das dúvidas eu evitaria comer farofa na sua casa...
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor Edson Carvalho » 30 Set 2014 15:34

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu lavo para tirar o pó e o lubrificante, deixo secar, e coloco em um saco plastico com um pouco de amido de arroz (maizena).

O amido auxilia a retirar a umidade que possa ter ficado no elástico.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

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Mensagempor Douglas Lenz » 30 Set 2014 16:48

Tens medo de uma farofinha 10% nitro !! heheheheh!

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Mensagempor betocastrucci » 30 Set 2014 20:42

Tive a oportunidade de conversar com os maiores especialistas do mundo em aeromodelos movidos a borracha, incluindo o fabricante. E a conclusão que chego é que cada um tem sua receita infalível de como preparar e conservar as borrachas. :D
A borracha Super Sport da FAI vem com um pó, que não é talco ou qualquer outro tipo de farinha, mas borracha mesmo que sai do processo produtivo. Pode-se lavá-la somente com água para retirar esse pó, com isso se ganha aproximadamente 0,3 g em uma mecha de 30 gramas. Pode ser o suficiente para um wakefield subir mais alguns centímetros.
Conservo a borracha na caixa de papelão em que ela vem, longe de umidade, calor e luz. Ninguém me reportou guardar a borracha na geladeira, acredito que por medo de ser usado como espaguete.
Perto do uso, eu amacio a borracha pré lubrificada e guardo em saquinhos zip. Uma vez amaciada, acredito que tenha que ser usada logo. Existem campeões que ficam horas amaciando enquanto outros nem amaciam, com resultados parecidos.
Após o uso, no caso do wakefield a borracha é lixo mesmo, podendo ser usada para outros fins que não num aeromodelo. Para modelos mais fracos como o P30, eu limpo o lubrificante e procuro por rachaduras, caso as encontre a borracha toma o mesmo fim anterior. Uma mecha sai mais barato do que uma fuselagem do P30 arrebentada. Se a corda for dada com cuidado, dá para fazer vários voos com a mesma mecha, já cheguei a fazer 6 voos.

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Mensagempor RodrigoB » 30 Set 2014 21:25

[quote:ea73641349="Alvaro Sala"][quote:ea73641349="Douglas Lenz"]...sempre guardei eles em um pote com farinha de mandioca.[/quote:ea73641349]

Não sei se procede, mas por via das dúvidas eu evitaria comer farofa na sua casa...[/quote:ea73641349]

Ai ai... consegui uma bela risada com esse comentário... obrigado!!! :lol:
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

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Mensagempor Edson Carvalho » 30 Set 2014 21:54

Beto, bela explicação e consequentemente ensinamento.
Grato pela participação. :lol:
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

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Mensagempor Tonhao_Maciel » 30 Set 2014 22:32

Pessoal, agradeço a ajuda de vocês quanto à conservação. De fato, como pude ver, existem 1.001 maneiras de se conservar, o importante é manter longe da umidade, luz e calor. Aprendi!

Quanto aos tipos de elástico, eu acabei de ver dois deles durante navegações por lojas online: "F.A.I 3mm" e "F.A.I 5 mm". Qual a diferença de um para o outro?? (vi no site Allen Modelismo). Os elásticos usados para aviões são os mesmos para planadores?

E aproveitando o gancho, estou querendo adquirir um kit futuramente do site supra para aprender a construir, bem como, voar, pois me interessei bastante pela modalidade livre. Quais os materiais básicos para se começar construir e montar (nunca mexi com balsa, somente depron, isopor, bambu e papel cartão)? Poderiam me indicar sites bons? Me sugerem algum kit (avião) bom para iniciante? Grato novamente. :D

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 30 Set 2014 23:07

Tonhão,
No site dessa Allen Modelismo está cheio de fotos de modelos da Aerobrás.
Eu nunca vi borracha FAI com medidas em milimetros, eles devem estar revendendo a mesma borracha da Aerobrás que não é boa.
Se quer uma opinião: Compre um Kit de Vespinha na Aerobrás e uma caixa de 1/4 de libra de borracha FAI de 1/8" na A2Z. Aproveite para comprar também algumas hélices Peck de 8".

Dessa forma, você vai poder começar a entender modelos esporte na faixa de 60 Cm de envergadura. E se quiser ir mais fundo, compre trambém algumas hélices de 9 1/2" que logo você estará fazendo P-30.

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Mensagempor FranciscoNeto » 30 Set 2014 23:28

Para proteger da umidade podem ser utilizados alguns saches de sílica gel, iguais a esses que em geral são colocados nas embalagens de equipamentos eletrônicos e fotográficos. Além de eficientes e baratos salvam a farofa do almoço, o biscoito do lanche da tarde e garantem mais espaço na geladeira para a cerveja.
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Mensagempor FranciscoNeto » 30 Set 2014 23:56

O Sr. Alvaro está certo:
Compre direto na Aerobrás e acerte na Vespa.

O Sr. Alvaro está errado:
A A2Z encerrou a divisão de aeromodelismo e voltou às origens com foco de negócios voltado para equipamentos e ferramentaria de precisão.

Uma alternativa para a borracha pode ser esta: http://www.pennvalleyhobbycenter.com

Para hélices Peck vai ser preciso garimpar algum saldo em revendas pois ao que parece a A2Z, proprietária da marca Peck Polymers, não conseguiu comprador para o negócio.

Boa sorte! Se não conseguir hélices Peck dá para quebrar o galho com as da Aerobrás. Só hélices... borracha nem pensar.
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Mensagempor Tonhao_Maciel » 01 Out 2014 00:45

Obrigado pessoal. Farei meu melhor. Possuo somente mais uma duvida, esqueci de mandá-la. Um tempo atrás fiz alguns planadores clg. Percebi que quando eu os "catapulto", eles dão looping (eram feitos em papel cartão e alguns em depron. Os lançava com elástico de dinheiro. Angulo reto de incidência). O material influencia nisso? Pois já vi planadores em papel kent (tipo de papel parecido com cartão) planarem como os de balsa. :?

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Mensagempor Tonhao_Maciel » 03 Out 2014 14:54

[quote:f02c65baa1="FranciscoNeto"]

... Uma alternativa para a borracha pode ser esta: http://www.pennvalleyhobbycenter.com

... Só hélices... borracha nem pensar.[/quote:f02c65baa1]

Francisco, não achei como fazer cadastro nesse site na Pennvalley. Procurei elásticos na Hobbyking também... o engraçado é que eles vendem modelos de voo livre, mas não vendem... elástico?! Procede isso? :shock:

E sobre os elásticos da Aerobrás, o que há de errado com eles? De qualquer forma, eles nem vendem online no site. :?

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Mensagempor Edson Carvalho » 03 Out 2014 14:59

Atendem pedidos via fone e despacha para todo o país.

Fone: (xx) 11 3255-0544

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Mensagempor Alvaro Sala » 03 Out 2014 15:26

[quote:4308b84444="Tonhao_Maciel"]E sobre os elásticos da Aerobrás, o que há de errado com eles?[/quote:4308b84444]

Não é que tem algo de errado...
Mas, mal comparando, se você tomar um vinho francês (Borracha FAI), jamais suportará um vinho de São Roque novamente.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor Edson Carvalho » 03 Out 2014 15:33

Concordo.

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Mensagempor betocastrucci » 03 Out 2014 18:49

[quote:682cf7d4f7="Alvaro Sala"][quote:682cf7d4f7="Tonhao_Maciel"]E sobre os elásticos da Aerobrás, o que há de errado com eles?[/quote:682cf7d4f7]

Não é que tem algo de errado...
Mas, mal comparando, se você tomar um vinho francês (Borracha FAI), jamais suportará um vinho de São Roque novamente.[/quote:682cf7d4f7]

Eu acho que a borracha da Aerobrás está mais para Q-Suco de uva...
A borracha para modelismo tem que estender pelo menos 8x seu comprimento original, a FAI estende mais de 10 vezes. As que usei da AB mal dobravam de tamanho. Simplesmente não servem nem para fazer um modelo como o Vespinha ganhar altura.
Beto

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Mensagempor Tonhao_Maciel » 04 Out 2014 01:15

[quote:5320cc7124="Alvaro Sala"][quote:5320cc7124="Tonhao_Maciel"]E sobre os elásticos da Aerobrás, o que há de errado com eles?[/quote:5320cc7124]

Não é que tem algo de errado...
Mas, mal comparando, se você tomar um vinho francês (Borracha FAI), jamais suportará um vinho de São Roque novamente.[/quote:5320cc7124] Kkkkkkkkk!! Gostei da comparação. Obrigado pessoal! Vou dar uma boa olhada nos aeromodelos! :D

Corrado Pensalfini
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Mensagempor Corrado Pensalfini » 07 Out 2014 10:54

"Tonhao" não sei local de seu domicilio mas em Salto temos a disposição área que permite com certas limitações praticar o voo livre, pratico a algum tempo o voo livre, a historia é longa", hoje como de algum tempo minha opção foi de modelos a elástico, a muito tempo F1B e hoje P-30 e retomando o F1G, caso tenha interesse posso disponibilizar algumas mechas já usadas para inicio de seus voos e caso seja de seu interesse podemos "bater longos papos no campo"

Abraços.

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Mensagempor FranciscoNeto » 07 Out 2014 12:01

[quote:ecbbcfa3c6="Tonhao_Maciel"][quote:ecbbcfa3c6="FranciscoNeto"]
... Uma alternativa para a borracha pode ser esta: http://www.pennvalleyhobbycenter.com[/quote:ecbbcfa3c6]

Francisco, não achei como fazer cadastro nesse site na Pennvalley. [/quote:ecbbcfa3c6]

Tonhao, ao ir para o checkout, indicar que está fora dos USA e depois a forma de pagamento, só aí é que abre o formulário para cadastrar o pedido. Você então terá que aguardar a cotação do serviço de entrega... um processo algo antiquado para os dias atuais.
Nos meus zilhões de bookmarks :? tenho o link para outros fornecedores ainda não experimentados, vou tentar encontrar.
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Mensagempor FranciscoNeto » 07 Out 2014 12:16

[quote:896dfa17fd="betocastrucci"][quote:896dfa17fd="Alvaro Sala"]Mas, mal comparando, se você tomar um vinho francês (Borracha FAI), jamais suportará um vinho de São Roque novamente.[/quote:896dfa17fd]
Eu acho que a borracha da Aerobrás está mais para Q-Suco de uva...[/quote:896dfa17fd]

[b:896dfa17fd]Isso é puro preconceito!!![/b:896dfa17fd]

Os vinhos de São Roque foram contemplados com medalhas e diplomas pelos maiores manguaceiros do mundo como os melhores já apresentados nas feiras internacionais de Mairinque, Araçariguama e Alumínio.
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