Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Tonhao_Maciel
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Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Olá pessoal. Sou novo no aeromodelismo, decidindo começar pela modalidade livre (já arrisquei a construir alguns modelinhos em depron e papel cartão com sucesso e sem sucesso). Procurei bastante e não achei nenhum tópico sobre o que irei perguntar, especificamente.

Vi que quando se trata de elásticos para a prática de voo livre, existem de vários tipos, espessuras e tamanhos e não sei qual a função de cada um e qual efeito fará em um modelo X ou Y. Poderiam me ajudar quanto a isso (mas sem serem muito técnicos, por favor, lembrem-se de que ainda estou iniciando! Rsrs)? Pois pretendo, futuramente, adquirir um modelo de voo livre (avião).

E como conservar estes elásticos? Grato desde já. :)
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Junior
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Re: Dúvidas quanto a elásticos e conservação

Mensagem por Junior »

[quote:0a1f8f5c73="Tonhao_Maciel"] E como conservar estes elásticos? Grato desde já. :)[/quote:0a1f8f5c73]
Os elásticos (ou mechas) vão degradar mais cedo ou mais tarde, mas existem técnicas de limpeza e conservação que ajudam a prolongar sua vida útil.
Mas o que degrada o látex é a luz ultravioleta presente na luz do sol.
Curiosamente, a fibra de carbono também se degrada quando diretamente exposta ao ultravioleta.
Já observei que alguns modelos de vôo livre tem o elástico enrolado dentro de um tubo de proteção, que fica dentro do modelo.
Além de evitar danos ao modelo (caso o elástico se arrebente), também serve como proteção contra a luz nociva do sol.
Junior
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

O Junior está certo,
Para conservar, o mais importante é manter afastado da luz. Eu costumo guardar em caixas de papelão e deixar dentro do armário.
Se quiser manter por mais tempo ainda, lembro de alguém que costumava colocar naqueles sacos plásticos tipo zip que fecham hermeticamente e guardar na geladeira.

O Junior está errado,
Usa-se enrolar a borracha dentro de um tubo (geralmente fenolite) para evitar quebrar a fuselagem se a borracha estourar durante a carga. Depois esse tubo é retirado e não vai a bordo durante o voo.
Existem alguns kits da Aerobrás que são feitos com esses tubos (eles chamam de "Tubo-Fã") mas apenas facilitam a construção e voam mau porque ficam muito pesados.
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Rodrigo2004
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Mensagem por Rodrigo2004 »

Já vi muita gente colocando um pouco de talco em um saco com os elásticos para evitar que ressequem.
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

Não sei se se aplica ás borrachas de voo livre. Acredito que sim.

Nos elásticos de asa, em aeros glow, sempre guardei eles em um pote com farinha de mandioca. Tiro da asa, lavo, seco e coloco no potinho com farinha. Duram muito tempo.
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:30680b44b7="Douglas Lenz"]...sempre guardei eles em um pote com farinha de mandioca.[/quote:30680b44b7]

Não sei se procede, mas por via das dúvidas eu evitaria comer farofa na sua casa...
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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Edson Carvalho
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Mensagem por Edson Carvalho »

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu lavo para tirar o pó e o lubrificante, deixo secar, e coloco em um saco plastico com um pouco de amido de arroz (maizena).

O amido auxilia a retirar a umidade que possa ter ficado no elástico.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

Tens medo de uma farofinha 10% nitro !! heheheheh!
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Tive a oportunidade de conversar com os maiores especialistas do mundo em aeromodelos movidos a borracha, incluindo o fabricante. E a conclusão que chego é que cada um tem sua receita infalível de como preparar e conservar as borrachas. :D
A borracha Super Sport da FAI vem com um pó, que não é talco ou qualquer outro tipo de farinha, mas borracha mesmo que sai do processo produtivo. Pode-se lavá-la somente com água para retirar esse pó, com isso se ganha aproximadamente 0,3 g em uma mecha de 30 gramas. Pode ser o suficiente para um wakefield subir mais alguns centímetros.
Conservo a borracha na caixa de papelão em que ela vem, longe de umidade, calor e luz. Ninguém me reportou guardar a borracha na geladeira, acredito que por medo de ser usado como espaguete.
Perto do uso, eu amacio a borracha pré lubrificada e guardo em saquinhos zip. Uma vez amaciada, acredito que tenha que ser usada logo. Existem campeões que ficam horas amaciando enquanto outros nem amaciam, com resultados parecidos.
Após o uso, no caso do wakefield a borracha é lixo mesmo, podendo ser usada para outros fins que não num aeromodelo. Para modelos mais fracos como o P30, eu limpo o lubrificante e procuro por rachaduras, caso as encontre a borracha toma o mesmo fim anterior. Uma mecha sai mais barato do que uma fuselagem do P30 arrebentada. Se a corda for dada com cuidado, dá para fazer vários voos com a mesma mecha, já cheguei a fazer 6 voos.
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RodrigoB
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Mensagem por RodrigoB »

[quote:ea73641349="Alvaro Sala"][quote:ea73641349="Douglas Lenz"]...sempre guardei eles em um pote com farinha de mandioca.[/quote:ea73641349]

Não sei se procede, mas por via das dúvidas eu evitaria comer farofa na sua casa...[/quote:ea73641349]

Ai ai... consegui uma bela risada com esse comentário... obrigado!!! :lol:
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
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