Asa com material alternativo

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

Tonhao_Maciel
membro

Asa com material alternativo

Mensagempor Tonhao_Maciel » 08 Out 2014 20:50

Olá pessoal. Estou pensando em começar a fazer um planador HLG/reboque (reboque tipo pipa). No entanto, sou inexperiente em materiais. Aqui na minha região não tem lojas especializadas em modelismo, sendo assim, não tem balsa. :?

Estou pensando fazer uma asa entelada com nervuras em depron e longarinas e estrutura da asa em bambu/palito de churrasco. A minha proposta é que ela tenha por volta de 40cm de envergadura para 8cm de corda.

Para entelar (é o que mais quero, pois gostaria de aprender esta técnica), papel de seda de pipa ou plástico de supermercado.

[b:b7b58b7abc]Então, o que me dizem? Acham que ficaria muito pesado?[/b:b7b58b7abc] Não sei se estou sendo ingênuo a ponto de querer "reinventar a roda", pois nunca tive contato com balsa. Não para eu construir, ao menos.

Qualquer opinião será bem aproveitada. Obrigado! :D

RodrigoB
membro

Mensagempor RodrigoB » 08 Out 2014 21:33

Boa noite Tonhao_Maciel! No link postado abaixo, encontrará uma excelente construção do amigo Álvaro, que a meu ver, esclarece inúmeras dúvidas, além é claro, de mostrar a harmonia que se pode obter utilizando materiais alternativos com bom senso.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=0

Se tiver um pouco de paciência, encontrará inúmeras pérolas no fórum, todas elas com particularidades e dicas fundamentais para obter sucesso em qualquer tipo de construção que se aventurar.

Abraço e bons voos.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 08 Out 2014 22:14

Tem também o Carioca.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158&postdays=&postorder=asc&start=0

Lá no meio tem o vídeo do voo.

Tonhao_Maciel
membro

Mensagempor Tonhao_Maciel » 08 Out 2014 22:54

[quote:0262fe7caa="RodrigoB"]Boa noite Tonhao_Maciel! No link postado abaixo, encontrará uma excelente construção do amigo Álvaro, que a meu ver, esclarece inúmeras dúvidas, além é claro, de mostrar a harmonia que se pode obter utilizando materiais alternativos com bom senso.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=0

Se tiver um pouco de paciência, encontrará inúmeras pérolas no fórum, todas elas com particularidades e dicas fundamentais para obter sucesso em qualquer tipo de construção que se aventurar.

Abraço e bons voos.[/quote:0262fe7caa]Obrigado Rodrigo! Fico aliviado, pois sou bem persistente (para não dizer teimoso) e na certa, eu ia fazer mesmo que às "cegas"! HUAuhuahuhA!! :D

Tonhao_Maciel
membro

Mensagempor Tonhao_Maciel » 08 Out 2014 23:09

[quote:b62f27d079="Alvaro Sala"]Tem também o Carioca.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158&postdays=&postorder=asc&start=0

Lá no meio tem o vídeo do voo.[/quote:b62f27d079]Obrigado pela sugestão, Álvaro. De fato, é um belo planador e voa muito bem. Vou tentar fazer algo com base nele. :D

FranciscoNeto
membro

Mensagempor FranciscoNeto » 09 Out 2014 15:21

[quote:e5771b80be="Tonhao_Maciel"]Vou tentar fazer algo com base nele. :D[/quote:e5771b80be]

Tonhao, peça a planta para o Sr. Alvaro, construa, aprenda os macetes para obter uma estrutura ao mesmo tempo leve, rígida e resistente, faça voar, ganhe familiaridade com a trimagem e só a partir daí é que vale criar, sabendo o que esperar do modelo e conseguindo atingir o objetivo. De outra forma será pura tentativa e erro... cara ou coroa.
Stick & Tissue Forever!

FranciscoNeto
membro

Mensagempor FranciscoNeto » 09 Out 2014 15:40

[quote:9376001f8e="Alvaro Sala"]Tem também o Carioca.

Lá no meio tem o vídeo do voo.[/quote:9376001f8e]

Alvaro, uma bela criação e além de tudo o vídeo permite recordar o saudoso Ricardão e do sumido Omar.
Na página do You Tube encontrei o Caipira, projeto do Ricardo, igualmente documentado pela Aeromosca Productions Inc. Você tem alguma referência a respeito desse bichinho elétrico? Sabe de alguma outra iniciativa de eletrificação para VL por este Brasil varonil?
Conta aí prá nóis sô!
Stick & Tissue Forever!

Tonhao_Maciel
membro

Mensagempor Tonhao_Maciel » 09 Out 2014 21:31

[quote:ad0bb157d5="Alvaro Sala"]Tem também o Carioca.

Lá no meio tem o vídeo do voo.[/quote:ad0bb157d5]Há como o senhor me passar a planta de seu Carioca, Sr. Álvaro, por favor? Gostaria de tentar, pois gostaria de experimentar um modelo reboque. Grato! :D

Tonhao_Maciel
membro

Mensagempor Tonhao_Maciel » 09 Out 2014 21:32

[quote:aceddea07f="FranciscoNeto"][quote:aceddea07f="Tonhao_Maciel"]Vou tentar fazer algo com base nele. :D[/quote:aceddea07f]

Tonhao, peça a planta para o Sr. Alvaro, construa, aprenda os macetes para obter uma estrutura ao mesmo tempo leve, rígida e resistente, faça voar, ganhe familiaridade com a trimagem e só a partir daí é que vale criar, sabendo o que esperar do modelo e conseguindo atingir o objetivo. De outra forma será pura tentativa e erro... cara ou coroa.[/quote:aceddea07f]É verdade... nunca fiz um do tipo reboque, no entanto, já fiz HLG. Há muitas diferenças entre HLG e reboque?? E obrigado pela sugestão.

fhkawasaki
membro

Mensagempor fhkawasaki » 16 Out 2014 00:12

Tonhão,

Gostei muito de trabalhar com saco plástico como opção de entelagem, fiz alguns modelos de P-25 entelados assim, como cola utilizei cola Prit (cola de bastão) e os resultados foram muito promissores!

Minha dica é apostar nos sacos plásticos utilizados para a “feira“ aquele transparente opaco, é bem mais leve e de corte plano, podendo aproveitar mais do material.

Pretendo fazer algum modelo neste estilo também, materiais simples e com bom resultado de vôo, na base do tópico do Álvaro.

Tonhao_Maciel
membro

Mensagempor Tonhao_Maciel » 22 Out 2014 00:20

[quote:cce3f788b6="fhkawasaki"]Tonhão,

Gostei muito de trabalhar com saco plástico como opção de entelagem, fiz alguns modelos de P-25 entelados assim, como cola utilizei cola Prit (cola de bastão) e os resultados foram muito promissores!

Minha dica é apostar nos sacos plásticos utilizados para a “feira“ aquele transparente opaco, é bem mais leve e de corte plano, podendo aproveitar mais do material.

Pretendo fazer algum modelo neste estilo também, materiais simples e com bom resultado de vôo, na base do tópico do Álvaro.[/quote:cce3f788b6]Obrigado pela dica, fhkawasaki! Aliás, fiz o modelo e deu certo! As nervuras ficaram meio tortinhas (erro típico do principiante, rsrs), mas nada que comprometesse o planeio! :D

Contudo, tenho certeza que o desempenho poderia ter sido melhor, pois usei cola quente, que é meio pesada.

Fico também me perguntando se não daria certo fazer um modelo CLG com esse tipo de asa (entelada), pois como não tenho onde adquirir balsa aqui na cidade, seria interessante eu tentar.

CLG, já tentei de tudo... depron, papel cartão... cartolina... mas os modelos sempre dão o santo "looping" (possível erro de CG ou construção mesmo) ou se quebram (quando feitos em depron). Acham que daria certo um CLG com esse tipo de asa? Grato a quem responder ou qualquer informação. :D

fhkawasaki
membro

Mensagempor fhkawasaki » 22 Out 2014 17:03

Fala Tonhão,

Começe a postar suas fotos e passos da construção.

Fica mais fácil de ajudarmos e vermos o progresso nos modelos.

Sobre a cola, minha dica é usar Super Bonder (Ciano Acrilato, vulga CA) com bastante moderação, ou cola branca...com muita paciência, existe também a Cola Aerobrás, feita de nitrocelulose, cola quente não funciona muito bem para Vôo Livre, como você mesmo disse, ela é pesada.

CLG's na minha opnião são obras à parte, o Álvaro já teve e executou um CLG de asa entelada, mas me lembro que os resultados não foram tão bons a ponto de manter a produção:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=469935

Ele poderá lhe falar mais sobre isso.

Outra coisa que lhe digo é tentar um modelo por vez...trimagem é uma parte muito importante de se aprender...insistir nos modelos é importante também!

Tonhao_Maciel
membro

Mensagempor Tonhao_Maciel » 22 Out 2014 21:44

[quote:558eaf3cd9="fhkawasaki"]Fala Tonhão,

Começe a postar suas fotos e passos da construção.

Fica mais fácil de ajudarmos e vermos o progresso nos modelos.

Sobre a cola, minha dica é usar Super Bonder (Ciano Acrilato, vulga CA) com bastante moderação, ou cola branca...com muita paciência, existe também a Cola Aerobrás, feita de nitrocelulose, cola quente não funciona muito bem para Vôo Livre, como você mesmo disse, ela é pesada.

CLG's na minha opnião são obras à parte, o Álvaro já teve e executou um CLG de asa entelada, mas me lembro que os resultados não foram tão bons a ponto de manter a produção:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=469935

Ele poderá lhe falar mais sobre isso.

Outra coisa que lhe digo é tentar um modelo por vez...trimagem é uma parte muito importante de se aprender...insistir nos modelos é importante também![/quote:558eaf3cd9]Obrigado novamente fhkawasaki! São dicas preciosas!

Voltar para “Vôo Livre”