Campeonato de Aviões a Elástico - Demoiselle 2014

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Alvaro, você tem alguma planta nos moldes, ou, o próprio desta competição para compartilhar conosco?

Gostaria de construir um.

Grato
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Mensagem por Raimundo Bezerra »

[quote:619391c437="Alvaro Sala"]Raimundo,
O resultado foi obtido pela turma através de muito esforço, metodologia científica, disciplina, persistência e trabalho em equipe.
Eu apenas procurei acrescentar uma referência prática, que só funcionou devido aos atributos acima.[/quote:619391c437]

O Alvaro "Yoda", eu apenas quis mostrar a admiração da minha parte pela sua ajuda ao pessoal... que duvido que sem seus ensinamentos chegassem onde chegou.
Sem Yoda não temos Kenobi.

Parabéns.

Raimundo.
Fiat 147, CG 125 Ano 80, Ugly Stick Sammy Hobby, GWS Slow Stick na caixa, casa de cohab. lol =)
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Raimundo,
Obrigado pelo elogio.
Apesar de já estar estacionando em vaga de idoso, acho que para Yoda ainda me faltam uns 845 anos :D
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:50c757d0c8="Edson Carvalho"]Alvaro, você tem alguma planta nos moldes, ou o próprio desta competição para compartilhar conosco?
Gostaria de construir um.
Grato[/quote:50c757d0c8]

Edson,
Deve ter alguma planta na internet mas eu não encontrei. Os americanos chamam de "Wright Stuff"

Pra mostrar os conceitos que usaria eu desenhei e construi o modelo que aparece abaixo, baseado nos P-25 que andamos tentando nos tempos que tinha ginásio do Ibirapuera.

Pela regra dessa prova, é concedido um bônus de 40% sobre a pontuação para quem voasse modelos com corda da asa inferior a 6.0 Cm.
Meu modelo tem 8.0 Cm de corda e os estudantes estavam testando modelos com 5.9 Cm de corda para ganhar o bônus.

Depois que eu estive lá, fizeram e testaram as 2 opções e chegaram à conclusão que o tempo maior de voo com corda de 8.0 Cm não superava o bônus de 40%. Então mantiveram a corda de 5.9 Cm.
Anexos
Elevacao.jpg
Elevacao.jpg (16.64 KiB) Exibido 11616 vezes
Indoor_40Cm.jpg
Indoor_40Cm.jpg (27.34 KiB) Exibido 11616 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:3c4f9b7192="Alvaro Sala"][quote:3c4f9b7192="Alvaro Sala"]GANHAMOS![/quote:3c4f9b7192]
Desculpem a primeira pessoa do plural, mas estava na torcida junto com a turma![/quote:3c4f9b7192]
Alvaro, muito merecida a 1ª do plural, a tua dedicação mais que a justifica. PARABÉNS!
Permita-me incluir no rol de vencedores todos nós amantes do aeromodelismo, notadamente do voo livre.
A competição nos USA à qual você se refere acredito seja a Science Olympiad, algo grandioso, a nível nacional mas que é reproduzida também em pequena escala, muitas vezes no âmbito de 1 única escola ou classe e tem, entre outros desafios para os jovens, a construção de um aeromodelo, sendo o Delta Dart o mais comum.
Facilitando para o Edson Carvalho aqui vai o link da página contendo a planta de outro modelo bastante utilizado, o Double Whammy, na versão original e na desafiadora versão PennyPlane, esta segundo consta da página pode atingir voos com duração superior a 5 minutos.
http://freeflight.org/jlf/beginners_corner/whammy_series/whammy.htm

E.T. Não desanime, você não é tão feio quanto o Yoda. :)
Stick & Tissue Forever!
lucimartmk
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 25, 2014 10:30 am

Mensagem por lucimartmk »

Olá pessoal!
Realmente, o Álvaro foi um marco para a equipe! Dividimos a equipe em antes e depois dele! rsss :)
Analisar um aeromodelo de um profissional e receber suas dicas espetaculares trouxe um grande incentivo à equipe para aprimorar o modelo com o qual já vínhamos trabalhando!
Nosso único encontro com este mestre trouxe um ganho enorme! Foi muito generoso de sua parte em deixar seu P-25, pena que quebrou logo no início e não pudemos "brincar" mais com ele!
Fizemos vários testes com asas com cordas de 8cm, 6,9cm e 5,9cm usando as dicas de construção e trimagem recebidas e, com muito empenho, conseguimos chegar ao produto final que nos rendeu o tempo de vôo efetivo de 90s!
Com o bônus pela asa, ficamos em primeiro lugar com 2min10s!
A segunda colocada ficou com o tempo de 1min51s aproximadamente, sem o bônus... também é um tempo admirável!
Gostaria de agradecer a todos que postam sobre modelos elásticos e dicas de construção, trimagem, entelamento etc neste fórum, pois foi uma fonte de consulta importante para a equipe! Tiramos muitas ideias boas daqui!
Quanto a dica do Francisco, tivemos uma equipe que apresentou o modelo indicado, acredito que tenha sido a da 2a. colocada...
Gostaria que o pessoal de São José marcasse encontros por aqui... Fiquei sabendo que a GM disponibilizaria suas quadras...
Álvaro, pode usar o plural sim, pois sua contribuição foi essencial para o resultado da equipe! E já contamos com você (e vocês) para a 3a edição! Um grande abraço da equipe toda!!!
lucimartmk
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 25, 2014 10:30 am

Mensagem por lucimartmk »

Fiz uma publicação no meu face (lucimar tamiko) das fotos do campeonato. Assim que tiver os vídeos da competição coloco no youtube para todos verem. Foi lindo!
Aí vai o link com a reportagem da Vanguarda (globo de SJC)
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/jornal-vanguarda/videos/t/edicoes/v/estudantes-de-sao-jose-participaram-de-uma-competicao-aeronautica/3691076/


este link é do campeonato de 2013
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/link-vanguarda/videos/t/edicoes/v/competicao-de-pequenas-aeronaves-reune-estudantes-em-sao-jose-dos-campos-sp/2797063/
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Alvaro, obrigado pela explanação, foi de grande valia.

Francisco agradeço você também pela sua disposição em me ajudar na busca pelos planos, ajudou muito, você não apenas quebrou o galho e sim a árvore toda...rsrss

Parabenizo também aos organizadores do evento bem como aos alunos que se dedicaram em aprender este mundo fantástico do voo livre.

Quem sabe com uma motivação desta, além de alguns engenheiros, não ganharemos também alguns adeptos ao nosso querido voo livre.

Obrigado a todos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Alvaro, mais uma pelo VL, heim amigo??!! Boa mesmo!!!

Professora e alunos ganhadores, meus parabéns pelo bicampeonato eu fico muito feliz de descobrir uma turma que pratica o VL, modalidade que gosto demais!!!!

Grande abraço e bons vôos!!!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Mensagem por FlyHigh »

Muito legal isso.

Passar o conhecimento adiante, em qualquer área de conhecimento, é fundamental!

Afinal, desde que o mundo é mundo, até invenção da pressa, é assim que as coisas sempre aconteceram.

Parabéns Alvaro, pela dedicação e sabedoria.
Responder