Campeonato de Aviões a Elástico - Demoiselle 2014

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Campeonato de Aviões a Elástico - Demoiselle 2014

Mensagem por Alvaro Sala »

No dia 15 de setembro recebi esta MP:

[quote:5d663cda4d]Meu nome é Lucimar e sou professora de uma escola estadual de S. J. dos Campos.
Sou orientadora de uma equipe de aeromodelismo que está participando de um campeonato da SAEBrasil e precisamos de orientações com relação a tudo sobre aeromodelo elástico!
Tínhamos um consultor ano passado e fomos campeões, mas, este ano ele foi ser consultor de outra equipe em um colégio particular...
Bem, estamos contando com a ajuda de um engenheiro de automação e controle, mas o negócio dele é robô e, apesar da boa vontade, precisamos de alguém que entenda de aerodinâmica e aeromodelos, especificamente, motor borracha...
Os garotos são esforçados, conseguiram fazer um bom modelo, mas a trimagem para que ele voe é que é o "quê".
Sei que é de São Paulo, mas podemos combinar como entrar em contato...
Agradeceria imensamente se pudesse nos ajudar!
O campeonato será dia 11/10, aqui em SJCampos.
Aguardo notícias!
Um abraço!
________________
Lucimar Tamiko[/quote:5d663cda4d]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Achei legal e comecei a trocar e-mails com a professora dando opiniões de como faria meu modelo para participar dessa prova.

Só que eu não tenho prática em pequenos modelos indoor...
Então lembrei de quanto tempo na minha vida eu passei tentando por em prática, sem sucesso, diversas idéias que eu tinha na cabeça, e como tudo mudou depois que conheci Omar, Ricardão e toda turma com a qual praticamos diversas modalidades de voo livre.

Assim, resolvi construir o modelo que eu estava sugerindo pra equipe da Lucimar e mostrar na prática o que eu faria numa competição como essa.
Marcamos um encontro e levei o modelo pra São José no domingo 28/09/14 pra voar com os jovens (são estudantes do 2º grau entre 14 e 16 anos).

Fui muito bem recebido e passei uma tarde trimando meu modelinho numa quadra coberta e vendo a turma trimar o seu.

Meu objetivo (além de poder brincar com meu modelinho indoor) era dar uma referência prática da forma que eu faria.

Além disso, deixei meu modelo com a equipe e algumas mechas de borracha 1/16 e 3/32 para que usassem e testassem sem medo de quebrar.

Surtiu efeito.
A prova foi hoje.
GANHAMOS!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:9f22b2a724="Alvaro Sala"]GANHAMOS![/quote:9f22b2a724]

Desculpem a primeira pessoa do plural, mas estava na torcida junto com a turma!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Mensagem por Raimundo Bezerra »

Parabéns.

Que pessoal de sorte, aprenderam com o Mestre, ai fica fácil ganhar.

Grande parte do mérito é seu.

Abraço.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Raimundo,
O resultado foi obtido pela turma através de muito esforço, metodologia científica, disciplina, persistência e trabalho em equipe.
Eu apenas procurei acrescentar uma referência prática, que só funcionou devido aos atributos acima.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Abri o tópico porque acho que uma prova como essa é muito importante para o voo livre.
No Brasil está na segunda edição, mas pelo que tenho visto, nos Estados Unidos já é tradicional.

Agora espero as considerações da Professora Lucimar Tamiko com fotos e vídeos das atividades dos jovens.
carlindo
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 2:55 pm
Localização: são jose dos campos

Mensagem por carlindo »

que pena !
sou de são jose dos campos e não fiquei sabendo do evento.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Grande mestre Alvaro Sala.

Meus parabéns pela sua disposição na ajuda para esta equipe, que com certeza soube tirar o máximo de proveito de seus ensinamentos.

Atitudes assim que precisamos para um mundo melhor.

Abraço com admiração mestre!
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Nossa acho que preciso acompanhar mais isso aqui
muito legal Alvaro parabens
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Valeu Edson e Eduardo,
Precisa também lembrar que eles são bicampeões. Ganharam no ano passado com um voo de 30 seg. e nesse ano com 90 seg. (o nível da prova já subiu bastante).

A especificação do modelo para essa prova é:
Envergadura máxima projetada da asa 40 Cm e corda sem limites.
Envergadura máxima projetada do estabilizador horizontal 28 Cm e corda sem limites.
Peso mínimo sem borracha 7.0g
Peso máximo da borracha 1.5g
Hélice comercial de plástico até 23 Cm (9")
Responder