Dúvida/elástico para clg

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Bom dia pessoal. Estou com uma dúvida a respeito de elásticos para planadores de voo livre lançados a catapulta (aqueles lançados com uma espécie de estilingue).

1) Qual é o tipo de elástico utilizado?
2) O elástico "tripa de mico", enquanto não tenho o mesmo próprio para aeromodelismo (pois ainda não tenho e na minha cidade não vende, preciso pedir da Casa Aerobrás), seria melhor do que o de dinheiro??

Desde já, agradeço!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá colega!
Se você for iniciante ao voo livre, seja bem vindo a este mundo maravilhoso.
Bem em caráter geral, todo elástico serve para levar nosso modelo a decolagem.
Porém, uns mais específicos do que outros diferenciando na tração que cada um tem de característica.
Cabe observar a força exercida na saída, pois o modelo pode não aguentar e romper as asas.
Se a tripa de mico que você tem ai for forte demais, tente com jeitinho corta-la ao meio longitudinalmente que você diminui a força exercida.
Até que você compre um adequado vá voando com o que tem, o importante é voar.

Abraços e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Alvaro Sala »

Tonhão,
O estilingue que poderiamos chamar de "regulamentar" para CLGs de 8' a 12" de envergadura, consiste num stick de 6" e um loop de borracha de 1/4" medindo 9".
Para modelos menores, como o Egg 6" é preferível usar borracha de 1/8".
O elástico utilizado é do tipo FAI, que não tem na Aerobrás...
Se você for estilingar um modelo pequeno, recomendo começar com elástico de dinheiro mesmo.
E, por favor, poste uma foto do modelo que você está desenvolvendo!
Abraço
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Alvaro Sala »

No vídeo, eu estou estilingando um Krazy Katze W que é projeto do Peter Becker (essa planta está aqui no e-voo com autoriação do autor)
O voo foi na casa dos 50 segundos, o que é fraco perto do que aquele alemão consegue...
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Alvaro Sala escreveu:E, por favor, poste uma foto do modelo que você está desenvolvendo!
Abraço

Hahaha, obrigado Sr. Álvaro! Os modelos que estou começando não são nada demais. Um eu fiz em depron, vou ver se faço um egg também em depron. Também pedi um papel especial (papel bristol) de 180 g/m² para fazer planadores, e pedirei elásticos da Aerobrás (bom, ao menos deve ser melhor que os de dinheiro, pois estes quase não dão impulso).

Quando eu estiver com uma técnica melhor, partirei para os modelos de balsa! :D
Editado pela última vez por Tonhao_Maciel em Sáb Ago 01, 2015 9:39 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Edson Carvalho escreveu:Olá colega!
Se você for iniciante ao voo livre, seja bem vindo a este mundo maravilhoso.
Bem em caráter geral, todo elástico serve para levar nosso modelo a decolagem.
Porém, uns mais específicos do que outros diferenciando na tração que cada um tem de característica.
Cabe observar a força exercida na saída, pois o modelo pode não aguentar e romper as asas.
Se a tripa de mico que você tem ai for forte demais, tente com jeitinho corta-la ao meio longitudinalmente que você diminui a força exercida.
Até que você compre um adequado vá voando com o que tem, o importante é voar.

Abraços e bons voos.

Muitíssimo obrigado pelas boas vindas Edson!

Pois é, por enquanto estou utilizando elástico de dinheiro! Infelizmente não dá tanto impulso e "cansa" rapidamente! Vou pedir elásticos da Casa Aerobrás!
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Pessoal, desculpem se eu estiver abusando, mas tenho outra dúvida.

Estou com um modelo que fiz em depron (asas e estabilizadores) e bambu (fuselagem) e estou com dúvidas quanto à trimagem e talvez o material dele. Ele possui incidência zero. Quando coloco o estabilizador horizontal em um ângulo positivo, ele dá "looping". Quando deixo "zero-zero"(talvez seja zero-zero, ao menos), o modelo simplesmente sobe, chega ao topo da subida, NÃO FAZ A TRANSIÇÃO e simplesmente "embica" e cai de nariz no chão.

1) Vocês acham que é questão pura e simples de trimagem? Se sim, não tem problema, vou continuar tentando até... sei lá, hahaha!!
2) Seria a questão do material (depron) que é difícil de trimar? Pois já ouvi dizer que balsa é mais fácil, ao menos, que papel. Isso procede??

Aguardo resposta! Desde já, agradeço a colaboração!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Alvaro Sala »

Esse comportamento é típico de um CLG. Nos modelos de balsa isso é resolvido com pequenas deformações no estabilizador de forma a dar uma cabradinha. São deformações milimétricas para não levar ao looping.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Alvaro Sala escreveu:Esse comportamento é típico de um CLG. São deformações milimétricas para não levar ao looping.

Então é insistir mesmo, não Sr. Álvaro? Obrigado, agora vou esperar um vento ou uma chuva derrubarem ele do telhado da minha casa, pois o perdi em uma das tentativas, hahaha!!

Fiz um EGG 6" também em depron, quando chegar o próximo final de semana, vou testá-lo.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Re: Dúvida/elástico para clg

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Alvaro Sala escreveu:E, por favor, poste uma foto do modelo que você está desenvolvendo!

Sr. Álvaro, por favor, como faço para postar fotos? Comecei a fazer um aeromodelo de voo livre e estou querendo compartilhar com vocês, bem como, dirimir algumas dúvidas!. Grato!
Responder