Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por LaercioLMB »

Todos nós temos nossas falhas em construções, sejam elas grandes ou pequenas, mas temos.
O que nós temos que fazer é não se contentar com o pouco que conseguimos, pois podemos conseguir sempre mais e melhor.
Primeira construção será sempre um tormento para qualquer um e dificilmente ficará como gostaríamos que ficasse e isso faz parte, ver onde erramos, aceitar as críticas daqueles que tentam nos ajudar mostrando onde erramos e procurar corrigir os erros.
Sobre o material de construção, isopor, depron (embora sem o mesmo material) e balsa, é somente uma questão de visão.
eu confesso que a primeira vez que vi um "aviãozinho" de isopor, detestei. disse a mim mesmo que aquilo não era aeromodelismo e não passava de um brinquedo que iria desviar o curso do aeromodelismo para a pior, mas as coisas não foram bem assim.
Teve uma pessoa que já faleceu, que mesmo com algumas atitudes dele que não agradaram muitos por aqui e das divergências que tivemos, não posso deixar de falar o que de bom ele falou.
Falei com o Motta sobre o que eu pensava sobre aeromodelos de isopor e depron e ele somente me disse que então eu não sabia ainda o que estava falando e me pediu para procurar na internet sobre Papy Kilowatt http://papykilowatt.free.fr/

Procurei e o que encontrei foi de tirar o fôlego.
Tem construções do Papy que não parecem ser muito boas, mas são construções mais antigas e ele foi aprimorando a qualidade com o tempo e tem cada modelo escala que é de ficar de boca aberta com a riqueza de detalhes.
Procurei fazer o meu primeiro modelo em depron, ficou uma jossa e pesado demais e quase desisti de usar o depron.



Tentei melhorar um pouco aumentando a escala do modelo, mas ainda não ficou tão bom.



Procurei ver mais sobre o depron e consegui melhorar um pouco mais, embora o modelo seja mais simples.



Sendo que todos são estruturais, nada de isopor maciço cortado com cnc, tudo com longarinas, nervuras e chapeados e vi que podemos sim fazer grandes coisas utilizando o isopor e ou o depron.
Estou fazendo um Bristol Scout D agora em balsa, pois tinha essa madeira toda guardada aqui em casa e resolvi usar.
É mais fácil mesmo construir usando balsa, mas isso não significa que o isopor e ou o depron sejam ruins, é só uma questão de pegarmos o jeito de como trabalhar com cada um deles.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por Matheus aereo »

p 51 b do alepacau.

viewtopic.php?f=13&t=13757
Editado pela última vez por Matheus aereo em Qua Dez 09, 2015 6:51 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por LaercioLMB »

Matheus aereo escreveu:
p 51 b do alepacau.



De capau coisa nenhuma, meu mesmo.

http://www.evoo.com.br/viewtopic.php?f= ... 19d0558738
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por Etxe Berri »

Magnifico, que esses Modelos sirvam de inspiração para todos nós.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por Matheus aereo »

LaercioLMB escreveu:
Matheus aereo escreveu:
p 51 b do alepacau.



De capau coisa nenhuma, meu mesmo.

viewtopic.php?f=1&t=72499


Opa Laercio, me desculpe. Não quis dizer que o aero da foto era do alepacau, tentei mandar um link de uma construção dele, mas acho que deu algo errado e está aparecendo só pra mim
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por Wesley_Sniper »

Aqui está aparecendo o link de um belo p-51b de voo livre.
:D
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por Matheus aereo »

A então ta certo. É esse mesmo hehehe.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por rnjorge »

Não estou menosprezando as possibilidades do isopor ou depron, apenas dizendo que eu não gosto deste material. Com paciência e dedicação bons modelos são feitos, independentemente do material.
Pessoas que dominam as técnicas necessárias à construção com esses materiais vão ter resultados melhores que as minhas poucas tentativas mas, na verdade, é só uma questão de gosto. Fico mais confortável trabalhando com madeira.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por LaercioLMB »

rnjorge escreveu:Não estou menosprezando as possibilidades do isopor ou depron, apenas dizendo que eu não gosto deste material. Com paciência e dedicação bons modelos são feitos, independentemente do material.
Pessoas que dominam as técnicas necessárias à construção com esses materiais vão ter resultados melhores que as minhas poucas tentativas mas, na verdade, é só uma questão de gosto. Fico mais confortável trabalhando com madeira.


Entendo a sua parte e de forma alguma desejei te criticar e és livre para escolher qual material usar e gostar.
Só citei o fato de eu também não gostar no início e deixar claro que a sua opção não é uma critica contra modelos de isopor ou depron, somente uma opção sua.
Mas voltando ao assunto, será tão bom se o pessoal que está iniciando não pensasse em fazer um modelo em 2 horas e jogar para cima para ver no que vai dar.
Aeromodelo bem construído, não precisamos ficar na expectativa se vai dar ou não, pois irá voar bem certamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Re: Só para não esquecer que ainda existem bons construtores.

Mensagem por _fgp_ »

LaercioLMB escreveu:
rnjorge escreveu:Não estou menosprezando as possibilidades do isopor ou depron, apenas dizendo que eu não gosto deste material. Com paciência e dedicação bons modelos são feitos, independentemente do material.
Pessoas que dominam as técnicas necessárias à construção com esses materiais vão ter resultados melhores que as minhas poucas tentativas mas, na verdade, é só uma questão de gosto. Fico mais confortável trabalhando com madeira.


Entendo a sua parte e de forma alguma desejei te criticar e és livre para escolher qual material usar e gostar.
Só citei o fato de eu também não gostar no início e deixar claro que a sua opção não é uma critica contra modelos de isopor ou depron, somente uma opção sua.
Mas voltando ao assunto, será tão bom se o pessoal que está iniciando não pensasse em fazer um modelo em 2 horas e jogar para cima para ver no que vai dar.
Aeromodelo bem construído, não precisamos ficar na expectativa se vai dar ou não, pois irá voar bem certamente.


Tive essa experiência com meu Calmato, embora um modelo simples, fiz com bastante cuidado. Voou muito melhor que os outros aeros que foram feitos meio "nas coxas". Valeu cada segundo alinhando as partes e dando a devida atenção.
Responder