Dúvida construção North American T-6

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Paulo_Camargo
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 5:18 pm
Localização: Rio Claro-SP

Dúvida construção North American T-6

Mensagem por Paulo_Camargo »

Boa noite amigos do fórum , já voo aeromodelos de depron e até já cheguei de montar um kit de balsa de um ugly stick de 01mt de envergadura todos rádio controlados . Sempre ouvi falar sobre aeromodelos á elástico ou VL no caso mas nunca prestei muita atenção . Até que comecei a ver alguns vídeos sobre montagem e depois o voo em si . Fiquei bem impressionado alguns voam mais de 03 minutos sem nenhuma intervenção humana e outros pelo que li até desaparecem . Fiquei mais impressionado depois de ver alguns warbirds SUPER REALISTAS voando alto , e amo demais esses aeros !!
Resolvi arriscar uma montagem mas tipo assim , sem muita pretensão pois vi que a montagem em si desses modelos é mais complexa e nesse ponto acabei descobrindo que estava adorando todo aquele procedimento , cortar , lixar , medir e etc
Sei que a montagem não está das melhores e já tenho até minhas dúvidas se vai voar , mas como primeira montagem dessa CATEGORIA estou feliz pois estou aprendendo coisas novas e sei que na próxima irei melhorar por isso mesmo aceito sugestões dos amigos . Já me prolonguei além do limite então vamos ás dúvidas :

Como irei mostar nas fotos ou tentar mostrar , cheguei num ponto que preciso colocar uma longarina de 3 x 3 mm na lateral do esqueleto central . Longaria que segundo a planta ficaria no meio de duas outras 1,5 x 1.5 mm . A questão é que não sei de que forma colar ela nas extremidades do esqueleto central . Pela planta ela seria colada atrás da primeira vareta transversal do nariz , mas acontece que seria impossível que ela dobrasse para seguir passando pelas outras varetas transversais do esqueleto central .
Falei demais e não sei se consegui transmitir oque precisava , no caso espero que as fotos ajudem os amigos a entenderem minha dúvida , que aliás seria a mesma na última transversal do esqueleto central .
Perdoem o livro que escrevi e espero que possam me esclarecer essa questão .
Obrigado e abraços á todos .
Anexos
20160323_214659.jpg
20160323_214659.jpg (21.3 KiB) Exibido 11436 vezes
20160323_214921.jpg
20160323_214921.jpg (18.39 KiB) Exibido 11436 vezes
20160323_214847.jpg
20160323_214847.jpg (20.36 KiB) Exibido 11436 vezes
Acredito que não seria ali pela planta
Acredito que não seria ali pela planta
20160323_214517.jpg (17.96 KiB) Exibido 11436 vezes
Seria ali eu acho , mas como procedir depois com a curvatura ?
Seria ali eu acho , mas como procedir depois com a curvatura ?
20160323_214624.jpg (17.62 KiB) Exibido 11436 vezes
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por rnjorge »

Pode mandar o link de onde baixou a planta, para que possa analisar?
Ricardo Jorge
Paulo_Camargo
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 5:18 pm
Localização: Rio Claro-SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por Paulo_Camargo »

rnjorge escreveu:Pode mandar o link de onde baixou a planta, para que possa analisar?

Bom dia amigo , esse é um kit que comprei na net . Na realidade achei que estava comprando da Casa Aerobrás mas era uma loja de Vinhedos que revende os kits e a planta veio na caixa do kit .
Será que uma foto da planta já ajudaria ou teria algum outro modo ? Agora só irei poder ver isso depois das 15 pois estou indo pro serviço .
Aguardo seu retorno rnjorge para saber como posso te passar essa planta .
Abs
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por Camacho »

boas.
tem um truque que serve para dobrar as varetas que é bem antigo e ainda muito utilizado, e que eu mesmo já usei um zilhão de vezes que é ensopar a vareta com líquido. EU uso alcool, por entender que o alcool evapora rápido e não tenho que ficar um tempão esperando que seque(acho mais prático, pra mim funciona e sempre funcionou muito bem).
tem muitas receitas por aí na net de misturas que se usa pra isso.
faça um "gabarito" da forma que você quer dar na vareta com alfinetes ou outra coisa que consiga segurar a peça , ensopa a vareta bem(eu deixo pingando mesmo), espera a balsa absorver bem o alcool e vai com cuidado dobrando a vareta no gabarito. trava ela bem travadinha e deixa secar. depois é só colar. vai com calma até pegar o jeito de trabalhar com a balsa, pois ela fica maleável, mas não é de borracha. mesmo ensopada pode partir. tem que ter sensibilidade.
é isso
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por rnjorge »

Uma foto com boa resolução ajudaria sim.
Ricardo Jorge
Paulo_Camargo
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 5:18 pm
Localização: Rio Claro-SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por Paulo_Camargo »

Camacho escreveu:boas.
tem um truque que serve para dobrar as varetas que é bem antigo e ainda muito utilizado, e que eu mesmo já usei um zilhão de vezes que é ensopar a vareta com líquido. EU uso alcool, por entender que o alcool evapora rápido e não tenho que ficar um tempão esperando que seque(acho mais prático, pra mim funciona e sempre funcionou muito bem).
tem muitas receitas por aí na net de misturas que se usa pra isso.
faça um "gabarito" da forma que você quer dar na vareta com alfinetes ou outra coisa que consiga segurar a peça , ensopa a vareta bem(eu deixo pingando mesmo), espera a balsa absorver bem o alcool e vai com cuidado dobrando a vareta no gabarito. trava ela bem travadinha e deixa secar. depois é só colar. vai com calma até pegar o jeito de trabalhar com a balsa, pois ela fica maleável, mas não é de borracha. mesmo ensopada pode partir. tem que ter sensibilidade.
é isso
ABRAÇOS

Boa tarde amigo , dica muito boa .Irei me lembra dela , mas vou aguardar a resposta do Ricardo que ficou de olhar a planta assim que eu passar pra ele .
Abraço
Paulo_Camargo
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 5:18 pm
Localização: Rio Claro-SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por Paulo_Camargo »

rnjorge escreveu:Uma foto com boa resolução ajudaria sim.

Vou arrumar a foto amigo , perto das 14 ou 15 horas eu te envio , tem algum email para que eu te envie ?
Obrigado
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por eliasrobr »

Acompanhando !,esse avião é lindo D+

Saudades dos bons tempos da na época Esquadrilha da Fumaça,hoje EDA.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Paulo_Camargo
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 5:18 pm
Localização: Rio Claro-SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por Paulo_Camargo »

eliasrobr escreveu:Acompanhando !,esse avião é lindo D+

Saudades dos bons tempos da na época Esquadrilha da Fumaça,hoje EDA.

Boa tarde amigo , o avião é realmente lindo mas esse modelo não sei se vai chegar perto disso . Mas em último caso já vai servir de experiencia para os proximos . :D
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dúvida construção North American T-6

Mensagem por rnjorge »

Vou arrumar a foto amigo , perto das 14 ou 15 horas eu te envio , tem algum email para que eu te envie ?
Obrigado


rnjorge@uol.com.br
Ricardo Jorge
Responder