Modelo novo - elástico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Diogo Rembold
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 7:26 pm
Localização: Niterói, Rio de Janeiro

Modelo novo - elástico

Mensagem por Diogo Rembold »

Pessoal, depois de anos de RC e modelos a elástico convertidos para RC, vendo uns vídeos de aeromodelos a elástico, fiquei apaixonado pelo realismo de voo, e decidi retornar à modalidade que não pratico desde a adolescência (como brincadeira, não tinha nenhuma experiência).
Decidi por montar um peanut PZL P.24 de planta de Pres Bruning http://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=2781 (projetinho de 1 semana). Já pesquisei tudo sobre trimagem, etc, e estou todo equipado como se vê nas fotos (o winder imprimi em 3d). O Mike Stuart montou esse mesmo modelo como se vê nessa página
http://www.ffscale.co.uk/page2e.htm
O meu vai ficar igual quando chegar as folhas para fazer os decais
Ele diz que o modelo ficou com 12g sem motor (não sei se com ou sem hélice), o meu ficou com 16g com hélice motor (elástico) Fiz com varetas de 1/16 e ele c/ de 1/20 e usei papel de seda comum ao invés de esaki já que este vinha prateado (não sei se a economia do peso de tinta compensou). A hélice é uma Guillows de 5pol cortada mas talvez faça a da planta de balsa antes de tentar com essa.
Agora só falta o elástico. Qual o melhor lugar para comprar? O Mike diz na página que o bom foi um anel de 0.050pol + um de 0.045pol. Pesquisando descobri que o bom para a maioria dos peanuts é 3/32
Anexos
IMG_9623.JPG
IMG_9623.JPG (32.07 KiB) Exibido 23235 vezes
IMG_9622.JPG
IMG_9622.JPG (33.6 KiB) Exibido 23235 vezes
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá colega!
Como apaixonado por voo livre estou feliz em ver que você está construindo na modalidade.
Vou acompanhar.

Abraços.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Matheus aereo »

Muito show Diogo. Eu também estou me coçando para fazer um voo livre, pra relembrar os tempos de inicio no modelismo. Eu não sei te ajudar a respeito do elastico, tomara que alguém experiente possa ajudar. Uma pena que o forum ta meio parado, vamos tentar reanima-lo hehehe.
Avatar do usuário
Diogo Rembold
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 7:26 pm
Localização: Niterói, Rio de Janeiro

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Diogo Rembold »

Olá Edson, Matheus, obrigado pelo apoio! reparei que esta meio parado, espero que meu post anime aqui,

Tenho duas notícias,
a primeira do FDS, quando acabei testando o modelo com uns elásticos da guillows que tinha, e o resultado foi melhor que o esperado, em consideração ao local aberto e restrito, e o elástico provavelmente inapropriado; após um par de tentativas e poucas voltal no motor, consegui uma bela volta completa em curva até com um certo ganho de altura, bem promissor, apesar do modelo ser meio dificil de trimar e manter uma direção de voo consistente, mas acredito que só seria necessário ajustes de angulo de hélice.

Porém desanimado com a dificuldade e provável demora de conseguir o elástico, e também de não ter alcançado o objetivo pretendido, que era fazer o modelo voar flutuando como vi nos vídeos dos campeonatos de peanut, devido ao peso excessivo de (3g!!) E que para conseguir um voo com tempo decente ia precisar de uma hélice pelo menos meia polegada maior, o que pelo torque e peso desta ia tornar a trimagem do modelo um pesadelo (é... o buraco aqui é mais em baixo) acabei er... :oops: :oops: :oops: , bem... convertendo o modelo em RC, já que o peso de todo equipamento, placa do ember, motor c redução e bateria iria pesar "apenas" 2g a mais da versão à elástico.

Mas de forma alguma desistirei do voo livre pois quero ainda ver, relaxadamente, um peanut flutuando por vários segundos, agora que sei bem o caminho, pesquisando muito sobre técnicas, contruções, pesos, materiais, e talvez com um modelo mais favorável.

Peço novamente desculpas ao pessoal do voo livre e se preciso, mudar o tópico para micro rc, mas acho que começarei um novo tópico lá, a h e falar dos outros projetos peanuts do t-6 em andamento e do demoiselle, concluido que nem cheguei a postar!
Avatar do usuário
Diogo Rembold
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 7:26 pm
Localização: Niterói, Rio de Janeiro

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Diogo Rembold »

Hoje voei o avião com rádio, e fiquei feliz com minha decisão, o modelo continuou com um voo bonito, lento, e continuo considerando um modelo de voo livre, pois não toco no acelerador e profundor durante todo o voo apenas direciono levemente o modelo para que não saia da área de voo, ou seja voo livre assistido.
Aí vão fotos do modelo totalmente concluido, nas cores da força aérea turca do início da 2a guerra, quando esse caça de fabricação polonesa foi usado.(curiosidade: um modelo semelhante, o p11, fez o 1o abate da 2a guerra, um bf-110 alemão)
Anexos
detalhe da asa complexa do modelo
detalhe da asa complexa do modelo
IMG_9632.JPG (20.1 KiB) Exibido 23038 vezes
IMG_9631.JPG
IMG_9631.JPG (30.82 KiB) Exibido 23038 vezes
IMG_9630.JPG
IMG_9630.JPG (34.74 KiB) Exibido 23038 vezes
IMG_9629.JPG
IMG_9629.JPG (29.47 KiB) Exibido 23038 vezes
Avatar do usuário
Diogo Rembold
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 7:26 pm
Localização: Niterói, Rio de Janeiro

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Diogo Rembold »

Aproveito também para mostrar como fiz os decais.
Os das insígnias e leme fiz sobre uma folha de decal de fundo branco para jato de tinta onde mascarei com vinil recortado as áreas que seriam brancas e aerografei o vermelho com tinta acrílica da acrilex. Depois de secar, com heatgun pois sou apressado rsrs, passei uma camada de spray de verniz acrílico fosco
Os detalhes pretos foram impressos em folha de decal transparente e igualmente protegido com verniz acrílico.
As folhas de decais comprei na http://www.commerce-center.com.br
Anexos
IMG_9628.JPG
IMG_9628.JPG (30.59 KiB) Exibido 23038 vezes
IMG_9625.JPG
IMG_9625.JPG (34.5 KiB) Exibido 23038 vezes
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Edson Carvalho »

Dizer mais o que???
Showwwwwwwwwwww
Parabéns colega!
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Kvra »

lindo, uma obra de arte.
Kvra
voar ...
Avatar do usuário
Diogo Rembold
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 7:26 pm
Localização: Niterói, Rio de Janeiro

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Diogo Rembold »

Obrigado Edson, Kvra
Aproveito para mostrar as hélices usadas com elástico; a do meio foi a que testei primeiro , uma guillows 5 pol cortada (a de trás é a inteira), com a qual voou bem e deu CG, mas a inteira deveria ficar melhor. A 1a é a da planta feita de balsa (tem uma porca colada na frente para dar CG. Essa hélice por ser leve, deu um controle de trimagem bem melhor, pela redução do efeito de precessão giroscópica, mas achei muito pequena, talvez vá bem com um elástico menor e um modelo bem mais leve.
Anexos
IMG_9633.JPG
IMG_9633.JPG (32.16 KiB) Exibido 22933 vezes
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Modelo novo - elástico

Mensagem por Alvaro Sala »

Caro Diogo,
Grata surpresa!
Em primeiro lugar: Magnífica construção!
Esse tópico vai ficar por aqui. Se quiser abrir outro nos Micro modelos fique à vontade.
Para escala de voo livre, recomendo modelos um pouco maiores do que os Peanuts porque são mais fáceis de trimar (Dime scale talvez).
Só posso dizer que isso aqui está meio parado por falta de construtores que nem você. Nós, os velhinhos, já movimentamos muito esse forum, mas a vida nos leva por outros caminhos.
Fico muito feliz em ver que sempre haverá um maluco que continuará insistindo nas técnicas clássicas de construção e voo.
E, no mais, quem faz um Forum são os usuários. Parabéns pela construção e continue postando para nosso deleite!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder