Miss America rádio assistido

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:7e28a9c0e7="Omar Grassetti"]Edu,
Como qualquer vôo livre, vai levar um certo tempo para ser ajustado, pois a falta de comando de profundor pede que o modelo seja muito bem trimado, mas mesmo assim, você fez um lindo vôo. Gostei da categoria com que você tirou o modelo da térmica, garanto que isso foi fruto da sua experiencia em vôo livre. Foi um belo momento. Parabéns.[/quote:7e28a9c0e7]

Omar, eu que tive esse privilégio, voar um modelo tão bem construido e projeto tão bem escolhido só poderia sair voando da caixa!

[b:7e28a9c0e7]Sobre a categoria, acho bom uns highlights:[/b:7e28a9c0e7]

► Não pode deixar estolar baixo! O projeto, Trust line e o piloto juntos pra evitar isso. Nessas os mestres OTs de nariz curto se saem muito bem.

► O comando/Área de leme deve ser grande o suficiente para espiralar o modelo = DT.

► Rádios simples e baratos são uma excelente solução para a categoria, resolve-se tranquilamente problemas de amplitude de comando encurtando ou alongando braço e horn, porém a eletrônica embarcada não é barata e demanda conhecimento de R/C para a montagem.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:1babb4c09a="Omar Grassetti"]Marco Antonio,
O Miss America tem 77 cm de enverghadura e ainda podia ser maiorzinho para esse motor. Acho que uma alternativa também pode ser diminuir o motor. Enfim, o negócio é fazer vários testes até se chegar na melhor combinação avião/motor/hélice/bateria. Esse seu conjunto seria uma ótima solução e aumentaria as características de vôo livre do modelo.

[b:1babb4c09a]Outro detalhe que não está ainda muito bem resolvido é o servo[/b:1babb4c09a]. Este que estou usando é impreciso e não retorna axatamente para a mesma posição depois de acionado, o que dificulta muito trimar o modelo para o modo de voô livre.[/quote:1babb4c09a]

Qual está usando?

O Fred tem ótimos servos pequenos, pequei um de 3,5g que acredito possa servir pra você.

O Fred tem motores menores, vc pode usar o mesmo speed nele.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Marco Antonio,

Estou usando um servo do Fred, Nenhuma queixa quanto ao servo, que é bom e muito leve. O fato de ele não retornar ao ponto exato (estou falando de menos de um milimetro, que para vôo livre é muita coisa) é comum em servor muito pequenos com comando pull pull. Como não pretendo aumentar o tamanho do servo, nem deixar o pull pull muito esticado para não estressar as engrenagens do servo, estou estudando uma solução para o problema. Uma saida pode ser mudar o sistema pull pull para algo que tenha limitador fixo para a posição vôo livre.
A vida é dura. Se fosse fácil também não ia ter nenhuma graca.
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Omar
Pode parecer ideia de jirico mas la vai.
Deixe o pull-pull. Mas deixe os fios com folga.
Faça o retorno do leme a uma posição pré-fixada por mola e que possa ser ajustado com um pequeno parafuso.
Algo semelhante ao joystick dos transmissores.
Como o voo é lento a probabilidade de flutter é mínima e você terá controle de leme nas duas direções.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mas Omar, vc já havia resolvido isso com sua idéia de servo com um cabo só lembra????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Peninha,
Obrigado pela idéia.
Como o Marco Antonio lembrou, eu acho que vou repetir a solução do servo com um cabo único com retorno através de uma micro mola ( essa solução funcionou muito bem no Rex).
Esse sistema é semelhante ao leme automático usado pelos planadores A2 e a precisão é total.
No fundo isso é muito semelhante ao que você está sugerindo.
Valeu!
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Omar muito legal a estreia do Miss America ,bela construção como sempre , tenho certeza que no proximo voo voce ja vai ter acertado estes pequenos ajustes, 2 fotos de sabado.
abs
Anexos
cara 006.jpg
cara 006.jpg (36.83 KiB) Exibido 9830 vezes
cara 008.jpg
cara 008.jpg (33.51 KiB) Exibido 15588 vezes
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Belas fotos, Cesar.
Obrigado.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Miss America rádio assistido

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:41fce70e0a="Omar Grassetti"]O modelo tem 30 polegadas de envergadura e comando para motor e leme[/quote:41fce70e0a]

O material é balsa e papel de seda.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Re: Miss America rádio assistido

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:e51b90ceb6="Alvaro Sala"][quote:e51b90ceb6="Omar Grassetti"]O modelo tem 30 polegadas de envergadura e comando para motor e leme[/quote:e51b90ceb6]

[b:e51b90ceb6]O material é balsa e papel de seda[/b:e51b90ceb6].[/quote:e51b90ceb6]

Eu imaginei que olhando as fotos qualquer pessoa notaria isso, além do texto acima estar no primeiro post também.

É a velha mania de não olhar e perguntar de novo, talvez uma dica, a cada post se repete tudo de novo em um resumo pra turma do google não perder tempo lendo algo tão desnecessario.


Omar, você não disse mas aposto que as rodinhas são de madeira :P tão perfeitas que parece borracha.
Notei que o cubo era amarelo e agora é vermelho.

Pergunta...

Se for de madeira, mostra como fez.
Se for tradicional de borracha, diz onde conseguiu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder