Miss America rádio assistido

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Gente.. o Omar não quer um aeromodelo radio controlado.

Omar.. vi que a longarina da asa é retangular... achei demais o modo que vc encaixou nas nervuras.

Deixa eu perguntar uma coisa, já que de acordo com vocês o DT pode ser por radio.

Tenho meus modulos de 418 e 916 Mhz... posso facilmente fazer um dispositivo completo de baixo custo TX/RX onde um comando liga o motor ou desliga e outro aciona o micro servo do DT ou do leme,seria tudo ou nada mas com o percentual de acionamento pré determinado... isso claro se o alex estiver disposto a fazer a parte de programação do pic. Embora de pra fazer com circuito discreto, mas dai ficaria o mesmo peso de um receptor normal.


Que tal?

O alcance é de 3000 pés, e o peso do radio é de 0,85g muito menor que qualquer receptor que existe por ai.

O alcance é suficiente???? Acredito que sim :roll:

Ricardo ou Omar.... podemos fazer um teste?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Sem querer desvirtuar o tópico sobre a construção de um modelo tão lindo, mas para esclarecer, a categoria Radio Assistido do SAM é com leme e profundor e se controla o voo o tempo todo, tal qual um planador r/c. Mas dependendo do modelo e do piloto, se puser o transmissor no chão, o modelo voa bem melhor...
Quanto a determalizar somente com leme, o risco de perder o modelo ainda é grande, o meu Bomber voando na saudosa pérgula da USP por duas vezes termalizou e simplesmente se recusava a descer, mesmo tendo comando de profundor também, tanto que numa reforma recente aumentei e muito os angulos que o profundor pode alcançar, para tentar um efeito de D/T. Tive que contar com sorte e a ajuda das pessoas que estavam por lá para trazer o bicho de volta para casa. O Edu Y e o Guga que o digam...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

[quote:d69db218ff="Marco Antonio"]Gente.. o Omar não quer um aeromodelo radio controlado.
Ricardo ou Omar.... podemos fazer um teste?[/quote:d69db218ff]
Marco:

Cheguei a começar postar isso e depois me arrependi, para evitar mágoas inúteis, mas também penso assim - o que o Omar quer é um VL que voe muito em espaço pequeno e fique imune ao efeito "vai perdê"... é só ouvir ele explicando como imagina o VL rádio assistido.

3000 pés é um alcance mais do que suficiente, isso dá uns 900 m e a maioria dos modelos de VL já não seria mais visto nessa distância. Quando um P-30 de 76 cm de envergadura chega a 500 m de distância, a gente está certo que já perdeu.

Para o meu próximo projeto estou pensando em um modelo que saia do chão, algo como o Playboy para VL elétrico e estava contando com o seu temporizador com DT e motor escovado ou um PIC com DT e motor brushless; o rádio assistido é uma alternativa que estava evitando por achar que traria mais controvérsia que desenvolvimento, porém esse seu sistema parece que elimina a controvérsia.

Meu único problema é que só vou poder entrar nessa depois do final do ano, porisso se lá para o Carnaval você acha que está bom, eu topo montar o modelo para testar o seu sistema.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Marco Antonio,
Esse sistema que você está propondo é muito interessante. Daria para utilizar com motor brushless?

Beto,
Nos anos 70 existia uma categoria SAM para modelos rádio asistidos para motor Cox .020 e somente comando de leme. Essa categoria foi extinta, mas sempre gostei da idéia e o Miss America segue esse espírito e não pretende necessáriamente ser um modelo oficial dentro das regras atuais.
Os modelos para um canal que eu fiz tinham entre 32 e 34 polegadas de envergadura e eu procurava não voar muito alto, assim, era muito mais fácil administrar as térmicas. Já com um modelo nas dimensões do Bomber, a coisa muda de figura e de fato fica dificil tirar de uma térmica, mesmo com profundor. A saída neste caso é dar bastante comando de leme e cabrar para que o modelo entre numa espécie de parafuso chato (se a térmica for poderosa não vai adiantar). Rezar também ajuda. Outra alternativa é fazer como eu faço: com modelos flutuadores, como costumam ser esses que fazemos, a jogada é fujir das térmicas.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:86ec6a4f3e="Ricardão"][quote:86ec6a4f3e="Marco Antonio"]Gente.. o Omar não quer um aeromodelo radio controlado.
Ricardo ou Omar.... podemos fazer um teste?[/quote:86ec6a4f3e]
Marco:



Meu único problema é que só vou poder entrar nessa depois do final do ano, porisso se lá para o Carnaval você acha que está bom, eu topo montar o modelo para testar o seu sistema.[/quote:86ec6a4f3e]

Combinado...


Omar, se vc quiser podemos também pensar em um seu.

Me diga uma coisa, o modo como vc colocou o trem de pouso... pode mostrar mais perto???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:137c573866="Marco Antonio"]Me diga uma coisa, o modo como vc colocou o trem de pouso... pode mostrar mais perto???[/quote:137c573866]
Esse eu fui lá conferir. Realmente vale a pena mostrar mais detalhes (principalmente da solda dos dois arames).

[quote:137c573866="Marco Antonio"]Tenho meus modulos de 418 e 916 Mhz... posso facilmente fazer um dispositivo completo de baixo custo TX/RX onde um comando liga o motor ou desliga e outro aciona o micro servo do DT ou do leme...[/quote:137c573866]

Marco Antonio,
Eu já disse que você ainda vai inventar o rádio controle...
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... :?
.... :P


E ainda o TX tem o tamanho de um maço de cigarro.

Sim Omar, daria pra usar BL pois ele vai enviar um comando igual ao RX só que seria liga ou desliga( com a potencia ou o curso do servo pré setado)

Seria mesmo somente para uso em FF semi controlado ou assistido como vc escreveu.

Cada RX teria um ID então seria reconhecido somente por seu proprio TX.

O tx ao contrario do que aconteec não enviaria continuamente um sinal, só o de comando, e a função de manter o sinal para o servo e o speed ficaria por conta do microprocessador a bordo... como na verdade cada modulo é um transceiver vc mandaria o comando de desligar o motor, o modulo a bordo do avião ao receber a informação enviaria uma confirmação para a unidade em sua mão... tanto o "TX""como o "RX" nesse momento entrariam em estado de espera economizando a bateria.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Marco Antonio.

Vou ver se dá para aumentar o tamanho das fotos do trem de pouso. Infelizmente não vai dar para fotografar novamente, pois acabo de entelar a fuselagem e a astrutura do trem ficou embutida.

Esse sistema que você descreveu é a solução perfeita para um vôo livre elétrico. Muito bom! É tudo que precisamos: corte de motor e DT ou leme pra recuperação. Não ser proporcional só vai ajudar a manter as características de vôo livre, obrigando que o modelo esteja bem trimado para voar bem.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Marco, se vc fizer um sistema desses eu quero! Meu F1A deve chegar em poucos dias e DT por rádio pode ser uma boa saída para treinar.

Omar, parabéns pelo belo modelo. Eu ainda seria mais conservador e colocaria um motor glow mas se a idéia é voar dentro da cidade não tem como mesmo. Este modelo destermaliza ou só usa o rádio mesmo para não ser perdido?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vou abrir um posto sobre isso em eletronica pra não mais tumultuar aqui.
Obrigado Omar por ceder seu pespaço.

De agora em diante só seu modelo merece atenção. :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder