Miss America rádio assistido

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

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Eduardo Yamin
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Mensagempor Eduardo Yamin » 16 Nov 2008 19:43

[quote:7e28a9c0e7="Omar Grassetti"]Edu,
Como qualquer vôo livre, vai levar um certo tempo para ser ajustado, pois a falta de comando de profundor pede que o modelo seja muito bem trimado, mas mesmo assim, você fez um lindo vôo. Gostei da categoria com que você tirou o modelo da térmica, garanto que isso foi fruto da sua experiencia em vôo livre. Foi um belo momento. Parabéns.[/quote:7e28a9c0e7]

Omar, eu que tive esse privilégio, voar um modelo tão bem construido e projeto tão bem escolhido só poderia sair voando da caixa!

[b:7e28a9c0e7]Sobre a categoria, acho bom uns highlights:[/b:7e28a9c0e7]

► Não pode deixar estolar baixo! O projeto, Trust line e o piloto juntos pra evitar isso. Nessas os mestres OTs de nariz curto se saem muito bem.

► O comando/Área de leme deve ser grande o suficiente para espiralar o modelo = DT.

► Rádios simples e baratos são uma excelente solução para a categoria, resolve-se tranquilamente problemas de amplitude de comando encurtando ou alongando braço e horn, porém a eletrônica embarcada não é barata e demanda conhecimento de R/C para a montagem.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 16 Nov 2008 22:40

[quote:1babb4c09a="Omar Grassetti"]Marco Antonio,
O Miss America tem 77 cm de enverghadura e ainda podia ser maiorzinho para esse motor. Acho que uma alternativa também pode ser diminuir o motor. Enfim, o negócio é fazer vários testes até se chegar na melhor combinação avião/motor/hélice/bateria. Esse seu conjunto seria uma ótima solução e aumentaria as características de vôo livre do modelo.

[b:1babb4c09a]Outro detalhe que não está ainda muito bem resolvido é o servo[/b:1babb4c09a]. Este que estou usando é impreciso e não retorna axatamente para a mesma posição depois de acionado, o que dificulta muito trimar o modelo para o modo de voô livre.[/quote:1babb4c09a]

Qual está usando?

O Fred tem ótimos servos pequenos, pequei um de 3,5g que acredito possa servir pra você.

O Fred tem motores menores, vc pode usar o mesmo speed nele.
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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 17 Nov 2008 09:36

Marco Antonio,

Estou usando um servo do Fred, Nenhuma queixa quanto ao servo, que é bom e muito leve. O fato de ele não retornar ao ponto exato (estou falando de menos de um milimetro, que para vôo livre é muita coisa) é comum em servor muito pequenos com comando pull pull. Como não pretendo aumentar o tamanho do servo, nem deixar o pull pull muito esticado para não estressar as engrenagens do servo, estou estudando uma solução para o problema. Uma saida pode ser mudar o sistema pull pull para algo que tenha limitador fixo para a posição vôo livre.
A vida é dura. Se fosse fácil também não ia ter nenhuma graca.

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Mensagempor Peninha » 17 Nov 2008 09:49

Omar
Pode parecer ideia de jirico mas la vai.
Deixe o pull-pull. Mas deixe os fios com folga.
Faça o retorno do leme a uma posição pré-fixada por mola e que possa ser ajustado com um pequeno parafuso.
Algo semelhante ao joystick dos transmissores.
Como o voo é lento a probabilidade de flutter é mínima e você terá controle de leme nas duas direções.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.

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Mensagempor Marco Antonio » 17 Nov 2008 09:58

Mas Omar, vc já havia resolvido isso com sua idéia de servo com um cabo só lembra????
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Mensagempor Omar Grassetti » 17 Nov 2008 11:45

Peninha,
Obrigado pela idéia.
Como o Marco Antonio lembrou, eu acho que vou repetir a solução do servo com um cabo único com retorno através de uma micro mola ( essa solução funcionou muito bem no Rex).
Esse sistema é semelhante ao leme automático usado pelos planadores A2 e a precisão é total.
No fundo isso é muito semelhante ao que você está sugerindo.
Valeu!

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Mensagempor Cesar-SP » 17 Nov 2008 12:16

Omar muito legal a estreia do Miss America ,bela construção como sempre , tenho certeza que no proximo voo voce ja vai ter acertado estes pequenos ajustes, 2 fotos de sabado.
abs
Anexos
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warp drive Sr Sulo

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Mensagempor Omar Grassetti » 17 Nov 2008 12:22

Belas fotos, Cesar.
Obrigado.

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Re: Miss America rádio assistido

Mensagempor Alvaro Sala » 18 Nov 2008 12:22

[quote:41fce70e0a="Omar Grassetti"]O modelo tem 30 polegadas de envergadura e comando para motor e leme[/quote:41fce70e0a]

O material é balsa e papel de seda.
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Re: Miss America rádio assistido

Mensagempor Marco Antonio » 18 Nov 2008 12:58

[quote:e51b90ceb6="Alvaro Sala"][quote:e51b90ceb6="Omar Grassetti"]O modelo tem 30 polegadas de envergadura e comando para motor e leme[/quote:e51b90ceb6]

[b:e51b90ceb6]O material é balsa e papel de seda[/b:e51b90ceb6].[/quote:e51b90ceb6]

Eu imaginei que olhando as fotos qualquer pessoa notaria isso, além do texto acima estar no primeiro post também.

É a velha mania de não olhar e perguntar de novo, talvez uma dica, a cada post se repete tudo de novo em um resumo pra turma do google não perder tempo lendo algo tão desnecessario.


Omar, você não disse mas aposto que as rodinhas são de madeira :P tão perfeitas que parece borracha.
Notei que o cubo era amarelo e agora é vermelho.

Pergunta...

Se for de madeira, mostra como fez.
Se for tradicional de borracha, diz onde conseguiu.
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Mensagempor Omar Grassetti » 18 Nov 2008 19:53

Marco Antonio,

A rodinha é feita de balsa super leve, aquela podre mesmo.

foi feita assim:
Cortei duas rodelas em balsa de 3/16, deixando um pouco de folga.
Furei o centro com um alfinete grosso.
Usando o alfinete como guia, colei as duas chapas com dupla colagem usando cola Aerobras ( não pode ser colado com CA, tem de ser uma cola mais fraca). As chapas foram coladas com os veios cruzados
Quando a cola secou dei acabemento com a lixa seguindo o contorno do círculo desenhado previamente.
Inseri o cubo de tubo de latão, que foi colado com CA.
Colei um taco de balsa num dos lados da roda e passei um eixo de aço da espessura do furo do cubo de roda.
Colei o eixo no taco e enfiei o eixo na Dremmel.
Prendi a Dremmel na morsa (viroi um torno) e torniei a roda no formato final.
Passei CA líquido na borda com o dedo e lixei com a dremmel virando.
Pintei a roda com tinta acrílica preto fosco a base de água. Dei umas duas demãos. Fica parecendo borracha.
Cortei duas rodelas de papel cartão vermelho e colei no centro.
Envernizei o papel com verniz acrilico brilhante.
Pronto!
Não sei se ficou claro, pois fazer é mais fácil do que explicar o processo.

São rodas para voar em campo de grama, mas acho que aguentam um solo mais duro

As rodas com centro amarelo eram de um velho modelo e foram usadas provisóriamente. O diâmetro era o mesmo, mas eram muito pesadas.

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Mensagempor Alvaro Sala » 25 Nov 2008 00:34

[quote:13f85fe1a6="Cesar-SP"]Omar muito legal a estreia do Miss America, bela construção como sempre, tenho certeza que no próximo vôo você já vai ter acertado estes pequenos ajustes.[/quote:13f85fe1a6]

Está progredindo, Cesar:
http://br.youtube.com/watch?v=r7zOD21IGoE
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor Omar Grassetti » 25 Nov 2008 09:35

Alvaro, Parabéns pelo belo vídeo.
Como sempre, mais uma excelente produção da Aeromosca.
O cinegrafista da Aeromosca arriscou a vida ficando na frente do modelo na hora do pouso, para ver se de fato ela era mesmo inifensivo. Para sua sorte, era!

Diminuindo a hélice e dando um pouco mais de down trust, o modelo se acalmou e melhorou muito o vôo.

Agora vem o próximo passo, que é levar o modelo mais para o vôo livre. Para isso, o comando de leme vai atuar somente para a direita, sendo que o leme fica fixo na trimagem de subida e planeio para a esquerda.
Uma mola traz o leme para a timagem fixa e o servo somente atua num cabo único para a direita. Já testei isso anteriormente no Rex e funcionou sem problema.
Dessa forma, o modelo será lancado sem o uso do rádio, voando livremente até atingir a altura desejada, o motor é cortado e o vôo planado tem início. Até esse ponto o vôo será puramente vôo livre. O leme para a direita somente entra em ação para tirar o modelo de térmicas, para recuperação ou recolocação no espaço aéreo desejado, para então reiniciar a fase de vôo livre novamente.

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Eduardo Yamin
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Mensagempor Eduardo Yamin » 25 Nov 2008 10:59

Omar, permita um comentário do "piloto de provas" rs
Acho importante comandar curva para os dois lados pois isso ajuda e muito para que o modelo não estole em baixa altura e também para salvar o modelo em témicas mais fortes.
Acredito que o modelista é quem irá limitar o uso do rádio na decolagem e isso poderá ser feito apenas trimando previamente o modelo e rádio nos comandos de aceleração e leme.

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Omar Grassetti
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Mensagempor Omar Grassetti » 25 Nov 2008 11:35

Edu,
Eu quero que o modelo voe livre a maior parte do tempo. Para isso eu preciso ter uma trimagem fixa e absolutamente imutável. A única maneira de obter isso é fazendo com que a curva para a esquerda sempre retorne ao mesmo ponto. A precisão deve ser milimétrica e isso não é possivel com o servo. Assim eu tenho curva para a esquerda fixa e curva para a direita mutável. Os pulse rádio funcionavam assim, os atuadores também. Nos dois casos os comandos não são proporcionais, é tudo ou nada. No meu caso eu tenho tudo ou nada para a esquerda e proporcional para a direita. Não vejo nenhum problema nisso. Já voei pulse rádio não proporcional e funcionava muito bem para direcionar o modelo. a vantagem neste caso é que eu tenho a possibilidade de meter o modelo num parafuso dando bastante leme oara a direita para sair da térmica.

O que causa o estol é justamente o fato do modelo ser comandado. No modo vôo livre isso não acontece. Você é testemunha de que quando nossos modelos de vôo livre estão bem trimados o vôo é super estavel e sem estol.

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Mensagempor Marco Antonio » 25 Nov 2008 11:41

[quote:2687906dca="Omar Grassetti"]Edu,
Eu quero que o modelo voe livre a maior parte do tempo. Para isso eu preciso ter uma trimagem fixa e absolutamente imutável. A única maneira de obter isso é fazendo com que a curva para a esquerda sempre retorne ao mesmo ponto. A precisão deve ser milimétrica e isso não é possivel com o servo. Assim eu tenho curva para a esquerda fixa e curva para a direita mutável. Os pulse rádio funcionavam assim, os atuadores também. Nos dois casos os comandos não são proporcionais, é tudo ou nada. No meu caso eu tenho tudo ou nada para a esquerda e proporcional para a direita. Não vejo nenhum problema nisso. Já voei pulse rádio não proporcional e funcionava muito bem para direcionar o modelo. a vantagem neste caso é que eu tenho a possibilidade de meter o modelo num parafuso dando bastante leme oara a direita para sair da térmica.

O que causa o estol é justamente o fato do modelo ser comandado. No modo vôo livre isso não acontece. Você é testemunha de que quando nossos modelos de vôo livre estão bem trimados o vôo é super estavel e sem estol.[/quote:2687906dca]


É isso ai Omar, sua idéia é um modelo radio assistido e não radio controlado, é dificil tirar essa idéia da cabeça.
falo isso sem maldade... as vezes a gente demora em largar aquilo que nos dá "segurança" mas é somente questão de acostumar.
Você com seu longo tempo de janela nos dá tranquilidade quando "bate o pé" e não arreda do que quer.
:wink:

Em breve vou cobrar aquele café.... e voar dentro do seu estudio com um modelinho novo, vc vai ver.
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Mensagempor Peninha » 25 Nov 2008 12:47

Po Marco, que preferência é esta pelo Omar?
Nois tumben que ve! Leva nu IBIRA.
Um abraço.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.

Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.

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Mensagempor Alvaro Sala » 25 Nov 2008 14:50

[quote:95338d1ee2="Omar Grassetti"]O cinegrafista da Aeromosca arriscou a vida ficando na frente do modelo na hora do pouso, para ver se de fato ela era mesmo inifensivo. Para sua sorte, era![/quote:95338d1ee2]

E para sorte do Miss America o cinegrafista da Aeromosca também era inofensivo. Foi só um beijinho...
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Mensagempor Omar Grassetti » 25 Nov 2008 16:18

Alvaro,
Eu diria que pintou um clima naquela cena do beijo.

Marco Antonio,
Venha quando quizer. O estúdio está à disposição para micro vôos.

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Mensagempor johnny2008 » 26 Nov 2008 18:24

Belo modelo ... lindo mesmo !!!

porem procurei na net em diversos sites e não achei a planta do menino ...

Vou entrar de ferias e to escolhendo ums modelo para construir ..

se alguem souber onde achar ficaraia agradecido ..

Abraços e boms voos ..

___

posta mais videos ;D

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Mensagempor Omar Grassetti » 26 Nov 2008 19:10

Olha a planta aí.
Me manda uma MP com o seu email que eu te mando essa planta. No meu eu fiz um monte de modificações pois essa planta é para um modelo bem maior.
Anexos
Miss-America.jpg
Miss-America.jpg (34.91 KiB) Exibido 11442 vezes

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Mensagempor alex_fpolis » 05 Jan 2009 11:10

Parabéns mesmo, o vídeo representou bem o prazer de voar, muito bonito esse aero. Tem como enviar-me a planta?
Grato,

Alex

Estou lhe enviando uma MP com meu e-mail.

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Mensagempor Omar Grassetti » 05 Jan 2009 11:56

Alex,

você esqueceu de colocar o seu email na MP.

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Mensagempor Marco Antonio » 14 Jan 2009 20:17

Tenho uma pessima noticia a todos vocês.. esse avião agora é meu!

8) 8)

R/C nele..

Já é o terceiro do Omar, tenho muito carinho por tudo o que ele faz e trato os aviões dele com amor.

Esse vai voar muito.
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Mensagempor Marco Antonio » 14 Jan 2009 20:22

Vou eqquipa-lo com servos de 2,5g ou 3g ainda não sei... receptor de 2g e BL micro.

Omar vc só me da despesa... :P
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