Twin Pusher

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Alexandre Cruz
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Twin Pusher

Mensagem por Alexandre Cruz »

Faz um bom tempo que venho admirando este modelo.
As características dele assustam um pouco, são:
Canard, Pusher, sem leme, Bimotor, Monopá :D

Inclusive, em uma revista Aeromodeller de 1958 há uma respublicação onde escreveram algo do ipo " Olha só o que se voava antigamente...." :lol:
Se não me engano o projeto é dos anos 20, mas ainda é muito bom.
Segue o link de uma página dedicada a estes modelinhos e as especificações do meu.
http://home.att.net/~dannysoar2/Homepage2.htm

Envergadura 0,64
Peso final estimado 8g
Motor: FAI S. Sport 3/32 one loop
Duas hélices monopá

Tive um probleminha no canard com o papel, não percebi que as nervuras seriam tão frágeis e flexionaram nas pontas
Anexos
Twin.JPG
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

As helices nao tem contra-peso?

Elas tem que girar sincronizadas pra nao vibrar, é isso?
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Alexandre Cruz
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Mensagem por Alexandre Cruz »

Tem contra peso sim, é que ainda não estão acabadas. Girar em sincronia deve diminuir a vibração sim mas acho que não é tão importante assim, mesmo porque elas giram em sentidos opostos para também anular o torque resultante
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

Alexandre Cruz escreveu:Tem contra peso sim, é que ainda não estão acabadas. Girar em sincronia deve diminuir a vibração sim mas acho que não é tão importante assim, mesmo porque elas giram em sentidos opostos para também anular o torque resultante

Entao, mas se elas nao tivessem contrapeso mas girassem em sincronia, nao teria vibracao, certo? O problema é que o eixo e a estrutura teriam que ser bem rigida pra conseguir transferir a inercia de uma helice pra outra... acho que nao pratica nao dá certo mas teoricamente sim.

Mas nao poderia girar em sentidos opostos, teria que ser no mesmo sentido.
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Alexandre Cruz
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Mensagem por Alexandre Cruz »

É verdade, funcionaria.
Mas como vc disse a estrutura deveria ser frágil, a balsa amortece muito e é elástica. Mas a idéia é bem legal, que sabe com alguma transmição direta?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

De qualquer jeito sem contrapeso não há como anular a vibração.

Com hélices contrarotativas:

- Quando as duas pás estivessem na parte de cima ou de baixo girando as massas se deslocando em velocidades opostas anularia a vibração (o vetor resultante seria nulo).
- Quando as duas pás estivessem subindo ou descendo, o vetor resultante seria o dobro da vibração de cada hélice, fazendo a cauda subir e descer freneticamente;
- Se estivessem fora de fase, sempre haveria vibração em um lado ou outro.


Com hélices girando na mesma direção:
- Se as hélices girassem com o mesmo ângulo, a vibração seria sempre a soma;
- Se as hélices girassem defasadas 90 graus, a vibração balançaria o modelo como em uma onda
- Se as hélices girassem defasadas a 180 graus nas posições não haveria vibração lateral, mas o movimento das hélices faria o modelo vibrar na rolagem.

O único jeito de não vibrar nada com duas hélices monopás é se as duas estiverem contrapostas no mesmo eixo :P
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:Com hélices girando na mesma direção:
- Se as hélices girassem defasadas a 180 graus nas posições não haveria vibração lateral, mas o movimento das hélices faria o modelo vibrar na rolagem.

Que quer dizer "vibrar na rolagem" ?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:Com hélices girando na mesma direção:
- Se as hélices girassem defasadas a 180 graus nas posições não haveria vibração lateral, mas o movimento das hélices faria o modelo vibrar na rolagem.

Que quer dizer "vibrar na rolagem" ?


A ponta de uma asa sobe, a ponta da outra asa desce, como se alternasse aileron para esquerda e direita rapidamente.
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