Faz um bom tempo que venho admirando este modelo.
As características dele assustam um pouco, são:
Canard, Pusher, sem leme, Bimotor, Monopá
Inclusive, em uma revista Aeromodeller de 1958 há uma respublicação onde escreveram algo do ipo " Olha só o que se voava antigamente...."
Se não me engano o projeto é dos anos 20, mas ainda é muito bom.
Segue o link de uma página dedicada a estes modelinhos e as especificações do meu.
http://home.att.net/~dannysoar2/Homepage2.htm
Envergadura 0,64
Peso final estimado 8g
Motor: FAI S. Sport 3/32 one loop
Duas hélices monopá
Tive um probleminha no canard com o papel, não percebi que as nervuras seriam tão frágeis e flexionaram nas pontas
Twin Pusher
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
- Localização: S. Carlos 13564-002
Twin Pusher
- Anexos
-
- Twin.JPG (20.95 KiB) Exibido 6451 vezes
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
- Localização: S. Carlos 13564-002
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4337
- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Alexandre Cruz escreveu:Tem contra peso sim, é que ainda não estão acabadas. Girar em sincronia deve diminuir a vibração sim mas acho que não é tão importante assim, mesmo porque elas giram em sentidos opostos para também anular o torque resultante
Entao, mas se elas nao tivessem contrapeso mas girassem em sincronia, nao teria vibracao, certo? O problema é que o eixo e a estrutura teriam que ser bem rigida pra conseguir transferir a inercia de uma helice pra outra... acho que nao pratica nao dá certo mas teoricamente sim.
Mas nao poderia girar em sentidos opostos, teria que ser no mesmo sentido.
Gustavo - São Paulo/SP
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
- Localização: S. Carlos 13564-002
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14827
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
De qualquer jeito sem contrapeso não há como anular a vibração.
Com hélices contrarotativas:
- Quando as duas pás estivessem na parte de cima ou de baixo girando as massas se deslocando em velocidades opostas anularia a vibração (o vetor resultante seria nulo).
- Quando as duas pás estivessem subindo ou descendo, o vetor resultante seria o dobro da vibração de cada hélice, fazendo a cauda subir e descer freneticamente;
- Se estivessem fora de fase, sempre haveria vibração em um lado ou outro.
Com hélices girando na mesma direção:
- Se as hélices girassem com o mesmo ângulo, a vibração seria sempre a soma;
- Se as hélices girassem defasadas 90 graus, a vibração balançaria o modelo como em uma onda
- Se as hélices girassem defasadas a 180 graus nas posições não haveria vibração lateral, mas o movimento das hélices faria o modelo vibrar na rolagem.
O único jeito de não vibrar nada com duas hélices monopás é se as duas estiverem contrapostas no mesmo eixo
Com hélices contrarotativas:
- Quando as duas pás estivessem na parte de cima ou de baixo girando as massas se deslocando em velocidades opostas anularia a vibração (o vetor resultante seria nulo).
- Quando as duas pás estivessem subindo ou descendo, o vetor resultante seria o dobro da vibração de cada hélice, fazendo a cauda subir e descer freneticamente;
- Se estivessem fora de fase, sempre haveria vibração em um lado ou outro.
Com hélices girando na mesma direção:
- Se as hélices girassem com o mesmo ângulo, a vibração seria sempre a soma;
- Se as hélices girassem defasadas 90 graus, a vibração balançaria o modelo como em uma onda
- Se as hélices girassem defasadas a 180 graus nas posições não haveria vibração lateral, mas o movimento das hélices faria o modelo vibrar na rolagem.
O único jeito de não vibrar nada com duas hélices monopás é se as duas estiverem contrapostas no mesmo eixo
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14827
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
gustabmo escreveu:alexcmag escreveu:Com hélices girando na mesma direção:
- Se as hélices girassem defasadas a 180 graus nas posições não haveria vibração lateral, mas o movimento das hélices faria o modelo vibrar na rolagem.
Que quer dizer "vibrar na rolagem" ?
A ponta de uma asa sobe, a ponta da outra asa desce, como se alternasse aileron para esquerda e direita rapidamente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.