Hélios - Planador velha guarda de reboque

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:27710ee92b="Alvaro Sala"][quote:27710ee92b="Lambreta"]Pergunta de leigo em VL: qual o motivo do leme invertido?[/quote:27710ee92b]

Acho que é pra manter o leme bem para atrás e não atrapalhar o DT.[/quote:27710ee92b]

uai, pra aumentar o momento tanto faz em cima ou em baixo o leme.

No meio é claro o motivo: evita torção, equalizando os vetores.

Mas pra baixo... hum..
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O modelo já veio com bastante (umas 60~80g) peso no nariz, embutido na balsa e colado com epoxi, acho isso resolve a questão do RC.

Gostaria que me ajudassem a respeito da escolha do tipo de entelagem.
Eu estou tendendo para oralight ou microlite, mas nesse caso teria que arrancar o lindo trabalho já feito. Opinem.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:6eb02c745d="Lambreta"]uai, pra aumentar o momento tanto faz em cima ou em baixo o leme.[/quote:6eb02c745d]

Então. O leme embaixo permite momento maior sem interferir no DT. Quando determaliza o estabilizador pula pra cima e o leme fica em baixo.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:3bc72829de="Lambreta"][quote:3bc72829de="Alvaro Sala"][quote:3bc72829de="Lambreta"]Pergunta de leigo em VL: qual o motivo do leme invertido?[/quote:3bc72829de]

Acho que é pra manter o leme bem para atrás e não atrapalhar o DT.[/quote:3bc72829de]

uai, pra aumentar o momento tanto faz em cima ou em baixo o leme.

No meio é claro o motivo: evita torção, equalizando os vetores.

Mas pra baixo... hum..[/quote:3bc72829de]

Pelo que sei esse é mais um caso controverso do modelismo...rs

Mais um motivo (meio óbvio): Ao posicionar o estabilizador com leme incorporado, deve-se prever encaixe perfeito pois folgas e diferenças nos encaixes podem causar alterações de vôo a vôo. Uma outra coisa que me ocorre também é que a laminaridade no intradorso de um perfil plano convexo é sempre melhor - fora a turbulência causada pela fuselagem, fazendo com que o leme seja mais efetivo.... isso é só uma "supuzição" minha ....

Acho que pra resumir poderiamos dizer:

O maior momento, com a melhor efiiciência, sem interferir com a montagem do DT.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

E, além disso tudo, será que não ajudaria no "efeito pêndulo", para manter o voo equilibrado?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:27e52ebb7f="felipe_curvello"]E, além disso tudo, será que não ajudaria no "efeito pêndulo", para manter o voo equilibrado?[/quote:27e52ebb7f]

Já que estamos no "achismo", acho que sim, os modelos com "under fin" tendem a virar com menos inclinação das asas, escorregando mais.....
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

O leme para baixo abaixa o centro da área lateral e aproxima a mesma do Centro de gravidade real do modelo. Isso é bom para a estabilidade.
Essa configuração é particularmente útil em modelos com pilão alto tipo FAI.
Muitos planadores A/2 dos anos 50 e 60 usavam o leme para baixo acrescido de diedro no estabilizador (o Egg e o Woodswtock também são assim).
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:fb9ad5a359="Omar Grassetti"]O leme para baixo abaixa o centro da área lateral e aproxima a mesma do Centro de gravidade real do modelo. Isso é bom para a estabilidade.
Essa configuração é particularmente útil em modelos com pilão alto tipo FAI.
Muitos planadores A/2 dos anos 50 e 60 usavam o leme para baixo acrescido de diedro no estabilizador (o Egg e o Woodswtock também são assim).[/quote:fb9ad5a359]

Agora matou!

Aproximar o centro de massa do centro de gravidade ajuda na estabilidade (no caso do CM estamos falando do plano).
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:717d428dcd="Alexandre Cruz"]Vou me manifestar em relação ao assunto pois o modelo foi doado a mim, Edu e o Beto. Sou completamente contra RC no leme, no profundor como DT tudo bem (mesmo assim prefiro sem) mas no leme invariavelmente vai tornar este modelo RC. Resgatar o modelo é parte da brincadeira de VL, encontrar um lugar pra voar, viajar, também e o fato de se comandar o modelo quando quiser acaba com a graça.
Muitos MTs voam sem o rádio, o meu Argentino e modelo novo do Mário, por exemplo, não saem da térmica e o rádio é usado só pra trazer de volta. Mesmo assim não são VL e nem de perto tem a mesma graça.[/quote:717d428dcd]

ok você venceu!!! VL!!!!
e aonde vamos voar o bixinho? só lá em Enbalse?
Beto
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Para uma seção de trimagem tudo bem voamos em Carapicuiba ou outro lugar qualquer, agora para treinar reboque só lá mesmo.

e sobre a entelagem? o que acham? mando bronca no microlite?
Responder