Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Mensagem por Marco Antonio »

Conversando com o Omar achamos que isso falta estar por aqui... Colar, parece facil, é só juntar as duas parte(tres, quatro) e passar cola.

Cada um aprendeu um pouco lendo, apanhando, estudando.. eu fiz um curso na
Loctite® em 87 promovipo por uma loja chamada Seringueira Paulista, antes disso aprendi muita coisa por tentativa e erro e a cada dia aprendo um pouco mais.

Faz 39 anos que pratico aeromodelismo/plastimodelismo,20 de auto, 23 nauti, 34 defoguete e 34 de eletronica....
Em todos esse hobbies eu tive que colar alguma coisa, ou aprendo ou nunca mais.

No curso que fiz na Loctite® aprendi como funciona o processo de adesão de superficies, suas propriedades, diferenças, falhas e procedimentos.. no uso aprendi o que usar e o que não usar.

Mas assim como eu tem muita gente aqui que sabe tanto ou mais... Omar, Ricardão, Alepacau, Peninha e outros.


Vamos passar esse conhecimento pra frente, pelo menos os dedos agradecem.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Mensagem por Felype Rocha »

parabens Marco, era isso que eu esprava de você, compartilhar sua experiência conosco, agora esperar que outras pessoas aprendm contigo e passar adiante, essa harmonia é muito bonita entre amigos.

parabens.

abcs
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Colar , pelo menos foi isso que no curso ensinaram, é fixar duas partes por meio de um travamento quimico... um processo que pode ser simples ou cmplexo, depende do que está juntando, sua finalidade, esforço que a peça vai suportar, que temperatura vai estar e que materiais dispõe para tal.

No caso especifico da madeira, ela por sua propriedade tem poros onde o produto usado ou cola vai penetrar em seus poros, ou em sua superficie irregular e fazer um travamento mecanico assim que a cola curar.

É ai que começam os problemas.

Citei a madeira mas qualquer superficie só cola porque tem um ponto (interface) onde a cola pode travar e fixar uma peça com outro.

Do ponto de vista microscópico, por mais que eu junte duas partes sempre haverá um espaço entre elas e esse espaço e suas irregularidades e ou poros serão usados como ponto de travamento, tendo no meio a cola

Depois de escrever vou procurar exemplos(figuras) ou faze-las para que tudo fique melhor compreendido.

Mas o que você deseja dessa união??

Se ela estiver em um ponto onde forças mecanicas irão atuar é melhor pensar bem no que faz, e como faz...

Pausa pro café...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Parabens Marcos, vejo que está mudado, está mais prestativo agora em vez de ficar editando seu curriculo que tal contar aí sua experiencia com as colas, resmungar só não adianta, mostre as técnicas que aprendeu , estamos querendo assimilar esse conhecimento.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mudei não... piorei.

Vamos dar um exemplo de uma asa feita a 20 anos com cola de acetato da casa aerobras...

Depois de 20 anos ela literalmente se desmontou na minha mão.

A cola de acetato, que é acetato dissolvido e mais algum retardante perdeu sua mobilidade interna... foi ficando cada vez mais rigida e foi evaporando até se tornar quebradiça.

A ciano, dependendo de como e aonde é aplicada tem o mesmo efeito... e nem precisa esperar muito tempo. Ela é uma cola que ao curar se torna extremamente dura, e dependendo de onde vc coloca uma torçaõ, ou um continuo movimento em sua superficie faz com que ela se quebre desfazendo o processo de fixação.

Eu adoro ciano...

Mas existe uma variedade enorme de ciano, cada uma com viscosidade, tempo de cura e dureza.

Depende do que vc quer...

Uma vez o cebola estava justamente falando como ele usa.. e é realemente o certo.

Dependendo da madeira ele coloca as duas juntas e lateralmente aplica a ciano, ela penetra nas duas superficies até uma certa profundidade por efeito capilar e promove um travamento que nunca mais a peça irá quebrar ou se soltar naquele ponto.... pode quebrar acima ou abaixo mas lá só rompendo a ligação quimica.

... mas é duro como pedra.

Epoxi...

Eu gosto muito de usar a UHU de baixa viscosidade... se vc colocar pra unir pontos de uma asa ela por suas caracteristicas não vai se rompre.. mesmo tendo esse pionto um esforço mecanico moderado.

Mas não é pesado???????

A UHU é de muito baixa viscosidade, e eu coloco a mistura já pronta em uma colher de café (aço inox) e aqueço com esqueiro.. ela aumenta em 2,5 vezes o volume, diminui 5 vezes a viscosidade e é quase tão penetrante quanto a ciano.

Mas sempre usar onde irá haver mobilidade ou torção...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Cola não é reforço.. quem faz isso desconhece mecanica.

Cola une as partes que podem servir de reforço... então se você quer fazer um travamento primeiro estude as forças que irão interagir com a peça que vc vai colar, depois imagine o que você quer que aconteça.

Hoje o Omar disse:

Tem que saber o que você quer que aconteça... quer a a peça se solte com um impacto ou que ela quebre?

As cianoacrilato podem ser usadas quase que totalmente em tudo.. até em isopor a Loctite® pode ser usada se souber como(se bem que tem uma só pra isopor).

Primeiro.. use cola de alta ou média viscosidade e tenha um acelerador para ciano.
Compre em casa de dentista um dispenser (eu chamo assim) é uma haste com pequenas cerdas nas pontas.. do tamanho de um palito de fosforo.
Em uma casa de material de pintura adquire aquelas bases de ceramicas onde se coloca tinta...

Coloque um pouco de ciano na ceramica e com o dispenser espalhe a ciano no isopor, junte as parte e coloque acelerado.

Com a ciano de alta ou média viscosidade não vai dar tempo de atacar o isopor até juntar com a outra parte e o acelerador vai curar a cola.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Metal com madeira...

Metal com plastico..

Metal com metal...


Não da pra soldar né... :?
bom, então a primeira coisa é brunir... afzer com que a superficie do metal tenha mais irregularidades para que o travamento seja o melhor possivel.

Pode-se usar epoxi ou ciano... epoxi fixa melhor, ciano fixa e é mais rapido.. mas é quebradiço.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A boa e antioga cola de acetato, ou cola do kit...

Diz a regra que deve-se passar a cola antes nas duas superficies, esperar secar, passar cola de novo em um dos lados e esperar... esperar.

Mas cola que é uma beleza.

Se não me engano o Pacau até hoje usa assim.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Cola de contato.

O nome já diz....

Em aeros de isopor a turma usa muito uma da 3M e diz que é uma belez.

Mas uma coisa eu descobri...

Se você quer fazer uma entelagem perfeita com monokote, aeroplast e afins em madeira, pegue cola de sapateiro e dissolva em reducola até ficar um liquido amarelado, e bem fluido.

Passe uma mão como se fosse fazer uma pintura com pincel largo e espere secar bem.

Depois entele... vai se espantar.

:wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Por enquanto é só.. vou ver se arrumo umas figurinhas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder