Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:ba4ad4382c="jmanga"]Boas.

Parabens a todos pelas fantasticas dicas.

Sempre tive esperança na inteligência [b:ba4ad4382c]do lado de baixo do equador[/b:ba4ad4382c].[/quote:ba4ad4382c]

Direito ou Esquerdo? :P

Bom, tem muita coisa ainda pra se falar como preparação das peças, colagem com epoxi ,(dica de aquecer pra ficar menos viscosa por exemplo) e muito mais.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Daniel Lauar
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:38 pm
Localização: Teófilo Otoni / Juiz de Fora / São João Del Rei, Minas Gerais

Mensagem por Daniel Lauar »

Não gosto de fazer isso porque não acrescenta nada no tópico...Mas desta vez eu tenho que elogiar...Realmente é um tópico necessário a todos, principalmente aos novatos...Muito boa a iniciativa...Um dos melhores tópicos que eu já lí no site...E olha que eu leio todos os dias! Parabéns a todos...

Tem também uma cola antiga que as vezes era de grande utilidade...A cola Henkel(acho que se escreve assim mesmo)...

Um abraço, Daniel Lauar
Construir é arte...Voar faz parte...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Obrigado....

Mas qual delas, a henkel fabrica um montão de tipos de colas.

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1522317,00.html

Apesar de a área de adesivos para fins industriais ser a mais promissora, a Henkel segue firme também no mercado de varejo, com marcas conhecidas no Brasil, como as colas Pritt e Tenaz (materiais escolares e de escritório), o adesivo Loctite Super Bonder (consertos e construção), e Schwarzkopf (cosmética capilar). Na Alemanha, a empresa é muito famosa também por seus produtos de limpeza, especialmente por causa do sabão em pó Persil.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Marco,

Muito bom, excelente, útil e grandioso em conteúdo(eu arriscaria dizer que é quase sem fim...)

Vou acompanhar os detalhes para aprender mais com todos os comentários, deve se tornar fixo este post, com certeza.

Como modesta dica, deixo a de aquecer as partes da epóxi para colagem e principalmente para a laminação, onde vale sempre lembrar que a quantidade de cola deve ser a mesma em gramas do peso do tecido utilizado, excessos e uma secagem gosmenta e brilhosa, denota erros , e peso morto...!

Serve tbm para impermeabilizar as paredes de fogo dos modelos glow, nunca colocar alcóol na epóxi, pois altera sua composição química e demora dias para secar, usar o álcóol, levementem, apenas para quando se quiser alisar uma área de colagem com epóxi para dar acabamento antes de secar, usar pouco e com a ponta dos dedos, de luvas cirúgicas se possível e em gotas, bem pouco, só para modelar mesmo.

Outra dica,uma caixa com lâmpada incandescente de 15 watts em seu interior, com dois buracos que caibam os tubos de epóxi virados para baixo,sem encostar na lâmpada lógicamente... é tudo de bom na hora de montar...fiz a minha inspirado em uma máquina de secar folhas de ofício..ficou uma maravilha , principalmente no inverno.

E apenas complementando uma dica sua do início, entelar termoadesivos sobre balsa com um promotor de aderência feito com cascola ou algo do gênero é perfeito, uso REDUCOLA para deixar líquido a cola de contato, é específico para tal, e rende bem.Passo uma demão com pincel bem macio, deixo secar bem, uns dois dias, lixo com uma 600, repito a operação e lixo com uma 1000...fica como um vidro, pois atua como seladora da madeira, e melhor, quando aquecida, retoma suas proproiedade adesivas na hora, junto com o adesivo do material que est´sendo colado, ou seja nunca mais sai...na hora de um reparo vem o lado ruim, pois não solta fácil, só com reducola, máscara full face com filtro de carbono ativado e muita ventilação...ou vai ficar doidão mesmo, pois base de tudo é a benzina e outras porcarias pesadas, melhor não arriscar.

Finalizando, deixo um dito popular sobre colas onde se diz:"A melhor cola é um encaixe perfeito...!", ou seja, antes de sair enchendo algo de cola, lixe e ajuste bem o que está colando, até ficar justo, e somente neste monete, aplique uma gota de cola, somente entre as partes...o excesso é peso inútil, deve sempre ser retirado com uma espátula enquanto se pode.

Alguns métodos utilizam a "costura" com cola pva ou outra qualquer, mas somente em locais específicos e com moderação, deixando uma pequena sobra para fora das junções, nada exgerado mas sim muito sutil na verdade.

Pode se também usar a costura com CA em locais internos específicos onde se necessita mais reforço sem muito peso, uma pitada de bicarbonato de sódio em uma curva ou algo que precise ser forte e não tem muita área de contato, pinga-se CA por cima e retira-se o excesso..fica como concreto depois de segundos, mas não tem como lixar, só com o rebolo em alta rotação da dremel, mas não vale a pena queimar uma lixa...

Espero não ter desviado o tópico, se foi o caso, pode apagar sem problemas, mas queria contribuir com algo.

Abraço e continue montando seu giga post sobre colagem, estarei acompanhando de perto!

Norton
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Desviar?? Apagar???
Claro que não, agradeço sua contribuição.

Sim REDUCOLA é parte integrante de minha bancada... assim como THINNER

:wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Uma coisa que eu observei nos ultimos anos, trabalhando com madeira : os excessos acidentais ou mesmo as "babas" de cola PVA são chatinhos de remover depois de secos, mas também não é exatamente simples limpar aquilo logo após a colagem, pois é necessario usar um pano umido e limpo, e a gente acaba espalhando mais cola na peça...
Um problema no meu caso, pois o resíduo de cola prejudica o posterior acabamento com verniz ou seladora (por exemplo na sua fonte, Norton... heheeh).
Uma alternativa muito boa é esperar algum tempo para que a cura se incie, quando então a cola excedente "gelatiniza" (depende do tipo de cola, a de secagem rápida que eu costumo utilizar gelatiniza em minutos), e pode então ser facilmente removida cortando com o estilete ou (no meu caso)com um formão.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:b972818161="Marco Antonio"]Sim REDUCOLA é parte integrante de minha bancada... assim como THINNER[/quote:b972818161]

E aquelas lagartixas quadriculadas em verde e roxo, com listras laranja, que você vê na parede, são decorrentes da inalação dessas duas substâncias, Marco ?????

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Bração !
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Topico devidamente favoritado. Vou ler na hora do alomoço p/ ver se me ajuda no meu trauma com eopxi e a meleca que ela faz no isopor.

Parabéns, Marco!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Limpar epoxi não é problema, um pano com alcool isopropolico e acabou a sujeira.

Uso direto quando é pra colar isopor, tem gnte que não gosta... eu adoro. Basta saber aplicar, tem uma espatula de aço como misturador, aplicador, cotonete pra retirar o que sobrou um pano e alcool.. inclusive no cotonete pra retirar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Topico devidamente favoritado p/ ler todo na hora do almoço. Espero encontrar aqui ajuda com meu velho trauma com epxi. Parabéns, Marco !
Responder