Qual perfil usar em um modelo outdoor?

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Fernando Huppes
membro
Mensagens: 1169
Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:14 pm
Localização: Planaltina-DF

Qual perfil usar em um modelo outdoor?

Mensagem por Fernando Huppes »

Estou com uma dúvida, grande parte dos modelos de vôo livre utilizam perfil clark y, ou então o casquinha, sei que são perfis que geram grande sustentação porem tem pouca penetração no ar, em dias de vento podem fazer o avião voar para trás...
Como não disponho de ambiente indoor para lançar meus modelos de vôo livre, pensei na possibilidade de usar outros tipos de perfis em meus modelos para que não sofram tanto com o vento...
A pergunta é essa posso usar outro tipo de perfil?
Se sim qual?
Obrigado a todos...
Nada é tão ruim que não possa piorar...
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Fala Fernando, tudo beleza?

Não que eu manje, mas tente usar o perfil do Asteróide...qualquer perfil criado pelo Omar tem excelentes resultados em vôo....

Abraços!!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

O Omar usou o mesmo perfil no Asteróide e no Meteoro.
Eu copiei e passei a usar em todos os meus projetos: Ginasial, Tuim, Jaburu, Copérnico, Perdigoto, Jacutinga e no Zéfiro que é um planador RC 2 canais onde deu bem pra perceber que o perfil é penetrador.
Também não manjo do assunto mas pela prática eu recomendo.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Você está ligeiramente enganado. O perfil Clark Y é utilizado em VL, porém não em grande parte dos modelos; o perfil "casquinha", que é um nome entendido apenas aqui no Brasil, só é usado em modelos cuja asa é feita com uma chapa de balsa (ou de depron).

"Penetração" é um conceito aplicável a planadores CONTROLADOS e diz respeito a prejudicar a taxa de planeio para favorecer o percurso de distâncias maiores no mesmo tempo (mesmo que o percurso na vertical seja maior); como a velocidade (assim como o arrasto) é maior para maior "penetração", o planador pode eventualmente (porém não obrigatóriamente) enfrentar o vento a velocidade maior e avançar em relação ao solo.

As únicas aeronaves que conseguem voar para trás são os helicópteros e os aviões de decolagem vertical, todas as demais precisam de velocidade para a frente, em relação ao ar, para conseguir gerar sustentação, compensar o peso e voar - se manterem no ar. O que você está descrevendo como "voar para trás" se trata de um modelo voando contra o vento a velocidade menor que a velocidade do vento em relação ao solo.

As aeronaves voam no ar; para elas é indiferente se o ar está se movimentando (vento) ou não, a menos da turbulência. Quando elas voam a favor do vento, a velocidade em relação ao solo é a da aeronave em relação ao ar somada à velocidade do vento; quando voa contra, tem que subtrair e, para quem está no solo, a velocidade pode ficar negativa e parecer que o vôo é para trás, mas em relação ao ar (que é o que interessa) não é - a menos da turbulência (e é por isso e pela distância que o modelo atinge, que quem voa VL evita vento), os modelos de VL não sofrem com o vento.

Modelos de vôo livre são planadores (quer tenham motor ou não - elástico também é motor), porém não dispõem de controle; "penetração" para VL é irrelevante, o objetivo é sempre maximizar a taxa de planeio e consequentemente o tempo de vôo - a distância percorrida não tem importância e o desejável é que seja a menor possível, o que equivale a dizer que a velocidade (sempre em relação ao ar) deve ser a menor possível.

Perfis para VL devem ser escolhidos como para qualquer outra modalidade, mesmo para aeronaves reais, focado nos objetivos do vôo livre. Os perfis mais utilizados são os plano-convexos (dos quais o ótimo perfil do Omar faz parte), por uma questão de simplicidade na construção (o Clark Y não é totalmente plano convexo); modelos mais elaborados utilizam perfis que podem tornar a construção das asas mais complexa.

De qualquer forma, mesmo que "penetração" tenha sido considerada em modelos de VL, o Alexandre Cruz acabou de provar que a taxa de planeio é o que importa, vencendo novamente o campeonato argentino em 2009 e "mostrando o pau" em duas publicações - o que importa para VL é sustentação alta e arrasto pequeno, o resto é misticismo e informação equivocada.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Fernando Huppes
membro
Mensagens: 1169
Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:14 pm
Localização: Planaltina-DF

Mensagem por Fernando Huppes »

Muito obrigado a todos!! vou passar a usar o perfil do Asteroide!!
Ricardão, obrigado pelos esclarecimentos, foram de grande ajuda..
um abraço....
Avatar do usuário
Julio Kenji
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Sex Out 09, 2009 7:17 pm
Contato:

Mensagem por Julio Kenji »

[b:709de6b88c]Perfis Biconvexos (simétricas e assimétricas)[/b:709de6b88c]
A maioria é utilizada em aeroplanos de velocidade, porém, há muita pouca resistência e, consequentemente, às vezes pouca sustentação. Também é utilizado em aeromodelos de acrobacia, devido à sua alta mobilidade e desempenho em variadas condições de vento e ambiente.

[b:709de6b88c]Perfis Plano-Convexos[/b:709de6b88c]
São perfis alares diferentes, pois sua forma é feita para ter o CP (Centro de Pressões) avançado em relação ao eixo da asa, ao mesmo tempo que geram uma boa sustentação. É muito utilizado para aeroplanos de uma grande carga alar e Wakefields.

[b:709de6b88c]Perfis Côncavo-Convexos[/b:709de6b88c]
São perfis alares muito utilizados em aeroplanos de baixa velocidade ,tais como os Slowflyers, pois possuem elevada resistência ao ar e sustentação. Na grande maioria das vezes, não é recomendado para utilizar em mini-indoors de menos de 30cm, por causa de seu desempenho muito facilmente influenciado pelo vento. Fora também muito utilizado em Warbirds e cargueiros da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

[b:709de6b88c]Perfis de Dupla-Curvatura[/b:709de6b88c]
São perfis que no intradorso, possuem um perfil na frente, e um convexo no intradorso traseiro. Muito utilizados em Planks (asas voadoras), pois dispensam o uso de um estabilizador, devido à sua curvatura final.

Desculpe se eu errar em algo, mas o ponto de vista do qual aprendi foi este. abraços, espero ter ajudado.
Vou provar o meu valor! E realmente mostrar que os meus voos não são mentira!
Julio K O - Equipe E-letricos Models
Responder