Cloud Tramp - Construção em português

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Olá Celso,

parabéns pelo seu giro livre. O blasting tube (você não vai precisar para o CT) é um tubo usado dentro de modelos entelados durante o "enrolar" do elástico. Depois de enrolado, tira-se o tubo. Enfim, é usado apenas para proteger o modelo durante o enrolar do elástico.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

a flash eu compro na hobbydelivery de vinhedo pela internet. eu uso o tubo pequeno, porque sempre acaba estragando antes de terminar.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Alex,
Muito bacana o sistema, parabéns pelo descritivo e obrigado por compartilha-lo com a gente! :), senti falta desde o primeiro voo com o CT, pois o elástico solto altera muito o CG e o voo nunca se sabe como vai acabar. Fiz uns voos com 4 voltas no elástico também e esse problema da hélice nao girar durante o planeio prejudicava muito.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,

Vamos pro Campão sim , eu levo o P-30. Só vamos confirmar no dia anterior para ver se estarei disponível. Provavelmente sim. Vai ser ótimo!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Yamim, obrigado, tô só tentando fazer o que fizeram por mim sempre que precisei. Acho que é assim que fortaleceremos essa categoria no Brasil. Em breve tenho certeza que teremos uma grande comunidade compartilhando suas experiências e descobertas :^)

Omar, tô indo amanhã pra Sampa, devo estar liberado lá pras 4 ou 5 da tarde, dai corro direto pro campão. Se me liberarem antes, te dou um toque.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex, amanhã estarei livre e pronto para ir ao Campão a tarde.

Me liga amanhã pra gente acertar o horário e ver se o tempo vai estar legal.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Legal. A previsão não é das boas, mas tô confiante. Te ligo.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Apresentação e duvidas...

Mensagem por Steimacher »

Olá!

Meu nome é Alysson, sou professor de Física, e estou iniciando (iniciando mesmo...) no mundo do aeromodelismo. Estou fascinado, em particular, pelos modelos de voo livre. Diversão barata, de alto nível, e ainda posso aproveitar os modelinhos pra explicar conceitos de física básica em sala de aula. Será que vcs poderiam me tirar algumas duvidas? Estou querendo contruir meu primeiro modelo a elastico. O CT é o mais indicado para primeiro modelo? Vcs realmente usam 3 metros de elastico no motor? Alguem aí sabe se a casa aerobras vende por internet? Aqui em Maringá só há uma loja de aero e eles não vendem elasticos...
À quem puder me ajudar, obrigado pela paciência.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Steimacher,

Primeiro prabéns pela iniciativa de levar o aeromodelismo para dentro da sala de aula e segundo por escolher o vôo livre, que sem dúvida é aeromodelismo de altíssimo nível. Tanto que é praticado pelos engenheiros da Boeing e muitos outros envolvidos com a indústria aeronáutica e a aviação em geral.

Segue o site dos engenheiros e funcionários da Boeing e outros sites interessantes:

www.beams.ws
Site do Clube de vôo indoor da Boeing

www.thermalthumbers.com

www.FreedomFlightModels.com
Compra de elástico, hélices, condenser paper etc…

www.aeroaces.com

www.indoorduration.com/IndoorDuration

www.f1d.biz

www.smallflyingarts.com
Plantas e artigos

www.faimodelsupply.com
Compras

www.pennvalleyhobbycenter.com
(este é o ideal para compra de elástico, hélices e etc...)

www.luminet.net/~bkuhl/Dart.htm

www.TruTorqueRubber.com
Compra de elástico

http://indoorduration.com/HarlanBrochure.htm


Nos Estados Unidos existe a Science Olympiad: competição de vôo livre indoor de caráter nacional voltada para as escolas, visando o desenvolvimento de aptidões e de uma mentalidade cientifica, coisa que tanta falta faz ao nosso país.

Resumindo: o vôo livre está longe de ser um simples brinquedo. Pena que poucos aeromodelistas percebam isso no Brasil.

A escolha do Cloud Tramp é super adequadoa como modelo de iniciação.

O Alepacau está fazendo testes com o elástico da Aerobrás com bons resultados, mas o importado é superior. A hélice da Aerobrás de 7,5" funciona muito bem e é a que estamos usando em nossos modelos.

Liga para a Aerobrás, fale com o Fernando e veja como eles podem mandar o elástico e as hélices para você. (11)32550544

Qualquer dúvida é só perguntar.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Valeu Omar.

Em primeiro lugar, muito obrigado pelas respostas. Suas msgs em outros posts já me ajudaram muito. Fico honrado por ser vc o primeiro a me ajudar. Há tempos venho lendo o forum procurando me interar sobre VL. Sua disponibilidade em auxiliar os iniciantes é louvável. Parabéns. E quanto as duvidas, o que nao conseguir nos posts pode deixar que eu pergunto mesmo. Obrigado novamente.

_______________________
Alysson Steimacher
Adepto do VL para aliviar as tensões do doutorado... : )
Responder