Motoplanador Passer-X 1,8m - Montagem - Agora com FPV

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

Uma coisa estranha que aconteceu nos testes que fiz para checar a potência do conjunto motor/helice/bateria.
Usei um watt-meter Turnigy.

No teste com uma lipo 2S de 1800mAh ( a mesma em voltagem de estocagem 7,7V) deu 12A e 86W, superou minhas espectativas pois no DriveCalc tinha dado 70W com 2S.

Ae que vem o fato estranho, tenho uma Hyperion G3 3S de 1300mAh e testei com calma para não superar 25A, meu ESC é 25-30A.
Comecei devagar, cheguei a 20A e de repente deu uma derrapada, soltei o stick na hora, o motor parou, reacelerei para ver se ainda funcionava e tudo certo.
Porém quando fui checar o wattimetro me deparo com 56A de pico e 560W, a derrapada pareceu o Hotliner do Andre Quadrado, kkkk somente 5000W.

Alguém tem idéia do que houve, não quero ninguém metendo o pau dizendo que o ESC ja era ou blablabla ok, :)
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AugustoConde
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Mensagem por AugustoConde »

Serginho, vi pelas fotos que temos algumas paixões em comum. Também sou aeromodelista e pedalo mountain bike. Tenho a vários meses, tentado uma estratégia para levar o Aero na bike. O local onde vôo fica a uns 2km da minha casa e só chega bike, a pe ou 4x4. Vi alguns bike trailler em sites fora do brasil, mas não consegui arrumar uma solução aki no brasil. Vc tem alguma idéia ou já pensou no assunto?
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

Fala Augusto, percebeu a bike ao fundo hehe.

Sinceramente nunca parei para pensar nisso, mas agora você me deixou curioso, para levar minha Zagi deve ter um jeito, mas este planador é bem delicado e não me entra na cabeça alguma forma de transporta-lo na bike.

Terminei o planador hoje, pesou 670g, não precisou usar lastro.
Só estou esperando chegar meu Turnigy 9X para fazer o primeiro vôo, acredito que nesta semana ele chegue e quem sabe domingo tenho um tempo de voar.
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

Seguem fotos do planador pronto.

[img:54609d017f]http://img502.imageshack.us/img502/5666/13022011503.jpg[/img:54609d017f]


[img:54609d017f]http://img196.imageshack.us/img196/5000/13022011502.jpg[/img:54609d017f]


[img:54609d017f]http://img600.imageshack.us/img600/1295/15022011509.jpg[/img:54609d017f]


[img:54609d017f]http://img15.imageshack.us/img15/4021/13022011505.jpg[/img:54609d017f]
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Carrascal
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Mensagem por Carrascal »

Muito bonito o planador. Uma dúvida como você fez pra colar a vareta de f. de carbono?
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

Para colar a vareta eu usei o furo da extensão de servo, pincelei a cola epoxi por toda superfície da vareta e deixei secar com cada metade da asa na vertical.

O espaço era grande e coube com folga a extensão do mesmo jeito.
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Andre Quadrado
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Mensagem por Andre Quadrado »

Serginho,

Muito estranho esse seu relato da "derrapada" no motor, vc disse pra não meter o pau no seu ESC, mas não tem como, esses esc SS nunca me agradaram.
O que pode ter ocorrido é que o esc, por algum motivo, se perdeu no sincronismo dos pulsos pro motor e quase entrou em curto. Verifique novamente, faça outro teste, se possível mude a configuração do esc, mude o timming para low/medium/high.... faça testes!!!
BTW - gostei do planador, não é um hotliner, mas quem disse que avião termal não dá prazer em voar???? hehe

Abraços,
André
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

André eu ainda não vou arriscar testar novamente com uma 3S, estou aguardando chegar um ESC de 40A.

Já liguei bastante o motor em 2S e não ocorreu problema algum.
Foi você quem me recomendou este motor, agradeço pois o motor é excelente.
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Andre Quadrado
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Mensagem por Andre Quadrado »

Sim, esse motor é muito bom, para o tamanho do seu modelo ficou ótimo.
Acho que você acertou, uma bateria 3S e um ESC de 40amps é muito melhor para este setup, parabéns, aguardo um vídeo do voo....

Abraços,
André
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Roberto M Besser
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Mensagem por Roberto M Besser »

E aí Serginho, tudo bom?

Vou responder aqui e não no rcgroups, ok!

[quote:93419f8ad6]1- coloque os 2 servos deitados na parte de trás da fuselagem, para assim deixar a bateria no compartimento do canopy, então nem use o montante dos servos que vem ok.[/quote:93419f8ad6]

Pensei em fazer esse esquema mesmo, um cara no rcgroups até postou um esquema...

[quote:93419f8ad6]2- Reforce a parede de fogo, ela é muito frágil, laminei 4 camadas de fibra de vidro após o mesmo rachar e comer o spinner, tive que comprar um de alumínio.[/quote:93419f8ad6]

A parede corta-fogo do seu já veio colado na fuseca? No meu já veio colado... Mas vou fazer um reforço nela como você indicou.

[quote:93419f8ad6]3- Se possível cole varetas de carbono de 4mm sólidas no mesmo local que vai a extensão dos servos, para o modelo aguentar manobras, já dei puxadas nele a mais de 140km/h que o bixo até rangeu e nada de bater as asas.[/quote:93419f8ad6]

Então vc colou as asas?

Sobre o motor, vou usar o Eugler 2830 por causa do peso, são 26gr de diferença...

[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
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