Motoplanador Passer-X 1,8m - Montagem - Agora com FPV
- serginho_la
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Uma coisa estranha que aconteceu nos testes que fiz para checar a potência do conjunto motor/helice/bateria.
Usei um watt-meter Turnigy.
No teste com uma lipo 2S de 1800mAh ( a mesma em voltagem de estocagem 7,7V) deu 12A e 86W, superou minhas espectativas pois no DriveCalc tinha dado 70W com 2S.
Ae que vem o fato estranho, tenho uma Hyperion G3 3S de 1300mAh e testei com calma para não superar 25A, meu ESC é 25-30A.
Comecei devagar, cheguei a 20A e de repente deu uma derrapada, soltei o stick na hora, o motor parou, reacelerei para ver se ainda funcionava e tudo certo.
Porém quando fui checar o wattimetro me deparo com 56A de pico e 560W, a derrapada pareceu o Hotliner do Andre Quadrado, kkkk somente 5000W.
Alguém tem idéia do que houve, não quero ninguém metendo o pau dizendo que o ESC ja era ou blablabla ok, :)
Usei um watt-meter Turnigy.
No teste com uma lipo 2S de 1800mAh ( a mesma em voltagem de estocagem 7,7V) deu 12A e 86W, superou minhas espectativas pois no DriveCalc tinha dado 70W com 2S.
Ae que vem o fato estranho, tenho uma Hyperion G3 3S de 1300mAh e testei com calma para não superar 25A, meu ESC é 25-30A.
Comecei devagar, cheguei a 20A e de repente deu uma derrapada, soltei o stick na hora, o motor parou, reacelerei para ver se ainda funcionava e tudo certo.
Porém quando fui checar o wattimetro me deparo com 56A de pico e 560W, a derrapada pareceu o Hotliner do Andre Quadrado, kkkk somente 5000W.
Alguém tem idéia do que houve, não quero ninguém metendo o pau dizendo que o ESC ja era ou blablabla ok, :)
- AugustoConde
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Serginho, vi pelas fotos que temos algumas paixões em comum. Também sou aeromodelista e pedalo mountain bike. Tenho a vários meses, tentado uma estratégia para levar o Aero na bike. O local onde vôo fica a uns 2km da minha casa e só chega bike, a pe ou 4x4. Vi alguns bike trailler em sites fora do brasil, mas não consegui arrumar uma solução aki no brasil. Vc tem alguma idéia ou já pensou no assunto?
- serginho_la
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Fala Augusto, percebeu a bike ao fundo hehe.
Sinceramente nunca parei para pensar nisso, mas agora você me deixou curioso, para levar minha Zagi deve ter um jeito, mas este planador é bem delicado e não me entra na cabeça alguma forma de transporta-lo na bike.
Terminei o planador hoje, pesou 670g, não precisou usar lastro.
Só estou esperando chegar meu Turnigy 9X para fazer o primeiro vôo, acredito que nesta semana ele chegue e quem sabe domingo tenho um tempo de voar.
Sinceramente nunca parei para pensar nisso, mas agora você me deixou curioso, para levar minha Zagi deve ter um jeito, mas este planador é bem delicado e não me entra na cabeça alguma forma de transporta-lo na bike.
Terminei o planador hoje, pesou 670g, não precisou usar lastro.
Só estou esperando chegar meu Turnigy 9X para fazer o primeiro vôo, acredito que nesta semana ele chegue e quem sabe domingo tenho um tempo de voar.
- serginho_la
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Seguem fotos do planador pronto.
[img:54609d017f]http://img502.imageshack.us/img502/5666/13022011503.jpg[/img:54609d017f]
[img:54609d017f]http://img196.imageshack.us/img196/5000/13022011502.jpg[/img:54609d017f]
[img:54609d017f]http://img600.imageshack.us/img600/1295/15022011509.jpg[/img:54609d017f]
[img:54609d017f]http://img15.imageshack.us/img15/4021/13022011505.jpg[/img:54609d017f]
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- serginho_la
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- Andre Quadrado
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Serginho,
Muito estranho esse seu relato da "derrapada" no motor, vc disse pra não meter o pau no seu ESC, mas não tem como, esses esc SS nunca me agradaram.
O que pode ter ocorrido é que o esc, por algum motivo, se perdeu no sincronismo dos pulsos pro motor e quase entrou em curto. Verifique novamente, faça outro teste, se possível mude a configuração do esc, mude o timming para low/medium/high.... faça testes!!!
BTW - gostei do planador, não é um hotliner, mas quem disse que avião termal não dá prazer em voar???? hehe
Abraços,
André
Muito estranho esse seu relato da "derrapada" no motor, vc disse pra não meter o pau no seu ESC, mas não tem como, esses esc SS nunca me agradaram.
O que pode ter ocorrido é que o esc, por algum motivo, se perdeu no sincronismo dos pulsos pro motor e quase entrou em curto. Verifique novamente, faça outro teste, se possível mude a configuração do esc, mude o timming para low/medium/high.... faça testes!!!
BTW - gostei do planador, não é um hotliner, mas quem disse que avião termal não dá prazer em voar???? hehe
Abraços,
André
- serginho_la
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- Andre Quadrado
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- Roberto M Besser
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- Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
- Localização: São Paulo, SP
E aí Serginho, tudo bom?
Vou responder aqui e não no rcgroups, ok!
[quote:93419f8ad6]1- coloque os 2 servos deitados na parte de trás da fuselagem, para assim deixar a bateria no compartimento do canopy, então nem use o montante dos servos que vem ok.[/quote:93419f8ad6]
Pensei em fazer esse esquema mesmo, um cara no rcgroups até postou um esquema...
[quote:93419f8ad6]2- Reforce a parede de fogo, ela é muito frágil, laminei 4 camadas de fibra de vidro após o mesmo rachar e comer o spinner, tive que comprar um de alumínio.[/quote:93419f8ad6]
A parede corta-fogo do seu já veio colado na fuseca? No meu já veio colado... Mas vou fazer um reforço nela como você indicou.
[quote:93419f8ad6]3- Se possível cole varetas de carbono de 4mm sólidas no mesmo local que vai a extensão dos servos, para o modelo aguentar manobras, já dei puxadas nele a mais de 140km/h que o bixo até rangeu e nada de bater as asas.[/quote:93419f8ad6]
Então vc colou as asas?
Sobre o motor, vou usar o Eugler 2830 por causa do peso, são 26gr de diferença...
[]´s
Vou responder aqui e não no rcgroups, ok!
[quote:93419f8ad6]1- coloque os 2 servos deitados na parte de trás da fuselagem, para assim deixar a bateria no compartimento do canopy, então nem use o montante dos servos que vem ok.[/quote:93419f8ad6]
Pensei em fazer esse esquema mesmo, um cara no rcgroups até postou um esquema...
[quote:93419f8ad6]2- Reforce a parede de fogo, ela é muito frágil, laminei 4 camadas de fibra de vidro após o mesmo rachar e comer o spinner, tive que comprar um de alumínio.[/quote:93419f8ad6]
A parede corta-fogo do seu já veio colado na fuseca? No meu já veio colado... Mas vou fazer um reforço nela como você indicou.
[quote:93419f8ad6]3- Se possível cole varetas de carbono de 4mm sólidas no mesmo local que vai a extensão dos servos, para o modelo aguentar manobras, já dei puxadas nele a mais de 140km/h que o bixo até rangeu e nada de bater as asas.[/quote:93419f8ad6]
Então vc colou as asas?
Sobre o motor, vou usar o Eugler 2830 por causa do peso, são 26gr de diferença...
[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
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