Carnaval + chuva = projetinho novo! Agora c/ nome: Diadorim

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Carnaval + chuva = projetinho novo! Agora c/ nome: Diadorim

Mensagem por Carrascal »

Salve amigos do forum! Aqui em minha cidade fomos agraciados com 24 horas de chuva durante todo o carnaval. Com isso sobrou tempo pra pensar em um aero novo. Bom, depois de ver um tópico do Kemp sobre laminação com fibra resolvi tentar fazer um pod de fibra usando a técnica do lost foam. Esculpi o isopor pensando de ter depois opção de motorizá-lo ou voa-lo como planador puro. As medidas inicialmente serão de 1,40m de envergadura e 98cm de corpo. Usei o perfil RG15 1,8 - 11. Devo usar um boom de segmento de vara de pesca e pretendo fazer a cauda em V.
Acabei não registrando o passo a passo até agora, mas daqui pra frente vou postando a evolução. Foi uma pena minha fibra de vidro ter acabado, pois ainda será necessário umas duas camadas de reforço no meio do pod, que ficou mais mole. Os segmentos proximal e distal ficaram bem firmes. A asa também penso em laminar com fibra, mas mesmo assim coloquei uma vareta de reforço.
Como a coisa tá indo no olhômetro mesmo toda sugestão e crítica que aparecer é sempre bem vinda!
Grande abraço a todos!

Carrascal
Anexos
DSCN6833.JPG
DSCN6833.JPG (30.15 KiB) Exibido 10384 vezes
Uma disposição das proporções. Acho que vou reduzir o tamanho da empenagem.
Uma disposição das proporções. Acho que vou reduzir o tamanho da empenagem.
DSCN6834.JPG (30.65 KiB) Exibido 10384 vezes
DSCN6835.JPG
DSCN6835.JPG (22.61 KiB) Exibido 10384 vezes
A gambiarra do bico pra quando for voar sem motor é uma embalagem de desodorante roll-on
A gambiarra do bico pra quando for voar sem motor é uma embalagem de desodorante roll-on
DSCN6836.JPG (26.98 KiB) Exibido 10384 vezes
A idéia aqui seria deixar o motor por dentro do pod adaptando o spinner de fora pra dar um acabamento melhor
A idéia aqui seria deixar o motor por dentro do pod adaptando o spinner de fora pra dar um acabamento melhor
DSCN6837.JPG (25.96 KiB) Exibido 10384 vezes
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Mais um tapa. Reduzi um pouco o tamanho da empenagem e fibrei com um último pedaço de manta que eu tinha aqui. Como fiz a entelagem com a fibra acabei optando por um deprom de bandeijinha de pizza mesmo, por ser mais fino.
Anexos
Peça fibrada. Agora é esperar até amanhã
Peça fibrada. Agora é esperar até amanhã
DSCN6843.JPG (34.52 KiB) Exibido 10336 vezes
Fiz o molde com a angulação e colei dois pedaços de radiografias os quais encerei pra poder descolar a peça mais facilmente
Fiz o molde com a angulação e colei dois pedaços de radiografias os quais encerei pra poder descolar a peça mais facilmente
DSCN6841.JPG (34.93 KiB) Exibido 10336 vezes
Aqui o último pedacinho de fibra....
Aqui o último pedacinho de fibra....
DSCN6842.JPG (38.18 KiB) Exibido 10336 vezes
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Mas que maravilha Carrascal.

Aqui também choveu 8 dias seguidos, fiz um planador de 1,10m e uma asa Zagi de 90cm, ambos planadores sem motor.

Você vai fazer a empenagem em deprom mesmo?
Não peguei muita confiança, fiz aqui uma em V e outra em estilo DLG, ambas enteladas com fita de embalagem e vareta de fibra de carbono, e quando lanço forte na mão ou com high start ocorre flutter na cauda.

Sabe dizer qual a densidade dos tecidos que usou na laminação?

Abraço.

Obs: Postamos junto, agora está explicado, você fibrou a empenagem, então tranqüilo.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Valeu Serginho! Bom a empenagem acabou ficando no deprom mesmo. Estou com esperança de que fique firme com a fibra de vidro. Só ainda não sei como é a melhor forma de se colar o V no bom, hehehe, é a primeira cauda desse tipo que faço.
Eu usei uma fibra com densidade bem baixa, de 18g/m² comprada lá na HK. Usei recentemente esta fibra na asa de um pseudo-fox que fiz e estou reformando e ficou bem firme com uma camada só. De qualquer forma, pra reforçar o pod não demora deve chegar uma nova manta mais densa.
Grande abraço!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Show, eu particularmente não curto muito cauda em V, acho muito pouco efetivo os comandos, tá vou falar a verdade é um trauma de longo tempo, tive um planador 2canais que era cauda V para virar e motor para subir-descer, o coisa ruim, me deixou com trauma até hoje.

Mudando de assunto, estou arquitetando um planador DLG, primeiro vou fazer um de 1,2m, pensei em fibrar com tecido de 48g/m², e o pod vou de uma fibra de 120 ou 200g/m².
Ainda compro uma trama de kevlar da hobbyking um dia.

Para encaixar a cauda em V, particularmente a maioria já vem um boom no formato e angulação para colar a empenagem, mas como o fim do seu boom vai ser redondo não conheço algo leve para encaixar ( pensei em dois parafusos segurando a cauda e uma porca embaixo na vareta do boom).
juliano krieger
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Jan 09, 2011 6:06 pm
Localização: Brusque Santa catarina

sobre o DLG

Mensagem por juliano krieger »

estava pensando em fazer um DLG, mais nao tenho nem ideia de tamanho e asas !
sera q fazer as asas chapeadas seria ideial!
e revesti-las com fibra de vidro ?
estou acabando de fazer o SELIG tenho topico ali ! (selig primeira construção)
mas jah estou pensando em um dlg ! se tiver alguams dicas ai ! agradeço !
sobre o seu POD mt bom fico! pena nao ter fotos da construção dele já ia copiar rsrsr
abraços e e boa construção amigo! qq duvidas estou ai !
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Pois é Serginho, vamo vê no que dá. Nunca voei nenhum aero com cauda em V, mas tenho a impressão de que os comandos devam atuar de forma eficiente.
Opa, valeu Juliano. Pena eu não poder te ajudar no DLG pois nunca nem cheguei perto de um, hehehe.
Quanto ao POD não tem muito segredo. Você esculpe o modelo em isopor, entela com fita transparente pra resina não grudar no isopor e vai revestindo com manta de fibra de vidro. Depois de seco você dissolve o isopor com thinner ou gasolia (usei gasolina), retira a fita adesiva e fica pronto o pod. O meu tá rudimentar demais ainda, mas tenho acompanhado e aprendido com os tópicos do Kemp sobre laminação de asa e PODs em fibra (obrigado por compartilhar seus conhecimentos Kemp!). Dá uma conferida nesse tópico dele que acho que vai te esclarecer legal.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=103883&postdays=&postorder=asc&start=0
Abraços e parabens pelo SELIG. Acompanhei sua construção e ficou excelente!
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Bom, acabei instalando e testando o motor no pod pra ver se ia rodar sem problemas e até que ficou legal. Vou ter agora é que encomendar um spinner pois o que tenho aqui tá meio grande. Eu adquiri há pouco um Canary da HK que voa muito e confesso que fiquei encantado com o vôo do planador puro (nunca tinha voado um). Neste modelo também pretendo deixá-lo voando sobretudo como planador puro, mas como volta e meia o vento não colabora, o motorzinho vai ficar lá de prontidão... mas espero mesmo é que ele fique ali só pra ajudar no ajuste do CG na maioria dos vôos.
Anexos
Meio chato de instalar, mas a própria fibra já fica servindo de parede de fogo.
Meio chato de instalar, mas a própria fibra já fica servindo de parede de fogo.
DSCN6846.JPG (25.15 KiB) Exibido 10238 vezes
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Finalizei a laminação da empenagem. Até que ficou bem firme e bem leve. Uma boa coisa deste método é poder usar a própria fibra como dobradiça para os comandos.
Anexos
Preciso arranjar uma cera incolor pra usar como desmoldante...
Preciso arranjar uma cera incolor pra usar como desmoldante...
DSCN6849.JPG (19.46 KiB) Exibido 10133 vezes
DSCN6847.JPG
DSCN6847.JPG (20.73 KiB) Exibido 10133 vezes
DSCN6848.JPG
DSCN6848.JPG (24.93 KiB) Exibido 10133 vezes
juliano krieger
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Jan 09, 2011 6:06 pm
Localização: Brusque Santa catarina

tecnica

Mensagem por juliano krieger »

ola amigo de novo aki !
estava vendo e achei MUITO interressante esse esquema de fibrar o depron.
a aplicação dele ! tem a mesma resistencia que a balsa?, e o peso?
gostei uito e olhando jah tive algumas ideias para projetos futuros

boa construção ! amigo
Responder