Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:42b172ae38="Patetta-MG"]
Bom, se gostou no slider deixa quieto lá... assim como o Lambreta, eu gostei de usa-lo no stick do acelerador. Rapidão me habituei.
[/quote:42b172ae38]
Tenho que testar com o flap no stick, pois recursos como butterfly só existem se configurar o bicho como planador.

[quote:42b172ae38]
Espera lá... full flap? tipo 70%?
[/quote:42b172ae38]
O flap tava no máximo, só não sei dizer se era 70% hehehe

[quote:42b172ae38]
Isso não é térmica... vc estava dentro de um tornado... Hehehe...
[/quote:42b172ae38]
Bem que eu gostaria que fosse. O Phoenix subia devagaaaaaaaaaaaaaaar.

Em outro vôo que durou 53 minutos foi a mesma coisa (tava ficando meio longe), só que o tempo estava bem nublado.

[quote:42b172ae38]
quando se tem full flap, o efeito arrasto é muito grande e para se manter subindo nessa situação, a ascedência da térmica estava forte demais... correu sério risco de ficar sem ele. Quando for assim, aciona freio, cabra e joga o leme todo para um lado... ele vai deser em pirueta.
[/quote:42b172ae38]

Ouso retrucar, ó nobre professor. Ele plana muito devagar e quase não afunda quando coloco todo flap prá baixo. Como só voei com este planador, não saberia dizer se é característica dele ou não. De qualquer maneira, se voa devagar e afunda pouco a taxa de descida (é assim que se chama?) é baixa, não? Então deveria subir melhor na térmica. Ou tou viajando na maionese (prá variar hehehe)?

Novamente, são apenas conjecturas de um neófito, tá?

Abraços,
Rudolf
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:d00dceedb4="Lambreta"]
- speed: camber ligeiramente pra cima, 2mm. Reduz a curva da asa, certo? Logo, reduz o arrasto, aumentando a velocidade, mas perde sustentação. Usado quando se quer cruzar distancias longas com rapidez: ir de uma térmica a outra, por ex.
[/quote:d00dceedb4]
Uso desta forma às vezes.

[quote:d00dceedb4]
Quanto ao nó do freio no stick, com dois voos você já assimila e verá como é melhor, pois dá mais controle do modelo trabalhar no stick (óbvio).
[/quote:d00dceedb4]
Vou experimentar :)

[quote:d00dceedb4]
Lembre-se: configure flaperons!!! Flaps fazem os mesmos movimentos dos ailerons, porém com 50% de deflexão para rolagem.
[/quote:d00dceedb4]
Uia, mais uma prá coleção!!! Deve diminuir bem o arrasto nas curvas :)

[quote:d00dceedb4]
Baixar muito os flaps não é sinônimo de aumentar sustentação. Neste caso, ele reduz o pre-stol, permitindo pousar mais lento (com a mesma razão de descida).
[/quote:d00dceedb4]
Posso estar enganado, mas ME PARECE que ele afunda menos quando está com flap baixado. Na próxima vez que for prá pista vou fazer um teste comparativo, percorrendo a mesma distância com flap baixado e normal.

A velocidade é diferente, com certeza :)

[quote:d00dceedb4]
Dica mais importante: leia o post fixo Iniciando (conceitos e projetos básicos) e o arte do termal. Isso que falei está explicado lá também.
[/quote:d00dceedb4]

Vou reler o tópico (li ano passado) Tou precisando de teoria prá entender o que acontece na prática :)

[quote:d00dceedb4]
Uma brincadeira pra você: você quer voar o Phoenix como moto-planador ou como um avião de asas compridas? Se a opção é a segunda, não se aplica nada do que falei...
[/quote:d00dceedb4]
Só voou o Phonix como motor quando não consigo térmica de jeito nenhum. Então dou uma relaxada com motor girando quase parando. No mais do tempo o motor tá parado.

[quote:d00dceedb4]
E vê se melhora a decolagem: não adianta cabrar 60 graus e mandar o motor puxar! Ache o climb rate (razão de subida) ótimo para ele.. se inclinar demais, a asa não ajuda a subir, se inclinar de menos, ganhará velocidade horizontal, o que para planadores é algo menos importante que altitude (neste caso, [b:d00dceedb4][size=18:d00dceedb4]né MOISÉS???!!!!!![/size:d00dceedb4][/b:d00dceedb4]).
[/quote:d00dceedb4]
Costumo dar uns 70% de motor e fazendo o bicho subir como numa escada: voa horizontal, sobe um pouco num ângulo de 60graus (ou mais) e repito a operação quantas vezes forem necessárias. É impressionante o quanto sobe rápido.

Tá bom, tá bom... Já tou ouvindo um "Não é assim que se faz" hehehe

[quote:d00dceedb4]
Conte-nos o resultado.[/quote:d00dceedb4]

Xá comigo :)

Não estranhem se demorar um pouco, pois só consigo voar domingo a tarde. Nesse vai chover em Sorocaba e no outro devo estar em Itajubá-MG.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Sobre essa ideia de ir reto.. cabrar 60.. reto...

Discordo em todos os sentidos rsss :shock: :shock: :shock: :shock: Pense como planadorista :lol: :lol: :lol: :lol:

Pense em física... vetores... verá que o resultado final é o mesmo!!

SE...SEEEEEE... não ouvesse um detalhe: a distância percorrida nesse vai e vem é maior!

Ora pois... qual caminho mais curto para atravessar um tabuleiro de dama: diagonal ou no zig zag???

Então invente moda ehehhee.....ache a melhor rampa em que o modelo suba sem estolar e mantenha a proa!! Sempre de frente pro vento para aumentar a eficiência.

Se fizer com vento de cauda, incline um pouco menos para aumentar a velocidade horizontal e assim aumentar sua velocidade relativa ao vento.

E sobre o motor (70% ou 100%) isso interferirá na razão de subida: quanto mais motor, mais rápido sobe. Se já tiver uma térmica em vista, quando mais rápido chegar nela melhor.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

E outras duas coisas para configurar:

Coordenation: habilite somente no cruise e thermal. 25% tá bom (quanto foi colocado do seu Phoenix Moisés??)

Differential: idem... idem...
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

25%...

Mas não acho uma boa no cruise, principalmente pela questão do pouso... imagina... vem certo pro pouso e precisa somente aquela nivelada final... aciona aileron e o planador vira a cauda...

Bom... é a minha opinião.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

É... sim e não!

Se o radio tiver FM Landing, melhor coord e diff ficarem off.

Se não, melhor ligado: você ao faz curva somente no thermal!
Imagine você varrendo uma área caçando bolhas... vira pra cá... vira pra lá...
É o típico vôo cruzeiro. E fará curvas!!
Outra: sai da térmica pois estava alto o bastante.
Quero voar mas sem perder altitude. Cruise + coord!

Em planadores avançados o coord em thermal é até maior pois é entendido que não é todas as térmicas que se usa thermal. Se ela for fraca melhor voar no cruise.

Só pra constar: os caras high-end voam com 2 speeds e 2 thermal, e camber variável ainda. Algo como chupar cana, assoviar, andar de elevador e pular corda, tudo junto e ao mesmo tempo.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Então irei pensar nisso.

Estive lendo no manuel do 9303 e lá aponta para a possibilidade de 05 setups de FM...

Talvez seria melhor colocar um setup eclusivo para pouso (Land).
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:9375d6cf18="Lambreta"]Sobre essa ideia de ir reto.. cabrar 60.. reto...

Discordo em todos os sentidos rsss :shock: :shock: :shock: :shock:
[/quote:9375d6cf18]
Concordo com todos seus argumentos :)

Acho que é que nem decolar: Ou se decola como se fosse um avião real ou já cabra tudo assim que ganha velocidade. Um é bonito de ver e o outro ganha altura mais rápido. Tanto na decolagem como na subida do planador, a diferença é o motor muito mais potente quando comparado a um avião ou moto-planador real.

Da mesma maneira que decolo suave vou me reeducar para subir o planador de forma mais "real" :)

Ah, antes que me esqueça, obrigado a todos pelos ensinamentos :)

[quote:9375d6cf18]
E sobre o motor (70% ou 100%) isso interferirá na razão de subida: quanto mais motor, mais rápido sobe. [/quote:9375d6cf18]
Aí entra outra questão: Alguns colegas queimaram o motor original, provavelmente por sobre-aquecimento. Então prefiro poupá-lo.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:0d6fd7fbbe="Lambreta"]E outras duas coisas para configurar:

Coordenation: habilite somente no cruise e thermal. 25% tá bom (quanto foi colocado do seu Phoenix Moisés??)
[/quote:0d6fd7fbbe]
Pergunta de aprendiz de neófito treinee: Que trem é isso? Qual finalidade?

[quote:0d6fd7fbbe]
Differential: idem... idem...[/quote:0d6fd7fbbe]
Já está configurado (dica do Alemão). Evita que a cauda fique sambando hehehe
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Mas Rudolf... com 80%, a Climb rate já é bastante acentuada e colocando em 100% o ganho é ínfimo devido a hélice não ser de boa qualidade.

Se colocar uma hélice de carbono, até poderia ter um ganho, mas que não justifica o uso do motor em 100%.

Corrigindo uma info que eu disse atrás... no meu set-up o motor já está a 80%, o que é suficiente para subir e ainda ter que segurar no profundor levemente, picando, para que ele não queira subir na vertical e estolar. Prefiro subir oblíquo e constante e para isso, 80% do motor original basta.
Responder