Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

ahh... e o pouso né.

com flaps.. baixados quase 90 graus... profundor compensado.

quase para!

to falando... comprem! rss

boa semana a todos :)
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Lambretta,

E olha que a coisa melhora mais com um pouco de flap positivo nas térmicas e negativo nas tiradas...

Não tenho ainda telemetria para poder avaliar as velocidades e subidas, mas um dos aspectos que mais tem me encantado nesse planadorzinho é que ele é rápido!

Estou inclinado a comprar mais um e continuar com a cachaça...

Por falar em pesos, estou com baterias de 2.200 3S e não me incomodo muito com o peso, até porque sempre gostei de planadores mais pesados - sobe mais devagar nas térmicas, mas no meu entender rendem melhor no entre térmicas...

Claro - preciso experimentar algo mais leve nele...

Fabio Gilii
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:8e01f5fa30="Alemão"]Lambretta,

E olha que a coisa melhora mais com um pouco de flap positivo nas térmicas e negativo nas tiradas...

Não tenho ainda telemetria para poder avaliar as velocidades e subidas, mas um dos aspectos que mais tem me encantado nesse planadorzinho é que ele é rápido!

Estou inclinado a comprar mais um e continuar com a cachaça...

Por falar em pesos, estou com baterias de 2.200 3S e não me incomodo muito com o peso, até porque sempre gostei de planadores mais pesados - sobe mais devagar nas térmicas, mas no meu entender rendem melhor no entre térmicas...

Claro - preciso experimentar algo mais leve nele...

Fabio Gilii[/quote:8e01f5fa30]

pois é... e nem com camber estava.

Quanto ao peso, um planador mais pesado ele não rende mais em térmica, mas te dá mais controle pois fica mais estável. Isso nos "engana".

Quanto maior a carga alar, menor a razão de planeio. Por isso voar com planadores leves (DLGs por ex) com vento forte é tenso, pois não tem massa para manter a inércia por mais tempo. Dai vc pega uma térmica que deriva muito... ao mesmo tempo que sobe, desloca. Quando ele está alto, e lá na ponte que caiu.. vc tem que voltar com ele contra o vento. E agora???

Experimente uma lipo mais leve.. irá se surpreender como subirá mais.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Fabio, o kit de telemetria chegou, e uma das indicações é a velocidade. No momento está no Piper e pretendo em breve passar para o Phoenix. Assim que a gente voar junto verificamos as velocidades e as características de diversas baterias :)

Lambreta, você acha que ele voa legal com bateria 800mAh @ 2S?

Ah, quase perdi o Piper, sério! Coloquei o bicho MUITO no alto. Fui verificar os valores no display e... cadê o Piper??? Chemei o povo prá ajudar a achar, já suando frio. O acharam no outro lado. O vento o levou prá passear hehehe
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

vi no rcuniverse gente que pos 800 3S nele.

suficiente para duas esticadas até uns 100m.. de la pra cima, o santo ajuda ehhehe

nao lembro qual motor ele usou.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

[quote:c00f2c62b5="Lambreta"]
Quanto maior a carga alar, menor a razão de planeio....[/quote:c00f2c62b5]
Hmmmm - Fiquei confuso.

Se a carga alar é maior, isso não altera a razão de planeio - altera a velocidade, pois é preciso levar mais peso com uma mesma área alar, pois não?

Creio ainda que, quanto maior a carga alar, maior a velocidade de stall e maior o afundamento mínimo.

[quote:c00f2c62b5]Experimente uma lipo mais leve.. irá se surpreender como subirá mais.[/quote:c00f2c62b5]
Com certeza!
Tenho notado isso com um velho Electra que está mais leve que o original por causa da adoção de novos equipamentos (mais modernos) e menores, e com isso ele pode voar mais lentamente e sobe em qualquer bufa.

Fabio
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

[quote:644bf32992="Rudolf"]Fabio, o kit de telemetria chegou, e uma das indicações é a velocidade. ...[/quote:644bf32992]

OPA! - E o Vario? verificou se tem? como funciona?

Eu preciso encontrar o meu vario e te passar para voce ver se faz alguma coisa, ou pelo menos vê como é interessante.

Fabio Gilii
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:01d2b7ceb8="Alemão"][quote:01d2b7ceb8="Lambreta"]
Quanto maior a carga alar, menor a razão de planeio....[/quote:01d2b7ceb8]
Hmmmm - Fiquei confuso.

[b:01d2b7ceb8]Se a carga alar é maior, isso não altera a razão de planeio - altera a velocidade, pois é preciso levar mais peso com uma mesma área alar, pois não?

Creio ainda que, quanto maior a carga alar, maior a velocidade de stall e maior o afundamento mínimo.
[/b:01d2b7ceb8]
[quote:01d2b7ceb8]Experimente uma lipo mais leve.. irá se surpreender como subirá mais.[/quote:01d2b7ceb8]
Com certeza!
Tenho notado isso com um velho Electra que está mais leve que o original por causa da adoção de novos equipamentos (mais modernos) e menores, e com isso ele pode voar mais lentamente e sobe em qualquer bufa.

Fabio[/quote:01d2b7ceb8]
[img:01d2b7ceb8]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/78/Lift-force-pt.svg/350px-Lift-force-pt.svg.png[/img:01d2b7ceb8]

peso x lift (sustentação) são forças opostas. Quanto maior o peso, menor a razão entre eles. Ou seja, quando o lift cai e se aproxima do peso (beirando 1/1) o modelo entra em stall.

Se aumentar a velocidade, aumenta a sustenção, mas tem o limitante do perfil/projeto. E aumentando a velocidade, aumenta o arrasto (que aumenta a 2a potência, ou seja, se dobro minha velocidade, meu arrasto aumenta quatro vezes).

Voltando ao peso.. se aumentar, a razão de planeio cai. Se eu dobro o peso, o planeio cai pra metade..

O que é muito confundido é que quando aumento o peso do modelo (lastro por ex) ele 'voa mais". Na verdade ele fica mais esperto, pois consegue penetrar melhor (ie, vencer a inércia em baixa velocidade e manter a inercia em alta velocidade).

Qual o preço dessa esperteza? cai a razão de planeio.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:c5a7efc101]Creio ainda que, quanto maior a carga alar, maior a velocidade de stall e maior o afundamento mínimo. [/quote:c5a7efc101]

e sim, maior carga alar, maior o stall..

afundamento = razão de planeio, certo?

maior peso, velocidade de afundamento aumenta, razão de planeio cai.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:5ee97fdeac="Alemão"]
OPA! - E o Vario? verificou se tem? como funciona?
[/quote:5ee97fdeac]
Achei que o display mostraria a altitude / varição de altitude usando o GPS, mas só usa informações do variômetro (que estou pedindo agora).

De qualquer maneira, a indicação é no display, nada de som. Entre olhar o bichinho lá em cima e o display, fico com o primeiro. Na prática, prá que serve esse variômetro mesmo, já que não vou ficar olhando o display???

[quote:5ee97fdeac]
Eu preciso encontrar o meu vario e te passar para voce ver se faz alguma coisa, ou pelo menos vê como é interessante.
[/quote:5ee97fdeac]
Gostaria de conhecer o bichinho :)
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Responder